Delegado-técnico da FIA confirma que todas as equipes retiraram suspensão interligada dos carros em Hockenheim

Ninguém vai arriscar ser protestado por outras equipes: nenhum dos 11 carros vai utilizar a suspensão interligada no GP da Alemanha deste fim de semana

A verificação técnica realizada pela FIA na tarde desta quinta-feira (17) em Hockenheim constatou que nenhuma das 11 equipes que disputam o Mundial de F1 contam com o sistema de suspensão interligada para a disputa do GP da Alemanha deste fim de semana.

“Posso confirmar que nenhum carro conta com suspensão dianteira e traseira interligadas de qualquer tipo”, escreveu o delegado-técnico Jo Bauer no relatório oficial da FIA.

Esses sistemas vem sendo utilizados pelas equipes há pelo menos dois anos, mas foram declarados ilegais pela FIA a partir do GP da Alemanha, décima etapa do campeonato de 2014, após o envio de um memorando do diretor de provas Charlie Whiting para os times.

Ninguém vai usar suspensão interligada no GP da Alemanha (Foto: Getty Images)

Whiting alertou as escuderias de que, conforme o regulamento técnico, nenhuma parte do carro que exerce influência sobre a aerodinâmica pode ser móvel. O britânico se mostrou inclinado a permitir que o banimento passasse a valer só em 2015, mas, para isso, deveria acontecer uma votação unânime entre os times, o que não aconteceu.

Caso algum time decidisse manter a suspensão interligada nos carros para a prova de Hockenheim, as demais equipes poderiam protestar e cobrar da FIA uma punição.

Os treinos livres para o GP da Alemanha começam nesta sexta-feira às 5h (de Brasília), com acompanhamento AO VIVO e em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.


Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.