Consultor alerta e diz que “paradoxalmente” dupla da Toro Rosso faz trabalho melhor que titulares da Red Bull

Helmut Marko, o influente consultor da Red Bull, deu um ultimato aos dois titulares da equipe austríaca e alerta para o melhor desempenho dos pilotos estreantes da Toro Rosso na temporada 2015

Consultor da Red Bull, Helmut Marko fez um severo alerta aos titulares da equipe tetracampeã, Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat, quanto ao desempenho "muito melhor" dos pilotos da Toro Rosso, a equipe B dos energéticos.

Em declaração ao jornal austríaco 'Kleine Zeitung', o influente Marko, que é conhecido por tratar os jovens de forma exigente e rigida, afirmou que tanto Ricciardo quanto Kvyat deveriam "ficar de olho no que acontece na escuderia irmã".

"Paradoxalmente, os menos experientes estão fazendo um trabalho muito melhor", afirmou Helmut.

Os estreantes da Toro Rosso, Carlos SainzJr. e Max Verstappen, ganharam elogios de Helmut Marko, o consultor da Red Bull na F1  (Foto: Getty Images)

Mesmo diante dos sérios problemas que a Red Bull enfrenta com os motores Renault em 2015 e da grande queda de desempenho com relação à temporada passada, o ex-piloto entende que, ainda assim, os resultados deveriam ser melhores.

Ricciardo pontuou em todas as corridas até o momento e ocupa a sétima posição no Mundial de Pilotos, com 25 pontos, 86 a menos que o líder Lewis Hamilton. Já o russo Kvyat aparece em 15º, com apenas cinco pontos, e muito atrás da dupla da Toro Rosso. Carlos Sainz Jr. é o décimo da tabela, uma posição melhor que o companheiro Max Verstappen.

No GP da Espanha, disputado no último domingo, Sainz e Verstappen largaram à frente dos titulares da Red Bull. Os ainda protagonizaram uma luta final na última volta, com vantagem para o jovem espanhol, que cruzou a linha de chegada em nono.

"Os dois estão fazendo um trabalho extraordinário", disse Marko sobre os dois estreantes da Toro Rosso. "Eu lutei muito por Sainz. Ele não tinha muitos amigos aqui e nem apoiadores, mas eu gosto de fazer esse tipo de coisa", completou.

A VITÓRIA E A REAÇÃO?

Mesmo insistindo que não mudaria sua preparação e abordagem para a fase europeia, depois de um início de temporada bem abaixo do esperado em 2015, Nico Rosberg soube tirar bom proveito de um fim de semana pouco inspirado e cheio de problemas do líder Lewis Hamilton. E o alemão, como bem admitiu ainda em função da pole no sábado, precisava do triunfo, pelo campeonato e para si mesmo. E foi o que fez neste domingo, como resultado de um fim de semana de amplo domínio

CHATO, CHATO…

Sejamos sinceros: o GP da Espanha deste domingo não foi lá a corrida mais divertida do mundo. Não passou sequer perto disso. Teve uma boa disputa entre Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr. no final, mas nem entou na tela. Fora isso, o mais interessante foi a mudança de estratégia da Mercedes para que Lewis Hamilton passasse Sebastian Vettel e ficasse em segundo. 

No mais, a etapa catalã do calendário teve mesmo boas doses de zoeiras. Galvão Bueno estava insatisfeito com a FOM, Pastor Maldonado deu 'olá' a seu azar, Romain Grosjean atropelou um de seus mecânicos. Tanto que fizemos uma lista
AZAR INFINITO?

A fase de Fernando Alonso não é boa há muito tempo, e há muito se discute o quanto tem sido azarado. O espanhol teve de abandonar o GP da Espanha, vencido por Nico Rosberg, com problemas nos freios depois de viver um momento de fortes emoções nos boxes com a McLaren. Na hora de fazer seu segundo pit-stop da corrida, o espanhol não conseguiu parar o carro e por pouco não atropelou os mecânicos da equipe inglesa

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.