Depois de três acidentes em quatro corridas, Massa descarta mudar postura para espantar sequência ruim

Felipe Massa já se envolveu em seis acidentes nessa temporada e, exceto pela batida no primeiro treino livre para o GP da Inglaterra, não pode ser considerado claramente culpado por nenhum lance

icon_video O vídeo do acidente de Massa com Magnussen
As imagens do acidente de Massa com Magnussen 

A sequência de acontecimentos da temporada 2014 não está sendo nada boa para Felipe Massa, mas, crente de que não teve culpa no que ocorreu de errado desde o início do campeonato, o piloto da Williams refuta a ideia de mudar sua postura para fugir de acidentes e incidentes nas próximas provas.

Massa nunca foi um piloto conhecido por protagonizar acidentes, mas já se envolveu em seis neste ano: no GP da Austrália (largada), de Mônaco (classificação), do Canadá (fim da prova), da Inglaterra (primeiro treino livre e largada) e da Alemanha (novamente na primeira volta).

De todos esses, apenas no TL1 em Silverstone ele bateu sozinho, após exagerar na saída da curva Stowe e perder o controle do carro ao passar pela zebra externa. Nos demais, sempre colidiu com outro carro, porém, em nenhum deles foi considerado culpado pelos comissários — tampouco acredita ter sido culpado.

No episódio mais recente, que teve Kevin Magnussen como antagonista neste domingo (20), em Hockenheim, Massa não quis dividir a primeira curva por fora com o companheiro de Williams, Valtteri Bottas. Levantou o pé para contorná-la na terceira posição, atrás do carro #77. Acontece que lá estava a McLaren de Magnussen. Os dois se tocaram e o brasileiro, em decorrência do contato, capotou.

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As imagens do domingo da F1 em Hockenheim
Magnussen atinge Massa na largada do GP da Alemanha (Foto: Getty Images)

Massa não quis apontar o dedo para Magnussen e afirmar que o dinamarquês foi o responsável, mas disse que o adversário era o único que sabia da presença do outro. Kevin lamentou o lance e suas consequências para o desempenho da McLaren na Alemanha e explicou que ficou sem saída, sem ter para onde ir. Ele terminaria a prova em nono. A FIA colocou o acidente sob investigação e decidiu não aplicar nenhuma sanção aos pilotos.

O quarto abandono do campeonato — e o segundo consecutivo — deixou Massa estacionado com 30 pontos na décima posição do Mundial de Pilotos e a distantes 61 de Bottas na batalha interna do time de Grove.

Contudo, perguntado a respeito de como se comportará nas próximas corridas, negou que pense em mudar sua abordagem. “De jeito nenhum. A hora que eu começar a ver as corridas diferentes por causa disso, eu vou fazer outra coisa”, afirmou. “É difícil achar uma resposta para o que aconteceu”, falou, questionado se considera essa sequência ruim azar ou acaso.

O engenheiro-chefe Rob Smedley concordou com seu piloto sem pestanejar. “Não vamos mudar em nada a nossa visão das corridas, o nosso planejamento daqui para a frente por causa disso. Não tem sentido. É como falei… É uma falta de sorte, realmente”, reforçou o britânico.

Sequências ruins de Massa ao longo da carreira na F1

2009  

O começo de ano de Massa em 2009 foi bem fraco, nem tanto por culpa dele, mas, sim, do trabalho ruim da Ferrari no desenvolvimento da F60. O carro chegou ao GP da Austrália bem abaixo das expectativas e, de quebra, com uma confiabilidade que não era das melhores. O piloto abandonou em Melbourne com a suspensão quebrada, ficou fora dos pontos no GP da Malásia, sofreu com problemas elétricos no GP da China e foi somente 14º no Bahrein, onde vencera no ano anterior. A fase só foi melhorar a partir do GP da Espanha, quando Massa enfim conseguiu apresentar um bom desempenho bom e uma crescente que culminou no pódio no GP da Alemanha, uma prova antes do acidente do GP da Hungria. Após GP da Alemanha (nona etapa): 5º, 22 pontos

2012  

Novamente, Massa sofreu com um carro ruim, mas o problema é que o desempenho estava realmente muito fraco enquanto Fernando Alonso era capaz de vencer corridas e liderar o equilibrado campeonato. O grande problema é que Massa simplesmente não demonstrava velocidade. Nas dez primeiras provas, foi ao Q3 em apenas três e somou míseros 23 pontos, 131 a menos que Alonso. Deu sinais de melhora só no GP da Inglaterra, a nona etapa, mas voltou a se apresentar bem somente três corridas mais tarde, na Bélgica. Após GP da Alemanha (décima etapa): 14º, 23 pontos

2013  

Massa fez bom início de campeonato em 2013, mostrando-se rápido e capaz de pontuar, mas uma mistura de erros e azares a partir do GP do Bahrein resultou em uma enorme inconstância. Em Sakhir, teve dois pneus estourados. Depois, foi ao pódio na Espanha antes de entrar novamente em uma espiral descendente: bateu duas vezes no GP de Mônaco (uma delas pela quebra da suspensão), acidentou-se na classificação no Canadá, teve um pneu estourado em Silverstone quando estava nas primeiras posições e rodou sozinho e abandonou em Nürburgring. Pontuaria em nove das últimas dez corridas, mas não com um desempenho que chegasse a ser vistoso. Após GP da Hungria (décima etapa): 7º, 61 pontos

2014  

Não há como não notar que, em termos de velocidade e potencial para bons resultados, o Massa que estreou pela Williams em 2014 é bem melhor do que aquele dos últimos anos na Ferrari. Porém, a sorte definitivamente não anda ao seu lado neste ano: seus resultados tem sido constantemente prejudicados por fatores que fogem ao seu controle ou, como no caso do GP da Alemanha, um acidente de corrida. Antes, foi inocentemente acertado pela Caterham sem freios de Kamui Kobayashi na largada em Melbourne e pela de Marcus Ericsson na classificação em Mônaco, em uma controversa manobra de Sergio Pérez no Canadá, e encontrou pelo caminho a destruída Ferrari de Kimi Räikkönen no Reino Unido. Também jogaram contra pit-stops lentos na Malásia e na China (este, desastroso) e um safety-car que arruinou a estratégia de três paradas da Williams no Bahrein. Nesse meio tempo, quebrou um longo jejum ao marcar a pole-position para o GP da Áustria. Após GP da Alemanha (décima etapa): 10º, 30 pontos

Sem se deixar abalar, Massa confia que fase ruim "vai virar"

 A interminável sequência de infortúnios que Felipe Massa atravessa em 2014 não o preocupa a ponto de temer que a Williams volte suas atenções ao companheiro Valtteri Bottas, que neste domingo (20) foi ao pódio pela terceira vez consecutiva no campeonato após conquistar o segundo lugar no GP da Alemanha. O piloto de 33 anos ressaltou que a equipe conhece seu valor e sabe que a série de contratempos é algo que está fora de seu controle.


“Não estou preocupado com o meu trabalho, com o meu ritmo. Se eu estivesse lento, devagar, sem conseguir chegar nos pontos por culpa minha, por não conseguir o carro — isso é uma diferença muito maior do que um problema como esse, de uma falta de sorte, um carro que me tirou da corrida e não foi nem culpa minha”, declarou.


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GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

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