Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres para GP de Cingapura, 14ª etapa da F1

Apesar de Lewis Hamilton ser o mais rápido do TL2, sexta de trabalhos em Marina Bay deu indicações que o fim de semana pode ter mais proximidade entre as equipes do que a temporada apresentou até aqui

A cobertura completa do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

O primeiro dia de atividades em Cingapura indicou que o fim de semana pelas ruas do país asiático pode ser mais disputado que a tônica da temporada, porém ainda com a Mercedes como favorita. Apesar de Fernando Alonso andar na frente no TL1, Lewis Hamilton liderou o TL2, mas vendo Alonso bem próximo e a Red Bull de Daniel Ricciardo ficar não muito longe.

 
Nas posições quatro e cinco, separados por apenas 0s010 e a pouco mais de 0s5 da liderança, ficaram Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel, com o tetracampeão alcançando seu tempo em apenas cinco voltas, já que sua Red Bull voltou a apresentar problemas.
 
Logo abaixo, vieram as duas McLaren: primeiro Kevin Magnussen, o que mais deu voltas entre os dez primeiros – foram 33 -, seguido por Jenson Button. Sergio Pérez, Nico Hülkenberg, Daniil Kvyat e Jean-Éric Vergne, colocaram as Force India e as Toro Rosso nos postos oito, nove, dez e onze.
Fernando Alonso foi rápido nas sessões da sexta (Foto: Getty Images)
A Lotus quebrou a sequência de carros iguais, tendo Romain Grosjean em 12º, mas com Pastor Maldonado na 14º posição, após uma batida na segunda sessão do dia. Entre eles, no 13º posto, veio Nico Rosberg. As Sauber vieram em seguida, tendo Adrian Sutil e Esteban Gutiérrez na 16ª e 17ª colocações. 
 
Felipe Massa e Valtteri Bottas ficaram juntos, também, em longínquas P17 e P18 num dia em que a Williams teve sérios problemas com o equilíbrio do carro. Jules Bianchi e Max Chilton, Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson encerraram a fila. 

A próxima sessão, o TL3, acontece às 7h (de Brasília) deste sábado.

Confira as declarações dos pilotos:

MCLAREN
 
Kevin Magnussen, sexto: "É uma boa pista. Aqui é quente e úmidade, e fica muito calor no cockpit. É difícil dizer agora onde nós estamos. Ainda tentamos avaliar nosso novo pacote de atualizações, vamos estudá-lo essa noite para tentar tirar mais para amanhã. As sessões de hoje nos mostraram que os pneus macios são muito rápidos, e os médios são mais duradouros e consistentes. Espero que possamos achar um ritmo mais forte."
 
Jenson Button, sétimo: "É sempre bom ter aderência, então já é diferente da maiorira dos circuitos.Tentamos algumas coisas com o ajuste no TL1, mas não funcionou. Pelo menos sabemos o que fazer amanhã, então não foi ruim. A diferença entre os compostos de pneus é de 2s5 por volta, e deve continuar assim. Normalmente, não capitalizamos disso, porque costumamos ser bons com os pneus mais duros. Mas essa parece uma boa oportunidade para nós.
 
Em termos de rádio, acho que a situação acabou sem ter muito retirado. Eles fizeram com que os engenheiros parassem de ficar treinando os pilotos, mas eu nunca fui treinado durante uma volta para ir rápido, então para mim não mudou muito."

FORCE INDIA 
 
Nico Hülkenberg, nono: "Completando todas essas voltas sem maiores problemas e testando todas as partes que estavam marcados de serem testados. Foi uma sexta comum, desse ponto de vista, ainda que eu não esteja totalmente confortável com o carro. Temos algum trabalho à nossa frente para tentar acertar o equilíbrio antes da classificação. Amanhã será sobre desempenho."
 
Sérgio Perez, oitavo: "Tivemos um bom dia, conseguindo completar o programa. As primeiras indicações mostram que deve ser uma batalha muito próxima na classificação. Precisamos continuar trabalhando para melhorar alguns décimos, porque uma boa posição de largada terá função importante na corrida. Domingo, será uma questão de estratégia e cuidado com os pneus. Usamos os dois compostos hoje e pudemos ver as performances, mas sabemos que o calor vai ser um fator, então ser gentil com os pneus vai ser importante."
Sergio Pérez ficou em oitavo (Foto: Getty Images)
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, décimo: "Foi uma boa sessão, e nem tivemos um desempenho ruim. Mas obviamente sempre almejamos por posição melhor. Geralmente, vamos muito bem no segundo treino da sexta na questão de análise de informações e melhorar para o sábado, então certamente fazemos nosso dever de cassa da melhor forma possível. Amanhã, estaremos fortes e com um carro rápido."
 
Jean-Éric Vergne, 11º: "Estou bem feliz, apesar do problema no TL1 que não me permitiu andar muito. Mas o carro parecia bom, e estou confiante que temos um carro competitivo esse final de semana. O tempo de volta não é tão representativo quanto o tempo na pista. Não completei uma volta rápida, mas nossas simulações de corrida pareciam muito bons. Agora, faremos nosso trabalho usual tentando melhorar nosso desempenho, que não foi ruim, para amanhã e a corrida de domingo."
LOTUS
 
Romain Grosjean, 12º: “O carro esteve muito bem hoje, muito melhor que nas últimas corridas, como nós já esperávamos. É sempre bom ver as coisas acontecendo como a gente esperava. Com mais pressão nas asas, nosso carro funciona melhor. Também temos algumas novidades para experimentar. Acho que estamos conseguindo coisas importantes para evoluirmos para a temporada que vem”.
 
Pastor Maldonado, 14º: “Para uma volta com os pneus mais macios, o carro esteve bem. Evoluímos consideravelmente quanto ao nosso ritmo, estamos muito mais próximos dos dez melhores tempos. Esperamos ser um pouco mais competitivos na corrida. Perdi um pouco de ritmo com os pneus mais gastos e, na curva, perdi o controle do carro e encerrei assim a minha sessão”.
SAUBER
 
Adrian Sutil, 15º: “Ambas as sessões foi interessantes, foi bem divertido guiar aqui. Pude andar por muitas voltas e não tive nenhum incidente. Contudo, tive alguns pequenos problemas na bateria. Sobre as mudanças aerodinâmicas, acho que ainda é muito cedo para analisar. Precisamos trabalhar no acerto do carro, o balanço ainda não está ideal, penso que podemos melhorar isto”.
 
Esteban Gutiérrez, 16º: “Perdi uma grande parte da primeira sessão com problemas elétricos. Na segunda parte, fizemos de tudo para tirarmos o máximo do nosso programa. De qualquer forma, não me senti muito confortável com o carro nesta sexta-feira. Acho que evoluímos um pouco na parte aerodinâmica. Mesmo assim, não é uma grande vantagem para esta corrida. Teremos muito trabalho pela frente neste final de semana”.

WILLIAMS
 
Valtteri Bottas, 18º: “Hoje não foi um dia fácil para a gente, tivemos muitos problemas com o balanço do carro, especialmente na traseira. O foco principal para hoje deve ser acertar o carro para andar bem com pneus macios. Creio que a posição de hoje não reflete onde realmente podemos chegar nesta etapa, mas, definitivamente, o carro não vai ser fácil de ser guiado, como foi nas últimas etapas. Teremos muito trabalho”.
Valtteri Bottas não foi bem e ficou na 18ª posição (Foto: Getty Images)

MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 19º: “Eu acho que, no geral, foi um bom dia. No primeiro treino não estávamos muito bem, mas ajustamos o balanço para a segunda sessão. Acho que mostramos uma melhora interessante com os pneus mais macios. É bom voltar para esta pista, um grande desafio, complicado ainda mais com as novidades nos rádios. Apesar de geralmente ser complicado, o dia de hoje foi bom”.
 
Max Chilton, 20º: “Eu não estava satisfeito com o acerto do carro na primeira sessão, mas gostei muito da melhor pra segunda parte. Estava muito feliz com o carro no fim do segundo treino, até termos novos problemas mecânicos. Precisei sair para poupar o carro. Espero que seja um problema isolado e que isto não afete nosso final de semana”.
 
CATERHAM 
 
Kamui Kobayashi, 21º: “Precisamos de um pouco mais de tempo para entendermos completamente o carro aqui em Cingapura, mas estou com uma boa expectativa para este final de semana, é uma pista em que eu adoro guiar. Na primeira sessão eu não estava totalmente feliz com o balanço, melhoramos um pouco na segunda, mas não o suficiente. Temos muito trabalho, precisamos melhorar bastante, mas eu estou confiante”.
 
Marcus Ericsson, 22º: “Foi um bom início de final de semana, conseguimos concluir muitas voltas na primeira sessão, com o carro cheio de novos acertos. Gostei bastante do carro nas retas, é uma pista que conheci na GP2, então não é nada novo. É um circuito que gosto bastante e que é ainda melhor de guiar com um F1. O segundo treino não foi tão bom quanto o primeiro, mas deu para concluir uma boa quantidade de voltas”.

#GALERIA(5075,81558)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.