Consultor da Red Bull puxa orelha e diz que pediu para Vettel parar de reclamar do carro e das novas regras da F1

Consultor da Red Bull, Helmut Marko revelou que precisou puxar a orelha de Sebastian Vettel neste ano. O austríaco de 71 anos disse ao tetracampeão para parar de reclamar do carro e se adaptar à nova condição na F1

Vivendo uma temporada cheia de problemas e de poucos resultados expressivos, Sebastian Vettel ainda levou um leve puxão de orelhas da Red Bull. E o responsável foi Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, que disse ao tetracampeão depois do GP da China, realizado em abril, para se adaptar à nova condição e parar de reclamar do carro e do regulamento de 2014 da F1.

"Eu disse a ele: 'Há mais 50 engenheiros que trabalham com este motor e eles não podem resolver esse problema agora'", revelou Marko à BBC Sport. "Você é um piloto de ponta, é com você agora. Você terá de resolver isso", completou.

Sebastian Vettel conversa com Helmut Marko, que pediu ao alemão para parar de reclamar do carro (Foto: Getty Images)

O austríaco de 71 anos ainda reiterou que Vettel estava bastante descontente com o novo regulamento e, principalmente, com a adoção do motor turbo. "Sebastian estava reclamando de ter um carro tão ruim também", falou. "Na verdade, ele quer tudo absolutamente correto", acrescentou.

"O principal problema dele estava na redução das marchas, porque deixava a traseira do carro instável. Além disso, ele acha que o caminho tomado pela F1 não é correto. E, com todos esses problemas, talvez ele não estivesse totalmente comprometido como deveria, mas isso mudou. Já na Espanha, vimos outro cara, vimos uma abordagem totalmente diferente", acrescentou.

Além de todos os contratempos, o alemão ainda vem enfrentando em 2014 a dura concorrência com o companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, que, inclusive, estava em posição melhor na pista no Canadá, na corrida disputada no último fim de semana, e pôde aproveitar o problema com Nico Rosberg, da Mercedes, para vencer pela primeira vez na F1. E ainda conquistar o primeiro triunfo da Red Bull na temporada.

Falando sobre o australiano, Marko reconheceu que nem Vettel e nem a equipe esperavam ver Ricciardo tão forte. "Como todos nós, Seb também ficou surpreso", declarou. Ainda na longa entrevista, o ex-piloto fez outra revelação interessante. Helmut disse que a esquadra austríaca considerou seriamente contratar Lewis Hamilton para a temporada 2013. Mas a decisão contrária se deu porque a cúpula do time preferiu evitar um "choque de egos".

"Nós estávamos pensando nisso, mas depois vimos que não poderia dar certo. Para ser bem-sucedido, você precisa da quantidade certa de harmonia", explicou o dirigente, acrescentando que o melhor era mesmo promover alguém do programa de jovens pilotos, e não um "piloto de fora".

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.