Dez dias após GP do Brasil, licitação para reforma dos boxes no autódromo de Interlagos é suspensa

O Conselho de Licitações de São Paulo suspendeu o processo para contratação de serviços para a segunda parte da reforma de Interlagos em 'sine die', ou seja, sem nova data para realização da licitação. Assim, segundo cancelamento em processos licitatórios de autódromo brasileiro acontece em uma semana

A lua-de-mel de São Paulo com Interlagos não durou muito. Dez dias após a realização do GP do Brasil no autódromo, que passara pela primeira fase da extensa reforma para modernização, a licitação para a fase da obra que compreende serviços de construção e requalificação dos novos boxes e um edifício de apoio junto da reta principal foi suspensa pelo Conselho de Licitação da cidade e comunicado pela SPObras, órgão de infraestrutura e obras da prefeitura.
 
De acordo com o documento oficial, a suspensão tem efeito 'sine die', uma expressão jurídica que indica a não existência de nova data para realização da licitação.

A SPObras foi contatada pelo GRANDE PRÊMIO para esclarecimentos e ainda não se manifestou. Da mesma forma, a organização do Brasil foi procurada. Tão logo haja explicações, a reportagem será completada.

Hamilton durante primeiro treino livre em Interlagos (Foto: Getty Images)

O pacote de melhorias incluía a reforma completa do prédio de boxes e a ampliação da área do paddock, além da construção de boxes auxiliares na parte externa da Curva do Sol a partir de janeiro de 2015. Para este ano, foi feito o recapeamento completo do traçado e adequações na entrada e na saída dos boxes e no pit-lane.

A extensa reforma exigida pela organização do Mundial de F1 em Interlagos só vai acontecer, segundo o prefeito de Sâo Paulo, Fernando Haddad, por causa da verba que a cidade recebeu do Ministério do Turismo por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As mudanças vão permitir a São Paulo “pelo menos uma década de tranquilidade” com relação à permanência da F1.

A consciência de que era preciso buscar uma forma de manter a F1 em Interlagos o fez ir atrás do Ministério do Turismo para pleitear a verba para a cidade. O investimento federal foi de R$ 160 milhões.  

No dia do GP do Brasil, Haddad havia dito que a expectativa era de que as obras estivessem findadas antes da prova da F1 de 2015. O WEC, que passa por Interlagos no próximo dia 29, já confirmou que as 6 Horas de São Paulo não serão disputadas no próximo ano exatamente por conta da reforma.

 
Não é a primeira notícia que se tem de uma suspensão de licitação em autódromo brasileiro. Há exatamente uma semana, o Diário Oficial do Distrito Federal informou que o processo para contratação de serviços para as obras na pista de Brasília havia sido adiada, colocando em dúvida a realização da etapa da Indy em março.
BOLÃO GRANDE PRÊMIO EUROBIKE
A DECISÃO DA F1 EM ABU DHABI

Participe do bolão da F1 GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: dê seus palpites para o GP de Abu Dhabi deste fim de semana que define o campeão da temporada 2014. 

Será que Lewis Hamilton vai jogar pelo resultado e ser segundo colocado para ficar com o bicampeonato? E Nico Rosberg, vai para o tudo ou nada, vence e dá uma ajudinha para fazer com que Felipe Massa e companhia tentem superar o rival?  

Não perca tempo e aposte já.

A 'TÁTICA VILLENEUVE'

Em meio à alegria da vitória e pela torcida que invadira a pista em Interlagos, Nico Rosberg não titubeou em chamar Felipe Massa de irmão camarada. Havia o interesse próprio: o resultado confirmava a necessidade de o alemão ter alguém que importune a vida de Lewis Hamilton para lhe tirar o segundo lugar em Abu Dhabi. Uma dobradinha como a do Brasil é o suficiente para que o inglês comemore seu segundo título.

Ironia da vida, Rosberg deve estar resmungando por a Mercedes ter feito um carro tão bom. A solução é ser o autor da situação que permita aos demais andar no ritmo de Hamilton. Que ele veja, então, o GP do Japão de 1997 e o que fez Jacques Villeneuve.

Leia a análise no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.