Confira estratégia de pneus utilizada por cada piloto durante GP do Japão deste domingo

A estratégia de dois pit-stops escolhida por Sebastian Vettel acabou sendo decisiva para a conquista do GP do Japão neste domingo (13). A Pirelli levou para Suzuka a combinação de compostos médios e duros

 

A estratégia de pneus foi decisiva para a vitória de Sebastian Vettel neste domingo (13) em Suzuka.  O tricampeão optou por uma tática de apenas duas paradas, contra três do colega Mark Webber, que chegou em segundo. Romain Grosjean, também com dois pit-stops, mas em intervalos diferentes de Seb, foi o terceiro.

Com exceção de Daniel Ricciardo e Charles Pic – que largaram na parte intermediária e do fundo do grid, respectivamente -, todo o restante dos pilotos optou por iniciar a prova com os pneus médios, indicados pela cor branca. Grosjean foi quem pulou na frente logo no começou e travou uma dura batalha contra os dois carros da Red Bull durante toda a prova nipônica.

Brilhante largada de Grosjean em Suzuka (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Em segundo, Webber foi o primeiro a parar entre os ponteiros, na volta 11. O australiano voltou à pista calçado com os compostos duros, de cor vermelha. O objetivo da tática era devolver Mark à frente de Romain, mas não foi o que a prova mostrou. Grosjean conseguiu, também em sua parada, retornar na dianteira. Já Vettel decidiu parar apenas no 14° giro, retomando os trabalhos ainda em terceiro.

A janela de paradas foi grande, desta vez, e o último a visitar os boxes nesta primeira rodada foi Ricciardo, que buscou os pneus duros novamente na 21ª volta, depois de ter figurado em quarto na corrida. Quatro giros mais tarde, Webber foi chamado pela Red Bull aos boxes. Colocou novamente os pneus duros, para tentar de novo dar o bote.

E a estratégia deu certo. Mark conseguiu permanecer à frente do francês da Lotus, que pararia na 29ª passagem. Romain voltou atrás de Vettel, que retardou ao máximo a sua parada. Sebastian foi aos pits somente no 37° giro, quando restavam 16 voltas para o fim.

Sebastian Vettel e Romain Grosjean disputaram a vitória em Suzuka (Foto: Red Bull/Getty Images)

O germânico voltou em terceiro, foi capaz de superar Grosjean rapidamente e aí fico apenas a espera da parada de Webber, que aconteceu na parte final do GP, a 11 voltas da bandeirada. Após a terceira e última parada, andando com pneus médios, Mark encontrou dificuldades para ultrapassar Romain, arrancando o segundo apenas na penúltima passagem. Portanto, Vettel acabou comprovando a melhor escolha da equipe austríaca.

De fato, como esperado pela Pirelli, a maioria optou por duas paradas, sendo que a estratégia de médio, médio e duro foi a tática sugerida pela fabricante, mas pouco usada pelos pilotos e equipes. O tricampeão, por exemplo, foi de médio, duro e duro.

Na lista dos que permaneceram mais tempo com um mesmo pneu, Charles Pic foi o recordista com compostos médios, ao percorrer 18 voltas. Já Paul di Resta conseguiu guiar com pneus duros por 27 giros.

 

Confira a estratégia de cada piloto em Suzuka:

    Largada                
1 Sebastian VETTEL     14   37        
2 Mark WEBBER     11   25 42    
3 Romain GROSJEAN     12   29        
4 Fernando ALONSO     13   30        
5 Kimi RÄIKKÖNEN     11   31        
6 Nico HÜLKENBERG     10   29        
7 Esteban GUTIÉRREZ     9   30        
8 Nico ROSBERG     12 DT 16   24 39
9 Jenson BUTTON     8   23   40    
10 Felipe MASSA     11   28 DT 34    
11 Paul DI RESTA     10   26        
12 Jean-Éric VERGNE     7   21   38    
13 Daniel RICCIARDO     21 DT 32   44    
14 Adrian SUTIL     8   27        
15 Sergio PÉREZ     12   30   42    
16 Pastor MALDONADO     9   28        
17 Valtteri BOTTAS     8   27        
18 Charles PIC   DT 1   17   35    
19 Max CHILTON     11   29        
20 Lewis HAMILTON     1            
21 Giedo VAN DER GARDE                  
22 Jules BIANCHI                  
                     
  Pneu médio                  
  Pneu duro                  

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.