Confira declarações dos pilotos após sexta-feira de treinos livres do GP da Espanha, quinta etapa da temporada 2018 da F1

Lewis Hamilton liderou o primeiro de treinos livres da F1 em Barcelona, mas a diferença entre Mercedes, Red Bull e Ferrari aparece como bem pequena. O sábado de treino classificatório ainda é um grande mistério

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

As atividades de pista do Circuito da Catalunha começaram nesta sexta-feira (11), mas sem qualquer resultado muito conclusivo. Lewis Hamilton ficou com a primeira colocação no segundo treino livre, mas a Red Bull deu a sensação de ser mais poderosa – ou ao menos no mesmo nível. Daniel Ricciardo e Max Verstappen ficaram colados, P2 e P3, respectivamente.

 
Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen fecharam o Big3 da F1 mostrando que as três têm mais a mostrar durante sábado e domingo.
 
Na sequência, a Haas ficou com as duas colocações subsequentes, com Romain Grosjean à frente de Kevin Magnussen. Stoffel Vandoorne e Sergio Pérez fecharam o top-10.
 
Esteban Ocon e Fernando Alonso deram a sequência à Force India e McLaren como quinta e sexta forças do primeiro dia. Nico Hülkenberg, Pierre Gasly, Marcus Ericsson, Charles Leclerc, Carlos Sainz Jr e Brendon Hartley seguiram, ainda com Lance Stroll e Sergey Sirotkin fechando a relação.
Lewis Hamilton (Foto: Beto Issa)

Confira as declarações:

Lewis Hamilton, primeiroHamilton cita influência do vento e descarta vantagem da Mercedes em Barcelona: “Vai ser apertado”

Daniel Ricciardo, segundoDupla da Red Bull elogia atualizações, mas se preocupa com pneu supermacio em Barcelona: “Não parece veloz”

Max Verstappen, terceiroDupla da Red Bull elogia atualizações, mas se preocupa com pneu supermacio em Barcelona: “Não parece veloz”

Sebastian Vettel, quartoVettel elogia atualizações da Ferrari e se assusta com informação de que jamais fez pole em Barcelona: “Nunca?”

Valtteri Bottas, quinto: “Foi um bom dia, em geral. O TL1 foi especialmente promissor e o carro esteve bem desde o início. Fizemos algumas mudanças para o TL2 que não melhoraram o carro, então voltamos à configuração original. Hoje foi um bom início para o fim de semana, mas as coisas podem mudar rapidamente entre sexta-feira e sábado, especialmente dado que Ferrari e Red Bull me pareceram rápidas hoje. Não senti ganho de aderência algum com o supermacio comparado aos outros pneus, então teremos que trabalhar nesse aspecto amanhã.”

Kimi Räikkönen, sexto: “Hoje a sessão foi meio bagunçada, mas, em geral, não acho que foi muito ruim. O vento deixou as coisas meio complicadas, mas sabemos que, nesta época do ano, pode ser assim. O pavimento é o mesmo que tivemos durante os testes mas, obviamente, as condições climáticas estão diferentes. Todos conhecemos muito bem essa pista, mas toda vez que viemos aqui é como se começássemos do zero. Tentamos coisas diferentes, aprendemos com elas e tudo esteve razoável na maioria do tempo. Talvez não tenha sido a sexta-feira mais direta, mas acho que sabemos mais ou menos o que devemos fazer. A certa altura, tive alguns problemas e recebi a indicação da equipe para encostar o carro — ainda não sabemos o que ocorreu, mas iremos descobrir. À noite teremos trabalho a fazer; repassaremos tudo atrás de mais compreensão. Amanhã de manhã devemos ter uma ideia mais clara e saber onde todo mundo está. Tenho certeza que será apertado.”

Sebastian Vettel (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, sétimo: “Foi um dia OK, muito bom em termos de performance e classificação. Estava difícil com o vento, mas trabalhamos com diferentes ajustes — alguns mais positivos, outros mais imprevisíveis. Em geral, o carro está muito bom. Estou esperançoso de que faremos ainda melhor amanhã e poderemos andar um pouco mais rápido. Estamos olhando o que podemos fazer e temos algumas ideias. Tentamos algumas coisa inéditas — elas funcionaram em alguns aspectos mas não em outros. Vamos mudá-las e ter certeza de que o carro está melhor na entrada das curvas para forçarmos mais o ritmo.”

Kevin Magnussen, oitavo: “Bom dia hoje. Feliz com a performance do carro. Algumas coisas para melhorar amanhã mas, em geral, parece que estamos bem fortes.”

Stoffel Vandoorne, nono: “Foi uma sexta-feira muito boa para a gente. Tivemos um planejamento bem cheio em ambas as sessões, com muitas coisas para resolver nos dois carros, então foi muito intenso para a equipe. Mas tudo foi muito bem gerido. A primeira impressão foi positiva hoje — ainda é muito cedo para se fazer alguma leitura, já que o meio da classificação está bem apertado, mas acho que amanhã será o dia que contará. A escolha de qual tipo de pneu usar também não será uma decisão fácil de se tomar.

 
As condições estavam traiçoeiras lá fora e vimos muitos erros na pista, mas todos tiveram que lidar com isso. Eu me senti bem no carro. Amanhã, cada décimo e cada pouquinho de performance que conseguirmos espremer do carro será importante para a classificação. É nosso trabalho juntar tudo isso. Os resultados de hoje pareceram promissores, mas, até levarmos tudo ao limite, não saberemos exatamente onde estamos. Precisamos entender tudo que aprendemos hoje, aplicar no carro o melhor ajuste possível e ver qual resultado isso traz. Espero que isso seja o início de uma progressão contínua e que possamos construir nossa temporada a partir daqui.”

Sergio Pérez, décimo: “Acho que fizemos muito progresso ao longo do dia. Temos boas informações e aprendemos a respeito das novas partes do carro; demos um passo à frente. O equilíbrio ainda não está ideal, então há possibilidade de se melhorar a performance amanhã. A pista estava muito verde de manhã, mas, mesmo com muitos ventos, melhorou à tarde.”

Esteban Ocon, 11º: “Foi um dia sólido e de muito esforço da equipe para tentar, na primeira sessão, várias coisas diferentes no carro. Ajeitamo-nos para completar a maioria das grandes tarefas e, agora, precisamos fazer o dever de casa para compreender tudo. Acho que ainda há muito por vir, porque não estamos exatamente onde queremos com o carro. As condições da pista não estavam fáceis, pois ventava muito e acabou dificultando uma volta boa – e se manter na pista.”

Fernando Alonso, 12ºAlonso elogia atualizações da McLaren e se diz confiante para ir ao Q3: "Temos mais condições que nas outras corridas"

Nico Hülkenberg (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Nico Hülkenberg, 13º: “Foi uma empreitada difícil no que diz respeito ao equilíbrio e harmonia com o carro hoje, mas definitivamente fizemos progresso no fim do TL2. As condições da pista não estavam muito favoráveis, especialmente com um pouco de vento por lá. A competição é muito dura aqui, por isso precisamos de achar um pouquinho mais de ritmo do carro pensando na classificação e na corrida.”

Pierre Gasly, 14º: “Hoje foi um interessante primeiro dia de Barcelona. Acho que a manhã teve um começo muito bom no TL1, já que tivemos o décimo melhor tempo. Na sessão da tarde lutamos com o carro — está muito quente e ventando, parece que sofremos um pouco nessas condições. A disputa entre todos ainda está muito apertada, então precisamos encontrar um pouco mais de performance para amanhã, quando estará ainda mais disputado no meio da tabela. Acho que se acharmos alguns décimos podemos entrar na briga em volta da décima colocação, então trabalharemos duro à noite para tentar chegar lá.”

Marcus Ericsson, 15º: “Hoje foi um dia positivo para a gente. Testamos novas partes aerodinâmicas nos carros, e elas funcionaram com diferentes tipos de pneus. Estivemos bem competitivos com os pneus macios e estávamos correndo em meio ao top-10. Após a troca para compostos mais macios, sofremos um pouco para melhorar os tempos de volta. Temos trabalho a fazer no que diz respeito à gestão de pneus. Se acharmos um jeito de dar um salto com os pneus mais macios, devemos ir bem amanhã e no domingo.”

Charles Leclerc, 16º: “Foi um bom dia, ao todo. Completamos diferentes testes e ajustamos o carro para adaptá-lo ao traçado do circuito. Nossa performance está melhor que o esperado para esse tipo de pista, o que é um bom sinal. Isso mostra que fizemos bom progresso desde os testes de inverno do começo da temporada. Temos que continuar a trabalhar duro agora e continuar a evoluir ao longo do fim de semana. Já estou pensando nas sessões de amanhã.”

Charles Leclerc (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Carlos Sainz Jr., 17º: “Foi, definitivamente, um dia desafiador, mas sabíamos que isso poderia acontecer, já que na pré-temporada não estivemos particularmente confortáveis com o carro aqui. Sabemos que é um circuito que requer um pouco mais de trabalho da gente como equipe. Temos uma grande margem de aprimoramento para amanhã, especialmente sabendo que minha volta rápida do TL2, com os pneus supermacios, foi afetada por questões mecânicas. Logo, temos algumas coisas para analisar hoje à noite.”

Brendon Hartley, 18º: “Foi um dia bem limpo, ainda que eu tenha perdido algum tempo na primeira sessão após ir à caixa de brita. Para a segunda sessão, fizemos grandes mudanças que não necessariamente funcionaram. Porém, de vez em quando você precisa tentar coisas diferentes para descobrir a direção certa. Não fomos muito rápidos à tarde mas vamos manter a positividade. Tenho certeza que podemos melhorar o ritmo amanhã.”

Lance Stroll, 19º: “Eu não andei de fato essa manhã, já que eu sai da pista na minha segunda volta. Logo, não era a manhã que eu estava esperando. Foi muito difícil de entender o equilíbrio [do carro] já que, definitivamente, esse não é o equilíbrio que um piloto de corrida quer sentir. À tarde, tentamos algumas coisas novas – e o carro melhorou um pouco -, mas ainda há muito a se descobrir e entender. Há muito trabalho a ser feito esta noite e temos que entender o que fazer para melhorar.”

Sergey Sirotkin, 20º: “O carro é difícil de pilotar e, mentalmente, isso te faz concentrar 200% em tudo, pois é muito complicado. Deu para ver pela manhã o quão difícil estava, com carros saindo da pista. Você gasta muita energia simplesmente por pilotar. Nós não esperávamos que fosse fácil, e estou esperando a chance de testar a maioria da partes novas do carro. Sim, foi uma sessão ruim, mas temos um plano a longo prazo e com muito esforço de todos nós, então não quero que um evento ruim afete isso. Todo mundo está trabalhando freneticamente e levará tempo, mas chegaremos lá."

Robert Kubica, 19º no TL1Kubica destaca lentidão da Williams e relata que “é quase impossível manter o carro na pista”

CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.