Confira declarações dos pilotos após treino que definiu grid de largada para GP da China de F1

Com 0s595 de vantagem, Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP da China de F1. À frente de Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo completa a primeira fila

 As melhores imagens deste sábado da F1 na China
 A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
 A programação do automobilismo do fim de semana

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (19) sua terceira pole-position na temporada 2014 da F1. No piso molhado de Xangai, o britânico cravou 1min53s860 e garantiu a posição de honra com 0s595 de vantagem para Daniel Ricciardo, que completa a primeira fila. 
Apesar de superado pelo companheiro de Red Bull, Sebastian Vettel conseguiu deixar para trás a Mercedes de Nico Rosberg e vai largar em terceiro. Fernando Alonso ficou com o quinto posto do grid.
Hamilton, Ricciardo e Vettel são os três primeiros no grid da China (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
Felipe Massa cravou 1min56s157 na melhor de suas 24 voltas no treino classificatório e vai sair em sexto, logo à frente de Valtteri Bottas, seu companheiro de Williams.
 
Nico Hülkenberg colocou a Force India no oitavo posto, seguido por Jean-Éric Vergne e Romain Grosjean. Kimi Räikkönen não conseguiu passar para o Q3 e vai largar em 11º, seguido por Jenson Button.
 
Daniil Kvyat garantiu o 13º posto, à frente de Adrian Sutil, Kevin Magnussen, Sergio Pérez e Esteban Gutiérrez. Kamui Kobayashi larga em 18º, com Jules Bianchi em 19º, Marcus Ericsson em 20º e Max Chilton em 21º. Pastor Maldonado tem a última posição do grid.

Vá a Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Mas corra: as vagas estão acabando! Veja aqui:

Confira as declarações dos pilotos:
 
WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, sétimo: “Hoje foi um dia positivo para nós, já que ficou claro que nós melhoramos no molhado. As atualizações que trouxemos para cá ajudaram no seco, mas é bom ver que elas melhoraram a performance no molhado também. É a direção certa e o resultado de muito trabalho dos rapazes. Ainda somos mais competitivos no seco, então vamos torcer para que a corrida seja com pista seca e possamos terminar mais para frente do que estamos hoje”.
 
FORCE INDIA
 
Nico Hülkenberg, oitavo: “Um resultado no top-10 é sempre o que miramos na classificação, então, por essa perspectiva, estou feliz por estar em oitavo. Estava bastante molhado e eu estava com um pouco de dificuldade com o equilíbrio do carro na freada, mas, no geral, acho que estamos em uma boa posição de largada. O clima deve melhorar amanhã e nós tivemos pista seca ontem, então sabemos o que esperar e vamos nos adaptar a qualquer condição. Será interessante ver o comportamento do pneu durante a corrida, pois a granulação é um clássico nesta pista, mas estou confiante de que possamos contornar isso e fazer os pneus durarem”.
Nico Hülkenberg ficou satisfeito com posição no top-10 do grid de Xangai (Foto: Getty Images)
Sergio Pérez, 16º: “Não foi uma sessão fácil e a verdade é que tive dificuldade com o equilíbrio do carro durante todo o fim de semana. Acho que a pista molhada potencializou esses problemas e isso me deixa na 16ª colocação e um pouco desapontado. Achei difícil gerar temperatura suficiente nos meus pneus e eu estava escorregando muito nas curvas, especialmente na freada. O clima deve ser melhor amanhã, então tenho certeza que podemos recuperar algum terreno e avançar na luta pelos pontos”.
 
TORO ROSSO
 
Jean-Éric Vergne, nono: “Estou muito feliz com a minha classificação, foi uma grande volta. Estou feliz comigo mesmo já que todas as minhas voltas de classificação neste ano foram boas voltas, sem erros”.
 
“O carro é bem difícil de guiar no molhado, então até mesmo chegar ao Q3 hoje foi uma grande satisfação para mim e para o time. Você realmente tem que fazer uma volta perfeita e eu acho que eu fiz.”
 
“Para amanhã, a previsão do tempo diz que será no seco, que é uma condição muito melhor para o nosso carro, então esperamos por uma boa corrida. Nos long-runs, nosso ritmo parece competitivo, então vou fazer o meu melhor para fazer uma boa largada e da nona colocação do grid, se tudo se ajustar, definitivamente podemos mirar em somar mais pontos amanhã.”
 
Daniil Kvyat, 13º: “Hoje foi uma sessão de classificação muito complicada e apesar de eu ter dado tudo de mim, não consegui ser mais rápido do que isso. Parece que eu perdi muita aderência entre o TL3 desta manhã e a classificação, então estou ansioso para olhar para as informações mais tarde. No geral, estou desapontado com a forma como as coisas aconteceram hoje”.
 
LOTUS
 
Romain Grosjean, décimo: “É bom estar no Q3. Nós fizemos um bom progresso neste fim de semana. As coisas correram melhor de manhã do que na classificação e, por isso, nós tínhamos uma expectativa ainda maior”.
 
“Não sei o motivo de não termos tido tanta performance esta tarde como no TL3. Também sofri com os pneus e as condições também mudaram um pouco desta manhã, mas faz um tempo desde que estivemos no Q3! Esperamos uma boa corrida amanhã e tomara que possamos ficar no top-10.”
 
Pastor Maldonado, 22º: “Eu continuo otimista e, como sempre, vou fazer o meu melhor, mas não é uma situação muito boa de lidar, mas estamos trabalhando bem duro para conseguir melhorar”.
Romain Grosjean foi ao top-10 (Foto: Getty Images)
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, 11º: “Os últimos dois dias foram difíceis, porque depois do problema técnico de ontem, na manhã de hoje eu também só fiz uma única saída. Mas, no geral, me senti mais confortável no carro. Infelizmente, em minha última volta no Q2, perdi muito tempo no último setor, o que significou não avançar ao Q3. A pilotagem do carro estava inconsistente, já que ficou estável em algumas partes da pista e, em outras, nem tanto. Tive alguns problemas com o acerto, mas o tempo perdido ontem definitivamente não ajudou. Agora, quero me concentrar na corrida e tentar meu melhor para acabar este fim de semana com um bom resultado”.
 
MCLAREN
 
Jenson Button, 12º: “Tem sido um ano estranho em termos do carro no molhado. Normalmente nós somos bons, mas estamos com dificuldade com a aderência. Não consigo fazer os pneus dianteiros funcionarem nas curvas de baixa velocidade, eles estão apenas estremecendo, então não podemos chegar à temperatura deles. A tração também está complicada, então espero uma corrida no seco amanhã”.
 
“Vamos ver o que podemos fazer, mas amanhã será uma corrida dura, por conta do circuito ‘verde’, então terá muita granulação para todos.”
 
Kevin Magnussen, 15º: “Nós não tínhamos muita aderência, então é complicado. Não tem nada a ver com as condições, nós, no geral, não temos muita aderência”.
 
“Talvez alguma coisa não tenha dado certo e nós teremos de ver o que fizemos, mas tomara que possamos ter uma corrida melhor. Tomara que possamos recuperar posições.”
 
SAUBER
 
Adrian Sutil, 14º: “Estou satisfeito com a classificação de hoje. Apesar de as condições não estarem fáceis, estou feliz por termos chegado ao Q2. Foi uma performance melhor em comparação com as últimas sessões classificatórias”.
 
“Nós conseguimos nos beneficiar com a pista molhada e foi melhor do que no seco. Este é um pequeno passo e espero que possamos seguir com esta tendência.”
 
“Ainda temos muito para fazer, mas é ótimo não estarmos largando das últimas filas. Podemos construir a partir disso. Nós fizemos muitas mudanças no set-up para a pista molhada e podemos ficar satisfeitos com a performance do carro.”
 
“Agora esperamos que também tenhamos uma boa corrida amanhã. Se as condições forem de pista seca, acredito que será difícil para nós. Entretanto, temos que olhar para frente e tentar recuperar posições.”
 
Esteban Gutiérrez, 17º: “Hoje as condições foram complicadas e difíceis. Ao mesmo tempo, estou frustrado por não ter avançado ao Q2. Na minha última volta, tive um inesperado problema técnico depois da curva 6”.
 
“O freio eletrônico entrou em modo de segurança, então o feeling no pedal do freio e o equilíbrio do freio mudou. Tive de lidar com este problema na maior parte da minha última volta, mas, mesmo assim, quase avancei ao Q2. Infelizmente, cometi um erro na última curva.”
 
CATERHAM
 
Kamui Kobayashi, 18º: “Como o terceiro treino livre foi disputado com pista molhada e os níveis de aderência eram muito baixos, todo mundo foi bastante cauteloso. Nós, ao menos, conseguimos completar 12 voltas, todas com os intermediários. O carro estava bom, apesar de muito traseiro”.
 
“Na classificação, estava chovendo muito e AS condições da pista não deixavam claro qual era a melhor opção de pneus, já que a linha entre os de pista molhada e os intermediários era bastante tênue. Nós decidimos pelos intermediários e foi uma grande surpresa, porque tivemos a chance de fazer uma boa volta.”
 
“Para o segundo stint, a situação melhorou um pouco mais, mas não o suficiente para aproveitarmos o desempenho das primeiras voltas. Então, terminei em 18º, apenas três décimos atrás de Esteban Gutiérrez.”
 
Marcus Ericsson, 20º: “A classificação foi difícil, porque só consegui andar por seis voltas pela manhã, mas estou relativamente feliz com a minha posição de largada, principalmente porque essa foi apenas a minha terceira vez com pista molhada em treinos classificatórios na F1.
 
“Nós usamos a mesma estratégia de Kamui (Kobayashi) e o carro se mostrou muito bom na primeira volta rápida, mas eu errei em algumas freadas, e isso acabou me custando muito tempo. Depois, no segundo stint, peguei muito tráfego. No geral, estou contente porque consegui ficar à frente de Max Chilton.”
Jules Bianchi destacou duelo com Kobayashi na classificação (Foto: Marussia)
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 19º: “Esta manhã eu fiquei realmente triste como carro, mas fizemos algumas mudanças no intervalo e elas funcionaram perfeitamente na classificação, apesar de a pista estar bem complicada por conta da chuva. Estava tendo uma boa batalha com [Kamui] Kobayashi, negociando tempos em condições instáveis, mas na minha volta rápida e errei a trajetória da última curva e isso fez com que ele ficasse à frente. No entanto, nós estamos muito perto, mesmo com o meu erro, então parece que poderemos aproveitar uma boa corrida amanhã em melhores condições”.
 
Max Chilton, 21º: “Estou bem frustrado com a sessão classificatória. O carro pareceu realmente bom no TL3 nesta manhã, mas eu tive dificuldade com o equilíbrio na classificação e não consegui completar uma volta limpa. As condições estavam bem difíceis, mas ainda sinto que tinha mais para vir se eu estivesse mais feliz com o equilíbrio. De qualquer forma, amanhã é outro dia, então vou pegar minha frustração e tentar transformar ela em uma boa performance na corrida de amanhã”.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.