Contrato de Alonso com McLaren-Honda é “maior da história da F1” em valores, assegura jornal espanhol

O espanhol, que não consegue um título desde 2006, conseguiu um acordo “multianual” com a equipe inglesa. O salário deve passar da gigantesca marca de R$ 100 milhões por ano.

Quando um dos maiores pilotos em atividade na F1 decide sair de uma das equipes mais tradicionais, podemos esperar que cifras altíssimas estarão envolvidas na negociação. É o que acontece com Fernando Alonso, prestes a abandonar a Ferrari para se aventurar na McLaren. Seu acordo com a equipe inglesa é tido como "um dos maiores da história da F1”, segundo o jornal espanhol AS.
 
Prestes a ser anunciado, o contrato entre Alonso e McLaren deve ser “multianual”: dois anos com a opção de renovar para um terceiro. O salário deve ser de aproximadamente £ 25 milhões (equivalente a R$ 101 milhões) – maior que o pago pela Ferrari.
 
O acordo não era o que Alonso desejava. O espanhol teria pensado em um contrato de apenas um ano para negociar com a Mercedes em 2016. A McLaren, todavia, recusou.
Fernando Alonso atende fã em Interlagos (Foto: Silvia Izquierdo/AP)
A contratação representa os esforços da McLaren, junto à Honda, de voltar às vitórias. A escuderia de Ron Dennis não vence uma corrida desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button. O último pódio foi no GP da Austrália desse ano.
 
Alonso deve se transformar no grande nome do retorno da Honda à F1. É a segunda passagem pela equipe, após um conturbado ano em 2007. Fala-se que o espanhol formará dupla com Kevin Magnussen, enquanto Jenson Button será demitido. Como o salário da nova estrela será muito alto, a escolha pelo barato e jovem danês para compor dupla representa uma economia em Woking.
 
Na Ferrari, se espera que Sebastian Vettel substitua Alonso e forme dupla com Kimi Räikkönen.
 
Alonso, aos 33 anos, passa por uma fase crucial da carreira. Não vence corridas desde o GP da Espanha de 2013, nem conquista títulos desde 2006. Nesses últimos oito anos, apenas três vice-campeonatos.
 
Em outubro, o GRANDE PRÊMIO, por meio do jornalista Américo Teixeira Jr., cravou em outubro o acordo entre Alonso e McLaren, fruto da rescisão do contrato com a Ferrari.

#GALERIA(5140,85155)

FUTUROS RIVAIS, MAS SEMPRE AMIGOS

Em entrevista aos jornalistas em Interlagos, incluindo o GRANDE PRÊMIO, Christian Horner disse que entendeu decisão de Vettel e que a hora é agora para mudar. “Acho que é a hora certa para Seb e a equipe. Mas eu entendi, não fiquei exatamente triste. A Ferrari fez uma grande proposta. E é o momento certo para a sua carreira", disse Horner. Leia a reportagem no GRANDE PRÊMIO.

Após ano 'bem complicado com F-E', Senna vê plano com endurance e como comentarista
O CARA

Daniel Ricciardo brincou com a chegada de Daniil Kvyat à Red Bull e disse que espera que o russo não seja tão bom como ele, mas pregou que é necessário trabalhar em conjunto para alcançar a Mercedes. "Eu estou pronto para ser o “cara velho" do time. Sinto que o que eu aprendi neste ano e nos últimos anos na F1 vai ajudar. Não acho que Daniil vai ter dificuldades, acho que vai se adaptar rapidamente. Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.