De volta à Renault, Abiteboul oficializa Red Bull como equipe de fábrica da montadora francesa na F1

Cyril Abiteboul afirmou que a Renault errou ao tentar dar tratamento igual para quatro equipes diferente e pretende corrigir essa falha na próxima temporada

A Renault decidiu declarar de vez a Red Bull como sua equipe de fábrica na F1. Desde 2009, o time baseado em Milton Keynes já é o principal dentre os clientes da fabricante francesa de motores, mas agora a marca acredita que é preciso oficializar o suporte para conseguir se recuperar do péssimo início de trabalho na era dos propulsores V6 turbo.

Durante a preparação para o começo da atual era da F1, a Renault tentou oferecer condições de igualdade a suas quatro clientes — Red Bull, Lotus, Toro Rosso e Caterham. De volta para trabalhar em Viry-Chatillon após a venda da Caterham, Cyril Abiteboul, ex-chefe do time de Leafield, acredita que essa opção foi um erro.

“A Renault tentou tratar todos os quatro clientes igualmente. Da perspectiva da Caterham, onde eu trabalhei até um ano atrás, era legal. Mas para a Red Bull era contraproducente”, avaliou o gaulês em entrevista à ‘Auto Motor und Sport’.

Red Bull passou a ser equipe oficial de fábrica da Renault, segundo Cyril Abiteboul (Foto: Getty Images)

Diante disso, Abiteboul descartou que a Red Bull esteja interessada em assumir um papel mais ativo no desenvolvimento das unidades de força — tampouco construir um motor próprio.

“A Red Bull é uma construtora de chassis e é nisso que eles querem focar. Desenvolver um motor é uma tarefa muito mais complexa para ser estabelecida rapidamente. Mas é verdade que haverá uma integração maior entre Red Bull e Renault”, esclareceu.

Todo o planejamento para tentar fazer o V6 turbo da Renault ficar melhor deve ser definido, no mais tardar, até o fim de outubro, de acordo com Abiteboul.

Em 2014, a Renault ganhou três corridas com Daniel Ricciardo, mas tem apenas dois pilotos figurando entre os dez melhores do campeonato — o australiano e seu companheiro na Red Bull, Sebastian Vettel.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.