Diretor revela que Lotus vai treinar sem ‘bico-tomada’ no fim de semana do GP dos Estados Unidos

Pensando no carro de 2015, quando os chamados ‘bicos de Gonzo’ vão sumir da F1, a Lotus já vai testar uma solução diferente nos treinos livres no Circuito das Américas

Diretor-técnico da Lotus, Nick Chester confirmou que a equipe vai treinar, no fim de semana do GP dos Estados Unidos, sem o ‘bico-tomada’ que chamou a atenção quando foi apresentado no início da temporada 2014 da F1. A intenção é obter informações visando o desenvolvimento do carro do ano que vem, o E23, cujo projeto está em andamento.

Para o Circuito das Américas, a equipe de Enstone vai levar um aerofólio com bico de perfil baixo, como fizeram Mercedes e Ferrari neste ano. Para 2015, a FIA vai mudar o regulamento para forçar as equipes a removerem dos carros os chamados ‘bicos de Gonzo’.

Em ano de bicos esquisitos, o da Lotus foi um dos que mais chamou a atenção (Foto: Getty Images)

“Vamos testar um bico como aquele em Austin para juntar informações para o próximo ano, para fazer algumas avaliações aerodinâmicas e ver o que ele faz na pista em comparação ao que vemos no túnel de vento”, declarou o engenheiro britânico.

A equipe já vem pensando há alguns meses no projeto do E23 depois do fracasso que foi o E22. Até o momento, foram oito pontos marcados em 16 corridas — Romain Grosjean chegou em oitavo nos GPs da Espanha e de Mônaco, em maio.

“Sempre temos uma curva onde acabamos o desenvolvimento do atual carro e alavancamos o do novo. Provavelmente cruzamos essa linha um pouco mais cedo. Em junho, já estávamos trabalhando mais no carro de 2015. Embora tenhamos colocado algumas atualizações depois disso no carro atual, não colocamos de verdade. Paramos [o desenvolvimento] delas para que pudéssemos colocar tudo no carro do ano que vem”, completou Chester.

O GP dos Estados Unidos está marcado para o dia 2 de novembro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.