Confira declarações dos pilotos após quinta-feira de treinos livres do GP de Mônaco, 6ª etapa da temporada 2018 da F1

Daniel Ricciardo liderou ambas as sessões de treinos livres desta quinta (24) em Mônaco - com direito a recorde da pista nas duas ocasiões. Com Max Verstappen em segundo também nos dois TL's, veja o que os pilotos comentaram do dia no Principado

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A quinta-feira (24) de treinos livres em Mônaco colocou a Red Bull como favorita para a classificação do próximo sábado. Daniel Ricciardo liderou as duas sessões e, em ambas, bateu o recorde da pista do Principado. Max Verstappen completou a dobradinha tanto pela manhã como de tarde.

Assim, a análise dos pilotos foi sobre essa situação: para Ricciardo e Verstappen, ainda é possível melhorar. Já Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen ainda creem que a Red Bull pode cair na hora decisiva. Já Lewis Hamilton ficou feliz em ver a Mercedes razoavelmente perto das líderes.

Na parte do meio do grid, muita disputa em tempos bem apertados, algo destacado por quase todos os pilotos. A briga pela sétima posição na largada parece bem aberta.

Daniel Ricciardo acelera e brilha em Mônaco nesta quinta-feira de treinos livres (Foto: Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, primeiro: Ricciardo lembra vitória "que escapou" no GP de Mônaco de 2016 e garante: está pronto para cobrar dívida

Max Verstappen, segundo: Verstappen destaca performance da Red Bull nos treinos livres em Mônaco, mas afirma: “Não chegamos ao limite”

Sebastian Vettel, terceiro: Vettel minimiza vantagem da Red Bull em Mônaco. E Räikkönen resume pensamento da Ferrari: "É impossível fazer previsões

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton revela incômodo com carro, mas vê lado positivo de dia em Mônaco: "Mais perto de Ferrari e Red Bull do que pensava"

Lewis Hamilton começou o fim de semana em Mônaco com os pneus ultramacios (Foto: Mercedes/Twitter)

Kimi Räikkönen, quinto: "É difícil dizer como fomos no geral, pois precisamos analisar os dados. Há coisas para melhorar, mas não fomos mal, só lidamos com um pouco de tráfego. Tive uma boa sensação com o carro, mas há espaço para melhorias. Vamos ver sábado se é possível ser pole, alguns carros são mais rápidos nos treinos livres e sofrem na classificação. É impossível fazer previsões."

Valtteri Bottas, sexto: "Foi como eu esperava. O carro é difícil de guiar aqui, será difícil encontrar a configuração certa. Mas sabemos que o carro tem velocidade, então se encontrarmos a configuração certa e se acertarmos as voltas na classificação, com certeza poderemos brigar pela pole. Mas será nosso maior desafio até aqui em termos de classificações."

Nico Hülkenberg, sétimo: “Tivemos uma ‘sexta-feira’ padrão. Não há muito para dizer. Travei os pneus duas vezes, então minhas sequências de voltas foram interrompidas por problemas nos pneus. Durante a manhã eu não estive tão feliz com o carro, mas tivemos bom progresso durante o almoço e equipe muito mais feliz no TL2. Acho que temos uma base bastante boa para a classificação no domingo”

Stoffel Vandoorne, oitavo: "Foi uma quinta bem curiosa. As sessões não foram tão boas quanto queríamos. O TL1 foi difícil, mas demos um grande passo no TL2. Foi aí que tudo deu certo, mas ainda creio que podemos dar um passo além para o sábado e estar em melhor posição para a classificação. Ter confiança é o ponto chave aqui. O carro esteve um pouco imprevisível hoje, então sofremos um pouco. Mas, no final, conseguimos bons tempos de volta – tempos que estão muito próximos. Você não pode cometer erros, senão acaba o treino já no Q1. Será nossa missão tirar o melhor do carro e fazer tudo perfeito. Por sorte, ainda acredito que há no que melhorar."

Fernando Alonso, nono: Alonso cita problema mecânico e lamenta tempo perdido nos treinos em Mônaco: “O segredo aqui é dar muitas voltas”

Carlos Sainz Jr., décimo: “Foi um dia, como um todo, encorajador para a equipe. Encontramos uma boa base no começo do dia para conseguir voltar boas no TL1. O TL2 foi mais difícil por causa do tráfego, então não consegui uma volta limpa, mas o carro está mais ou menos como eu quero, e ainda vamos melhorar mais para o sábado”

Brendon Hartley (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Brendon Hartley, 11°: "Foi um dia realmente positivo, foi ótimo pilotar por Mônaco pela primeira vez com um carro da F1. É algo diferente, 'dançando' entre os muros. Em termos de desempenho, acho que estamos entre os 10 primeiros com os pneus hipermacios. Terminamos em 12° pela manhça, mas andando com pneus mais duros. Pela tarde, fui 11° com os hipermacios, o que é promissor, está bem apertado entre os carros logo à frente e logo atrás. Estmaos definitivamente na briga, e a meta é o Q3. É difícil aqui com tráfego, você tem que ser bem esperto em sua estratégia na classificação – e ter um pouco de sorte também. Estou feliz em receber as atualizações aerodinâmicas que Pierre (Gasly) usou nas duas primeiras sessões. A equipe tem feito ótimo trabalho nessas atualizações e nossa ênfase agora é ir o mais longe no grid que pudermos."

Sergio Pérez, 12°: “A impressão geral do carro é boa, mas precisamos melhorar o equilíbrio para encontrar mais tempo de volta antes da classificação. Vai ser uma disputa apertada no pelotão intermediário, mas a gente deve brigar por vaga no Q3 com um bom trabalho nos próximos dias”

Esteban Ocon, 13°: “É sempre incrível pilotar aqui. É uma pista especial, muito técnica, o que dificulta a busca pelo acerto correto. A pista evolui muito ao longo do dia e você precisa se adaptar às condições e cuidar para não ir além do limite. Eu dei um beijo de leve no muro durante a manhã, mas não tive nenhum outro drama e consegui encontrar velocidade a cada volta. É tudo uma questão de conseguir confiança antes do sábado e foi importante não ter problemas”

Pierre Gasly, 14°: "Primeiro dia em Mônaco, foi muito legal pilotar nestas ruas novamente. A última vez havia sido em 2016. É uma das mais incríveis pistas do ano, então é ótimo estar aqui. Tentamos algumas coisas hoje, e acho que no momento está bem apertado da sétima posição até o final do grid. Não achei as configurações certas para ficar confortável com o carro, então estou um pouco fora de sincronia no momento, mas Brendon (Hartley) parece estar muito bem, então provavelmente vamos trabalhar e analisar tudo esta noite e tentar encontrar a melhor situação. O carro parece rápido, então se conseguirmos ganhar um ou dois décimos acho que podemos lutar pelo top-10. Essa é nossa meta."

Sergey Sirotkin, 15°: “Eu diria que o dia andou bem. O TL1 foi razoável e o TL2 poderia ser melhor. Com o tráfego, não consegui uma volta limpa. Sempre tinha algo que me atrapalhava e não estava na condição certa para os pneus. Temos espaço para avanço, mas estamos bem. Já estamos em posições melhores do que em Barcelona, mas não é o melhor que podemos fazer. Não diria que estamos muito otimistas, mas a sensação é positiva. É um desafio, mas qualquer um conseguiria se fosse fácil. Não temos o carro mais fácil de pilotar aqui. É uma pista muito exigente, mas gosto do desafio”

Kevin Magnussen, 16°: "Obviamente não começamos hoje do jeito que queríamos, nem em termos de ritmo, nem em termos de quilometragem no TL1. Espero que o sábado seja melhor. Temos muito trabalho a fazer no carro com a sexta-feira livre, ao menos de pilotagem, e podemos pensar sobre as configurações. Espero que a situação melhore para a classificação. O grid está bem apertado, então mesmo que tudo pareça ruim no momento, não precisamos melhorar tempo para ir para a frente."

Kevin Magnussen (Foto: Haas)

Charles Leclerc, 17°: "Foi um dia produtivo para nós. Tudo correu de forma tranquila, no geral. Sabermos que essa pista é desafiadora para nós e e usamos as sessões desta quinta para acertar as configurações do carro da melhor maneira possível. Vamos agora analisar os dados e começar os trabalhos para a classificação. Estou ansioso para voltar ao carro."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 18°: "Não estamos encontrando o melhor do carro e não achamos o grip que queremos ter aqui. Obviamente não estamos contentes com as posições que conseguimos. Espero que consigamos com que os pneus trabalhem melhor, encontrar o grip e aí o desempenho deve mmelhorar muito. No momento não estamso esperançosos com Q3, mas é tudo sobre achar o grip. Tenho certeza que os engenheiros vão trabalhar muito e conseguir resolver esse problema. Se der certo, os carros são realmente bons, então não vejo por que não sermos competitivos."

Lance Stroll, 19°: “Não foi o melhor dia, mas foi o primeiro dia. Estou me ajustando e Mônaco é um desses lugares em que você precisa encontrar o ritmo antes de executar qualquer coisa. Estivemos em desvantagem na maior parte do dia e não me senti sob controle do carro. Mesmo assim, comecei a chegar lá no fim da sessão, principalmente de tanque cheio. Me senti cada vez melhor. Vamos tentar encaixar tudo e ver o que podemos fazer no sábado. É claro que estamos longe de onde queremos estar, mas ainda temos muito tempo para pensar no que podemos fazer antes da classificação e da corrida. A gente parece estar um pouco melhor nesse fim de semana e o Sergey [Sirotkin] mostrou que o carro tem um pouco mais de ritmo”

Marcus Ericsson, 20°: "Foi um bom dia. É importante conseguir dar muitas voltas em Mônaco na quinta-feira, então isso foi positivo para nós. Sofremos um pouco com os pneus hipermacios, mas tirando isso foi tudo tranquilo. Temos velocidade e temos uma boa base de trabalho para sábado e domingo. Estou ansioso para o restante do final de semana."

TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.