Confira estratégia de pneus utilizada por cada piloto durante GP do Japão deste domingo
A estratégia de dois pit-stops escolhida por Sebastian Vettel acabou sendo decisiva para a conquista do GP do Japão neste domingo (13). A Pirelli levou para Suzuka a combinação de compostos médios e duros
A estratégia de pneus foi decisiva para a vitória de Sebastian Vettel neste domingo (13) em Suzuka. O tricampeão optou por uma tática de apenas duas paradas, contra três do colega Mark Webber, que chegou em segundo. Romain Grosjean, também com dois pit-stops, mas em intervalos diferentes de Seb, foi o terceiro.
Com exceção de Daniel Ricciardo e Charles Pic – que largaram na parte intermediária e do fundo do grid, respectivamente -, todo o restante dos pilotos optou por iniciar a prova com os pneus médios, indicados pela cor branca. Grosjean foi quem pulou na frente logo no começou e travou uma dura batalha contra os dois carros da Red Bull durante toda a prova nipônica.
Em segundo, Webber foi o primeiro a parar entre os ponteiros, na volta 11. O australiano voltou à pista calçado com os compostos duros, de cor vermelha. O objetivo da tática era devolver Mark à frente de Romain, mas não foi o que a prova mostrou. Grosjean conseguiu, também em sua parada, retornar na dianteira. Já Vettel decidiu parar apenas no 14° giro, retomando os trabalhos ainda em terceiro.
Relacionadas
A janela de paradas foi grande, desta vez, e o último a visitar os boxes nesta primeira rodada foi Ricciardo, que buscou os pneus duros novamente na 21ª volta, depois de ter figurado em quarto na corrida. Quatro giros mais tarde, Webber foi chamado pela Red Bull aos boxes. Colocou novamente os pneus duros, para tentar de novo dar o bote.
E a estratégia deu certo. Mark conseguiu permanecer à frente do francês da Lotus, que pararia na 29ª passagem. Romain voltou atrás de Vettel, que retardou ao máximo a sua parada. Sebastian foi aos pits somente no 37° giro, quando restavam 16 voltas para o fim.
O germânico voltou em terceiro, foi capaz de superar Grosjean rapidamente e aí fico apenas a espera da parada de Webber, que aconteceu na parte final do GP, a 11 voltas da bandeirada. Após a terceira e última parada, andando com pneus médios, Mark encontrou dificuldades para ultrapassar Romain, arrancando o segundo apenas na penúltima passagem. Portanto, Vettel acabou comprovando a melhor escolha da equipe austríaca.
De fato, como esperado pela Pirelli, a maioria optou por duas paradas, sendo que a estratégia de médio, médio e duro foi a tática sugerida pela fabricante, mas pouco usada pelos pilotos e equipes. O tricampeão, por exemplo, foi de médio, duro e duro.
Na lista dos que permaneceram mais tempo com um mesmo pneu, Charles Pic foi o recordista com compostos médios, ao percorrer 18 voltas. Já Paul di Resta conseguiu guiar com pneus duros por 27 giros.
Confira a estratégia de cada piloto em Suzuka:
Largada | ||||||||||
1 | Sebastian VETTEL | 14 | 37 | |||||||
2 | Mark WEBBER | 11 | 25 | 42 | ||||||
3 | Romain GROSJEAN | 12 | 29 | |||||||
4 | Fernando ALONSO | 13 | 30 | |||||||
5 | Kimi RÄIKKÖNEN | 11 | 31 | |||||||
6 | Nico HÜLKENBERG | 10 | 29 | |||||||
7 | Esteban GUTIÉRREZ | 9 | 30 | |||||||
8 | Nico ROSBERG | 12 | DT | 16 | 24 | 39 | ||||
9 | Jenson BUTTON | 8 | 23 | 40 | ||||||
10 | Felipe MASSA | 11 | 28 | DT | 34 | |||||
11 | Paul DI RESTA | 10 | 26 | |||||||
12 | Jean-Éric VERGNE | 7 | 21 | 38 | ||||||
13 | Daniel RICCIARDO | 21 | DT | 32 | 44 | |||||
14 | Adrian SUTIL | 8 | 27 | |||||||
15 | Sergio PÉREZ | 12 | 30 | 42 | ||||||
16 | Pastor MALDONADO | 9 | 28 | |||||||
17 | Valtteri BOTTAS | 8 | 27 | |||||||
18 | Charles PIC | DT | 1 | 17 | 35 | |||||
19 | Max CHILTON | 11 | 29 | |||||||
20 | Lewis HAMILTON | 1 | ||||||||
21 | Giedo VAN DER GARDE | |||||||||
22 | Jules BIANCHI | |||||||||
Pneu médio | ||||||||||
Pneu duro |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.