Diretor da Mercedes diz que mudanças no acerto do carro causaram problemas nos freios de Hamilton e Rosberg no Bahrein

Toto Wolff afirmou que uma alteração no acerto do W06 Hybrid, realizada ainda na sexta-feira com o objetivo de melhorar a gestão de pneus e neutralizar o maior potencial da Ferrari neste quesito, acabou por resultar em superaquecimento dos freios dos carros de Nico Rosberg, que perdeu o segundo lugar para Kimi Räikkönen, e também de Lewis Hamilton, vencedor em Sakhir

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Cada vez mais incomodada com a ascensão da Ferrari na temporada, a Mercedes procura se mexer para manter a supremacia na F1. Mas uma dessas mudanças quase tirou da escuderia alemã a vitória no GP do Bahrein. Nas voltas finais da corrida em Sakhir, realizada no último domingo (19), Nico Rosberg e Lewis Hamilton apresentaram problemas de superaquecimento no sistema de freios dos W06 Hybrid. Rosberg, que vinha em segundo, foi ultrapassado por Kimi Räikkönen, que só não passou Hamilton e deu mais uma vitória à Ferrari porque o britânico ainda tinha uma vantagem confortável para triunfar pela terceira vez em quatro corridas no ano. Toto Wolff, diretor da Mercedes, revelou que uma mudança no acerto dos carros, ainda na sexta-feira, resultou na falha nos freios dos seus pilotos na prova.

Nos treinos livres de sexta-feira, a Ferrari apresentou bom rendimento e se mostrou mais próxima do ritmo da Mercedes no Bahrein. Após o fim das atividades de pista, a equipe de Brackley trabalhou para realizar algumas mudanças no acerto do carro visando melhorar a gestão dos pneus macios e médios para sábado e domingo. Mas as alterações acabaram por acelerar o aquecimento dos freios, o que foi determinante para a queda de rendimento de Rosberg e Hamilton no fim da corrida em Sakhir.

Falha no sistema de freios tirou segundo lugar de Rosberg no GP do Bahrein (Foto: AP)

“Foram problemas no acerto. Sabíamos que as mudanças que fizemos no carro comprometeriam um pouco a temperatura dos freios, mas sabíamos o que estávamos fazendo. Mas aí tivemos uma corrida difícil. Fizemos muitas ultrapassagens, sobretudo com Nico. E, em seguida, os dois carros tiveram de se esforçar para ultrapassar alguns retardatários no fim da corrida”, comentou Wolff em entrevista coletiva logo após a prova em Sakhir.

“A falha no freio do carro de Nico não foi uma surpresa, vimos o quanto a temperatura estava alta. No carro de Lewis foi um pouco surpreendente, creio que isso deve ser associado ao fato de que ele ficou um pouco pressionado vendo Kimi chegar e tendo de abrir caminho e passar os retardatários”, disse o dirigente austríaco, em alerta e pronto para buscar uma nova solução, que desta vez não comprometa os freios.

“Nunca é apenas uma única solução, então tentamos resolver um problema que tivemos na sexta-feira com alguns outros ajustes e, entre eles, um estava ligado à capacidade de arrefecimento dos freios. Então, sabendo que isso nos causou o problema e quase nos fez perder a corrida, como perdemos o segundo lugar, provavelmente nós vamos analisar as coisas novamente e procurar fazer de forma diferente no futuro”, finalizou.

10+ GP DO BAHREIN

A corrida em Sakhir não chegou a ser espetacular como a edição de 2014, mas proporcionou momentos que ficarão na retina do fã de F1 pelo menos até o GP da Espanha

O azar sem fim de Button, o drama de Massa na largada, as três ultrapassagens de Rosberg em Vettel, Ricciardo fazendo fumaça e a disputa entre os Felipes brasileiros foram alguns dos destaques do GP do Bahrein, quarta etapa de 2015.

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