Conselheiro da Red Bull critica excesso de rigor nas punições após GP do México e pede: “Deixem os pilotos pilotarem”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, resolveu soltar o verbo e criticou o fato de as disputas dentro das pistas serem punidas com tanto rigor. “Do que estamos falando agora? Penalidades, protestos e apelos com duas semanas de atraso”

Toda a confusão envolvendo Ferrari e Red Bull dentro e fora das pista na última corrida no México, mexeu com Helmut Marko, consultor da Red Bull. Primeiro os comissários puniram Max Verstappen por não ter devolvido a posição a Sebastian Vettel na pista.

Depois, foi a vez do ferrarista ser punido pela briga de posição com Daniel Ricciardo, perdendo o seu lugar no pódio. A Ferrari disse que acataria a decisão majoritária, mas depois decidiu pedir revisão do caso junto à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que negou o pedido. Não satisfeita, a scuderia italiana informou que vai apelar da decisão.

Helmut Marko (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Na visão de Marko, o rigor excessivo das regras vigentes pode ser um fator limitante para as disputas nas pistas e tem prejudicado o esporte. E, além disso, mudam resultados da prova fora das pistas, o que não é muito agradável. “As últimas quatro voltas da corrida no México foram as melhores em toda a temporada. Mas do que estamos falando agora? Penalidades, protestos e apelos com duas semanas de atraso. Deixem os pilotos pilotarem”, falou o conselheiro da Red Bull.
 
Fala-se no paddock de Interlagos que na próxima reunião do Grupo Estratégico Bernie Ecclestone e representantes de várias equipes vão pedir à FIA que simplifique de forma drástica as regras atuais.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.