Confira declarações dos pilotos após GP de Cingapura, 14ª etapa da temporada 2014 do Mundial de F1

GP de Cingapura apresentou uma nova realidade para a temporada 2014 da F1: Lewis Hamilton agora ocupa a liderança do campeonato. A vitória em dia inspirado do britânico enquanto Nico Rosberg abandonava às voltas com caos eletrônico, foi sintomático de que talvez a sorte tenha de fato virado

A cobertura completa do GP de Cingapura no GRANDE PRÊMIO
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
O passo a passo do GP de Cingapura

O campeonato agora tem uma nova leitura, já que Lewis Hamilton venceu o GP da Cingapura neste sábado (21) e assumiu a liderança do Mundial de F1. Apenas por uma prova, no espaço entre Espanha e Mônaco, o britânico liderou. Claro que para tanto, Nico Rosberg foi quem precisou pagar o pato. O alemão se viu às voltas com problemas mecânicos e teve de abandonar.

 
Sebastian Vettel pulou na frente de Daniel Ricciardo na largada, assumiu o segundo posto deixado vago por Rosberg e assim conseguiu terminar. Chegou a estar atrás de Fernando Alonso em dado momento, numa jogada estratégica tentada pelo asturiano para vencer a prova. Não deu. Ricciardo foi terceiro, Alonso ficou com a posição de número quatro.
 
No quinto posto, Felipe Massa conseguiu um verdadeiro feito: 37 voltas com o mesmo jogo de pneus. E em Cingapura. Na parte final da prova, contou com Valtteri Bottas, então sexto lugar, como escudeiro: com problemas, o finlandês não se aproximava, mas não deixava Jenson Button e Kimi Räikkönen irem adiante. Ao fim, Bottas escapou na volta final, ficando em 11º. Button teve problemas eletrônicos e abandonou. Räikkönen navegou para trás, ficando com o sétimo posto.
Eis aí o pódio do GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Jean-Éric Vergne foi o sexto, mesmo com os 5s acrescidos a seu tempo devido uma saída da pista em disputa com Pastor Maldonado. Vergne ficou sob investigação quatro incríveis vezes durante as duas horas de corrida. Sergio Pérez foi o sétimo, seguido por Räikkönen, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, encerrando a zona de pontuação.
 
Bottas seguiu, com as duas Lotus atrás. Em dado momento, parecia que Pastor Maldonado e Romain Grosjean levariam alguns pontos para casa, mas acabou não se concretizando. Daniil Kvyat foi 14º, com Marcus Ericsson sendo 15º e Jules Bianchi na 16ª colocação. Uma volta atrás, Max Chilton também terminou, foi o 17º. Button, Adrian Sutil, Esteban Gutiérrez e Rosberg não completaram. Kamui Kobayashi nem sequer largou.

Confira as declarações dos pilotos:

FORCE INDIA
 
Sergio Pérez, sétimo: "A corrida foi toda a meu favor, as voltas finais foram muito agradáveis. Fiquei feliz com nosso desempenho hoje e, mais importante, terminamos à frente de nossos concorrentes diretos. Aqueles que estavam na minha frente no final tiveram grande degradação dos pneus, mas isso me afetou também. Quando peguei o grupo à frente eu não tinha muita aderência, isso fez cada uma das ultrapassagens ser um pouco mais difícil. Conseguimos administrar os nossos pneus perfeitamente e ir de P15 para P7 foi a recompensa. Foi um grande resultado para a equipe; eles fizeram um trabalho fantástico com a estratégia. Hoje foi um daqueles dias em que a corrida dá uma sensação fantástica: é mais do que apenas marcar os pontos, é a forma como se obtém o resultado."
 
Nico Hulkenberg, nono: "É bom estar nos pontos e para a equipe foi um dia de sucesso. Esta é sempre uma corrida difícil, especialmente do ponto de vista estratégico, e talvez nós poderíamos ter alcançado ainda mais hoje. Após o safety-car, eu tinha que fazer um stint de 30 voltas com os pneus macios e a maioria dos carros à frente estava ficando sem aderência no final da corrida. Teria sido melhor parar no pit novamente para colocar pneus novos, nós provavelmente poderíamos terminar ainda mais acima, mas é sempre uma decisão difícil para a equipe com as informações de momento. A boa notícia é que temos dois carros nos pontos."
Nico Hülkenberg ficou na nona colocação (Foto: Getty Images)
FERRARI
 
Kimi Räikkönen, oitavo: "A corrida hoje foi frustrante porque apesar de sermos rápidos, não fomos capazes de terminar onde queríamos. Meu início foi bom, eu subiu alguns lugares e tudo estava funcionando perfeitamente. Após a primeira parada, perdi a posição para Felipe e desde então me vi preso atrás de uma Williams durante toda a corrida. Infelizmente, cada vez que eu chegava perto perdia desempenho aerodinâmico na parte traseira, e a degradação dos pneus era muito alta. É uma pena não ter sido capaz de correr a minha corrida. Não estou feliz com o oitavo lugar, mas no lado positivo, vimos melhorias neste fim de semana."

WILLIAMS

 
Valtteri Bottas, 11º: "Depois do safety-car, mudamos para uma estratégia de duas paradas e no final os pneus simplesmente não foram capazes de aguentar. Na última volta, travei os pneus traseiros quando me defendia e depois disso não tinha aderência e os carros poderiam facilmente me passar. Também tive um problema com a direção hidráulica no stint final e isso tornou mais difícil manter os pneus vivos. Se eu não tivesse tido esse problema, poderia ter ido até o fim. Obviamente estou desapontado por não terminar nos pontos, mas tivemos pontos positivos neste fim de semana, fomos competitivos numa pista que não é muito adequada para o nosso carro e continuamos em terceiro lugar no campeonato de construtores.
LOTUS
 
Pastor Maldonado, 12º: “Tiramos o máximo do nosso carro hoje e tivemos uma performance bem forte. Estou muito feliz com o resultado, depois de todos os problemas que tivemos no começo do final de semana. Foi uma corrida muito complicada, especialmente nas últimas dez voltas, quando foi necessário cuidar bem dos pneus. Acho que fomos capazes de fazer uma boa corrida aqui”.
 
Romain Grosjean, 13º: “Estava muito quente. As coisas pareciam estar bem até a entrada do safety-car, estávamos brigando por pontos. Infelizmente, eu parti para cima na relargada e acabei perdendo a freada, o que me custou algumas posições, com os pneus frios. Depois, não consegui avançar e entrar na zona de pontos”.
 
TORO ROSSO
 
Daniil Kvyat, 14º: “Foi uma corrida muito complicada, eu lutei contra mim mesmo antes de brigar com os outros carros. O carro estava muito difícil de ser guiado e saindo muito de lado. Também tive bastante trabalho com os pneus. Infelizmente, também tive problemas com o sistema de água e fiquei sem água a corrida inteira, tornando a prova ainda mais complicada. Penso que pontos eram bem possíveis hoje, então, parabéns ao Vergne que conseguiu e fez um grande trabalho”.
Daniil Kvyat não teve o mesmo sucesso que o companheiro em Cingapura (Foto: Getty Images)
CATERHAM
 
Marcus Ericsson, 15º: "Que corrida! Uma das melhores da minha temporada até agora, não tenho dúvida. Estou muito satisfeito e feliz por toda a equipe. O resultado é uma maneira de dizer obrigado por todo pelo trabalho duro e esforço de ontem. Estamos felizes porque vencemos nossos rivais mais próximos, depois de ter lutado muito para acompanhá-los neste fim de semana. Seguimos uma grande estratégia e eu não cometi erros. Estou muito satisfeito, mas temos de continuar a trabalhar duro, a fim de progredir a cada corrida." 
 
Kamui Kobayashi, abandonou: "Que maneira frustrante de terminar o fim de semana. Durante a volta de apresentação, de repente o carro não tinha força e senti o cheiro de algo queimando. Então perdi os freios e decidi parar o carro porque era perigoso e eu não tinha nada para fazer. Eu estava ansioso para esta corrida e é uma pena não ter corrido, mas isso acontece às vezes no automobilismo, infelizmente."
MARUSSIA
 
Jules Bianchi, 16º: “Hoje não foi um dos dias mais fáceis para a gente, mas pelo menos temos coisas positivas para tirar. Estivemos perto da Lotus de Maldonado e da Sauber de Sutil, é algo positivo em um circuito deste tipo. A parte frustrante é que não conseguimos superar o Ericsson, por causa dos problemas de freios. Foi uma prova trabalhosa, especialmente pela parte do trabalho com os freios. O safety-car do acidente do Pérez embolou tudo e qualquer vantagem que a gente tivesse, nós perdemos”.
 
Max Chilton, 17º: “Uma dura e complicada corrida que também teve uma boa carga de azar. Eu larguei bem, me aproximei do Ericsson, mas acabei me complicando no primeiro stint com Rosberg posicionado entre a gente. Fiz minha primeira parada e logo tive que parar de novo com problemas. Foi o que complicou a nossa estratégia. As coisas se complicaram de vez quando entrou o safety-car.  
Chilton ficou em último entre os que completaram a prova (Foto: Getty Images)
MCLAREN
 
Jenson Button, abandonou: "Eu estava preocupado com o final da corrida, estava cuidando dos pneus para a parte final, eu sabia que as últimas cinco voltas seriam complicadas para Valtteri à minha frente. Eu só ajustei o carro para um modo diferente e a perseguição estava começando a ficar emocionante. Então, algumas curvas depois, o carro simplesmente desligou e tive que parar. Eu estava ansioso para o final da corrida, porque eu acho que teria passado Valtteri, mas simplesmente não deu certo, tive má sorte."
 
SAUBER
 
Esteban Gutiérrez, abandonou: "Não há muito o que dizer sobre a corrida. No momento, é quase impossível alcançar bons resultados. Temos de extrair 120% do que temos, mas esses problemas que estamos tendo tornam as coisas complicadas. Não há nada que eu possa fazer para evitar esses problemas no momento. Temos que olhar para as próximas corridas e aproveitar todas as chances que temos. Continuar lutando é o objetivo mais importante para nós como equipe no momento".
 
Adrian Sutil, abandonou: "É muito frustrante abandonar novamente devido a uma falha técnica. Hoje estávamos em uma boa posição para marcar pontos. Foi uma corrida difícil, pois tivemos problemas com o motor no início. No entanto, fomos capazes de corrigi-lo e continuar com nossa estratégia planejada. Em relação ao contato com Sergio Perez, não há muito o que dizer além de que de repente ele dirigia na traseira do carro. Por sorte o carro não foi danificado".

#GALERIA(5078,81717)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.