Confira declarações dos pilotos após GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2018 da F1

Daniel Ricciardo venceu, com sofrimento, em Mônaco - e celebrou com muita emoção. Seu companheiro de Red Bull, Max Verstappen, também foi destaque, pontuando mesmo após sair em último. E os rivais Sebastian Vettel e Lewis Hamilton tiveram que se contentar em congratular o vencedor

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Daniel Ricciardo usou o braço para, mesmo sem uma marcha, conseguir segurar a liderança de ponta a ponta e enfim vencer em Mônaco neste domingo (27). "Radiante", ele comemoou muito o triunfo em dia positivo para a Red Bull – já que Max Verstappen, mesmo largando em último, conseguiu chegar em 9° e pontuar.

A felicidade parou por aí, porém: Mercedes e Ferrari, que conseguiram ocupar da segunda até a quinta colocações, mais lamentaram do que comemoraram algo na monótona corrida em Mônaco.

Os sentimentos também foram variados mais para baixo no grid: Esteban Ocon e Nico Hülkenberg ficaram contentes com o toop-10, mas Fernando Alonso e Charles LEclerc lamentaram muito seus abandonos. Veja o que falaram todos os pilotos após o GP de Mônaco, o sexto da temporada 2018 da F1:

Daniel Ricciardo lava a alma com uma vitória redentora em Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

Daniel Ricciardo, primeiro: Radiante, Ricciardo comemora "vitória redentora" dois anos após sofrimento em Mônaco: "Que sensação boa!"

Sebastian Vettel, segundo: Vettel admite ritmo bom de Ricciardo e lamenta desgaste no fim do GP de Mônaco: “Não tinha confiança nos pneus”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton lamenta por ficar atrás de Vettel e diz que “seria bom ter sido segundo” em Mônaco: “Fiz tudo o que pude”

Hamilton salvou um pódio em uma corrida em que pouco pôde fazer (Foto: Mercedes)

Kimi Räikkönen, quarto: "Não aconteceu nada, a corrida foi muito chata, sendo honesto. Sabíamos que seria assim e nesta pista, quando todo mundo para, o que está à frente dita o ritmo, mesmo que seja quatro segundos mais lento por volta. Não há como ultrapassar a menos que alguém cometa um grande erro ou fique sem pneus. Acabamos seguindo em fila durante toda a corrida. Não tive problemas com meus pneus. Não me preocupei com (Valtteri) Bottas atrás de mim. Tínhamso velocidade e podíamos chegar no carro da frente, mas não pudemos usar esse ritmo. Obviamente não posso estar contente sendo quarto mas, como sempre, aprendi algo."

Valtteri Bottas, quinto: "Isso é Mônaco. Às vezes muitas coisas acontecem, às vezes nada acontece e vocÊ tem uma corrida sem eventos como foi hoje. Acho que escolhemos de forma correta os pneus supermacios para a segunda parte, me pareceu melhor do que os ultramacios. O primeiro stint foi duro por causa do problema com o pneu, mas o segundo foi realmente bom, pude pressionar os carros da frente. Tinha mais ritmo que eles, mas não deu para fazer nada. Ultrapassar era impossível. Sabíamos que seria um final de semana difícil e acabou de fato sendo, mas conseguimos ir bem apesar dos problemas. Ser quinto não torna nada mais fácil para mim e não acho que poderia ter feito algo diferente com o carro que tínhamos hoje. Montreal deve ser melhor."

Esteban Ocon, sexto: "Foi ótimo, o carro esteve incrível! Em um dado momento, eu estava dando as melhores voltas na corrida, hoje foi incrível. Eu tive um pequeno problema de freio no safety-car, talvez de outra forma eu poderia ter atacado, mas é um ótimo resultado, estou muito feliz. Foi uma corrida muito longa, eu estou exausto, honestamente. Você tem que ficar focado o tempo todo para não cometer erros. Eu tive Fernando [Alonso] que colocou pressão em mim a todo instante depois de Hülkenberg, e então Pierre [Gasly], que também foi rápido. Nas últimas voltas, porém, eu estava tirando mais de um segundo por volta sobre Bottas e Räikkönen, e terminei logo atrás deles. A velocidade que tivemos hoje, se mantivermos o ano todo, nos dará uma ótima temporada. É ótimo ter um resultado desse e uns bons pontos após corridas decepcionantes. Espero que tenhamos mais fins de semana assim." 

Esteban Ocon em Mônaco (Foto: Force India)

Pierre Gasly, sétimo:  “Meu primeiro GP de Mônaco na Fórmula 1 e minha segunda vez pontuando. Uma corrida incrível, honestamente. Iniciando em décimo, eu sabia que seria difícil, mas o carro esteve muito rápido! Tentei ser cauteloso com os pneus desde o início, e, quando estive sozinho na pista, pude pisar fundo porque me senti bem com o carro. Nos programamos para deixar os pits na frente dos outros e lutamos duro para manter Hülkenberg atrás, pois sabíamos que é difícil ultrapassar em Mônaco. Simplesmente tentei me manter focado e não cometer erros, dado que os pneus estavam muito desgastados no fim — não foi fácil, mas conseguimos terminar em sétimo. Estou simplesmente super feliz.”

Nico Hülkenberg, oitavo: "Tive um dia muito positivo. Usei estratégia diferente da de Carlos (Sainz Jr.) e funcionou bem. Foi uma boa conclusão depois de uma classificação não tão boa. Acho que esse oitavo lugar é o melhor que podíamos ter neste contexto. A primeira parte da corrida foi um sucesso, a do meio foi mais difícil, pois sofri com granulação dos pneus, mas eles melhoraram e eu pude andar rápido para recolocar a corrida nos trilhos. É típico de Mônaco: pode ser uma loucura ou como hoje, mas acho que aproveitamos a maioria das oportunidades que tivemos.”

Max Verstappen, nono: Nono após largar em último, Verstappen diz que “maximizou resultado” em Mônaco: “Era questão de limitar danos”

Carlos Sainz Jr., décimo: "Um gosto muito, muito amargo. Acho que a corrida foi um desastre do início ao fim. Eu sabia o que fazer [sobre a estratégia de desgaste dos pneus]. Mas outras pessoas, não. Eu estava poupando os pneus, mas os da frente estavam se desgastando muito. Não sabemos por que e é algo em que devemos prestar atenção. E a decisão pro trocar para pneus ultramacios não foi a mais apropriada."

Marcus Ericsson, 11°: “Como esperávamos, foi uma corrida complicada para nós, mas foi boa e estou feliz com o resultado. Nosso foco era administrar os pneus, e foi um desafio encontrar a janela certa de funcionamento e garantir que não ia se desgastar muito rapidamente. Foi difícil avançar no pelotão porque estávamos presos atrás do Hartley na maior parte do tempo. Perdemos muito tempo nisso. Mas foi um bom trabalho em equipe como um todo, temos vários aspectos positivos. Agora temos Montreal pela frente, que é uma pista mais adequada para nós.”

Sergio Pérez, 12°: “Estou desapontado porque hoje não obtivemos o resultado que nosso ritmo merecia. Tivemos um problema no pit-stop e isso arruinou totalmente a corrida. Nosso primeiro stint foi forte, cuidamos bem dos pneus e forçamos bem quando prestes a parar. Tivemos um ritmo bom mas paramos um pouco cedo para poder reagir ao que acontecia ao nosso redor. Perdemos um pouco de tempo, mas na segunda parte da corrida tivemos um bom ritmo. Infelizmente, foi impossível ultrapassar. Eu estava mais rápido que os carros à frente mas você precisa de muita vantagem para poder passar por aqui, especialmente com estes carros mais largos. Deixo Mônaco sentindo que perdemos pontos importantes. Esteban mostrou o que éramos capazes de fazer hoje e há o sentimento de uma oportunidade perdida.”

Sergio Pérez em Mônaco (Foto: Force India)

Kevin Magnussen, 13°: “O carro que tivemos neste fim de semana não representa o que deveríamos ter. Simplesmente estou grato por estarmos fora daqui, e mal posso esperar ir para Montreal e retornar à briga. Todos no time merecem isso, estamos seguindo em frente. Todos estamos ansiosos pelo Canadá e para colocar partes novas no carro — voltando, assim, à nossa forma normal e à luta por pontos.”

Stoffel Vandoorne, 14°: "Foi uma corrida decepcionante para mim. A primeira parte foi realmente dura. Saí com ultramacios e queria correr mais que os que usavam hipermacios, mas tinha muita degradação e não pude lidar com isso. Logo perdi muito tempo na minha primeira parada nos boxes e isso também me fez perder posições. Na parte final, com hipermacios, fui um pouco mais rápido e pude lutar por com quem estava à frente, mas obviamente Mônaco não é lugar para ultrapassagens. Esperávamos mais, mas acredito que demos um passo à frente com nosso ritmo de classificação. Acredito que devemos nos centrar em melhorar o rendimento de nosso carro para estar em situação melhor para lutar por pontos."

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, 15°: “Foi uma prova dura. Nós sofremos e não tivemos muito ritmo. Infelizmente, sem nenhuma loucura na corrida, sempre estaremos em uma posição difícil. Acho que devemos ter um bom carro no Canadá.”

Sergey Sirotkin, 16°: "Não foi o final de corrida ideal, mas de certa forma foi uma boa prova. Tive um carro que me permitiu brigar. Acho que tinha o ritmo, tive uma boa chance de pontuar, mas um pouco de azar com a penalização foi seguida por alguns erros no grid. Acho que mostrei uma boa melhora na classificação, e também na corrida com o próprio ritmo. Vamos continuar trabalhando, cada vez mais duro, e vamos chegar lá."

Sergey Sirotkin (Foto: Williams)

Lance Stroll, 17°: "Foi um dia terrível. Tive um furo no pneu na volta 9 e perdi muito tempo, uma volta, só para ir aos boxes. Depois disso fui atrapalhado pelas bandeiras azuis, tive que deixar os carros passarem já que estava uma volta atrás. Aí tivemos problema de temperatura toda a corrida, me disseram para deixar espaço para os carros passarem, então não tive muitas oportunidades, não estávamos realmente correndo hoje. Já estu pensando e estou ansioso em correr em casa, no Canadá, e sonhando com um final de semana melhor."

Brendon Hartley, NC: “Foi uma corrida dura começando em 15º. Tive uma largada muito boa, mas danifiquei a asa dianteira na curva 5 da primeira volta, o que foi incômodo. Desde então, foi uma batalha morro acima. Os pneus simplesmente sumiram com a falta de downforce, mas seguramos a situação e fizemos um grande esforço para que os ultramacios durassem até o fim. Paramos muito cedo para obter vantagem — o que foi uma boa estratégia — e pelo fim da corrida eu estava perseguindo Carlos pela décima posição. Entretanto, fui atingido por trás por uma Sauber. Charles e eu conversamos depois e ele disse que perdeu os freios. É muito frustrante, mas isso é Mônaco. Fomos fortes o fim de semana todo — com exceção do Q1, onde não demos jeito. Eu estava feliz com minha pilotagem mas, por fim, não era para ser.”

Charles Leclerc, NC: Leclerc revela que percebeu problema no freio quatro voltas antes de acidente em Mônaco: "Uma pena que ocorra em casa"

Fernando Alonso, NC: Alonso sente perda de pontos por abandono no GP de Mônaco e resmunga “Não tivemos a confiabilidade necessária”

TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.