Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da Alemanha 2018

Com vitória de Lewis Hamilton após batida de Sebastian Vettel no GP da Alemanha, a liderança do campeonato mudou de mãos em Hockenheim. A balança que pendia para a Ferrari rapidamente mudou para a Mercedes quando a chuva começou

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Um domingo (22) que parecia encaminhado para Sebastian Vettel e a Ferrari viu a chuva chegar e a ordem de forças mudar completamente nas primeiras posições a partir do erro e batida do ex-líder do campeonato. Lewis Hamilton, que largou em 14º, acabou vencendo a reassumiu a ponta do campeonato.

 
Valtteri Bottas até achou que dava para vencer e atacou o companheiro até a Mercedes mandar que parasse. O segundo lugar acabou sendo lucro para quem chegou a ser quarto. Kimi Räikkönen fechou o pódio.
 
Max Verstappen terminou com boa vantagem para Nico Hülkenberg, Romain Grosjean, Sergio Pérez, Esteban Ocon, Marcus Ericsson e Brendon Hartley fecharam o top-10. 
 
Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr., Stoffel Vandoorne, Pierre Gasly e Charles Leclerc fecharam a sequência, com Fernando Alonso, Lance Stroll, Sebastian Vettel, Sergey Sirotkin e Daniel Ricciardo sem pontuar. 
Lewis Hamilton (Foto: Beto Issa)
A F1 volta na semana que vem com o GP da Hungria.

Confira as declarações:

 
 
 
 
Nico Hülkenberg, quinto: “Estou muito feliz com isso. A primeira parte da corrida não foi tão empolgante, mas as coisas se encaixaram bem no fim, e aí a chuva veio. Foi difícil seguir na pista, mas aproveitei as condições e ganhei terreno. São pontos importantes para a equipe, além de ser a repetição do meu melhor resultado no ano e na Renault. Condições mais loucas ajudariam, mas aceito isso. Tomamos as decisões certas e merecemos o quinto lugar. Trabalhamos pesado por isso e é uma boa recompensa”
 
Romain Grosjean, sexto: “Foi divertido e [o sexto lugar] foi uma boa forma de terminar a corrida. Óbvio que a gente errou ao colocar intermediários, já que a pista secou em seguida, por algum motivo. Foi um pouco de sorte e de aposta, mas voltamos aos slicks e me diverti muito nas últimas voltas. Estava no limite e indo com tudo. Acho que a gente ficaria feliz sem a chuva, mas choveu. O pessoal merecia uma boa pilotagem da minha parte e eu me diverti fazendo isso”
 
Sergio Pérez, sétimo: “Quando você termina uma tarde louca dessas com bons pontos, você precisa ficar feliz. A corrida toda foi conturbada e eu sempre estava brigando com carros ao meu redor. Meu primeiro trecho foi muito bom, mas tivemos azar com o pit-stop, que custou alguns segundos. Aí, quando a chuva chegou, foi complicado e cada volta era uma nova aventura. Rosei enquanto colocava uma volta no Leclerc, acho que ele nem me viu. Sobreviver e terminar em sétimo é uma boa conquista. Uma pena que eu perdi uma posição para o Grosjean na última volta, mas fizemos tudo que podíamos”
Sergio Pérez (Foto: Force India)
Esteban Ocon, oitavo: “Esse foi um bom resultado depois das decepções de ontem. Tive uma boa largada e ganhei posições, mas, fora isso, o começo foi bem chato. Só depois do pit-stop, quando choveu, que eu e o Sergio fizemos a diferença. Ganhamos algumas posições de slicks e foi bem divertido. Precisava avaliar a situação [da pista] volta após volta porque eu podia ver a chuva no meu visor e nos pontos de freada, mas nunca tivemos duvidas sobre não parar. Somar pontos depois de um sábado difícil é ótimo. Confiamos na nossa estratégia e fomos recompensados”
 
Marcus Ericsson, nono: "É muito satisfatório voltar aos pontos. Foi uma corrida difícil, especialmente em questão do controle dos pneus. Nosso primeiro stint foi longo com os pneus macios, mas, depois que a chuva começou, decidimos ficar calmos e na pista. Foi um grande desafio não errar, porque a pista estava muito escorregadia e exigente numa situação errática. No fim da corrida teve muita gente que parou nos boxes e também vi várias brigas por pontos. No geral, uma corrida divertida e legal demais terminar em nono. É ótimo para a equipe, um aumento da moral para todos nós. Agora vamos a Budapeste otimistas.
 
Brendon Hartley, décimo: "Estou feliz com o que fizemos hoje. Perdi algum tempo atrás da Williams no começo, mas tive batalhas divertidas. Definitivamente tivemos bom ritmo com pneus mais duros, mas tive problemas no fim com os ultramacios. Fiquei decepcionado em perder um lugar para Grosjean, mas ele era bem mais rápido que eu. Mantive tudo sem erros e acredito que acertamos em ficar na pista bravamente quando veio a chuva. A equipe e eu tivemos ótima comunicação durante a mudança climática, o que deu certo no fim. Também utilizei minha experiência de endurance para tomar essa decisão, então estou feliz com a corrida e em trazer um ponto para casa."
 
Kevin Magnussen, 11º: “Óbvio que não é ideal ficar sem pontos depois de passar a corrida inteira em sexto. Não nos demos bem com toda a questão do clima. Vamos aprender com isso e ir melhor na próxima”
 
Carlos Sainz Jr., 12º: “O fim da corrida foi bem difícil para mim. Tivemos uma boa largada, mas levei uma espremida e perdi tempo. A corrida se acalmou e estávamos em uma boa posição para pontuar, até que a chuva veio e deixou a pista muito escorregadia. Infelizmente eu parei para intermediários uma volta antes da batida do Vettel e foi um timing ruim. Terminamos no top-10, mas a punição acabou com nossas chances de pontos, o que é decepcionante”
Stoffel Vandoorne (Foto: McLaren)
Stoffel Vandoorne, 13º: "Foi uma corrida estranha. Tivemos uma primeira parte terrível, quase em último – como quase todo o fim de semana, na realidade. Tivemos um problema de motor, pensamos em abandonar, mas mexemos nos ajustes e funcionou de novo, ainda que com menos potência que o normal, mas pelo menos na ainda na corrida. Quando a chuva veio, acertamos na decisão de colocar os intermediários. Ganhamos posições com isso. 13º foi provavelmente o melhor que podíamos ganhar. O mais importante agora é que mudemos o que é necessário e cheguemos à Hungria em normalidade."
 
Pierre Gasly, 14º: "Sabíamos que seria difícil por começar lá de trás depois da punição, mas não tínhamos muito a perder, então fomos ousados na estratégia. O clima tornou as coisas complicadas e não tivemos sorte de apostar em nossa estratégia de pneus para chuva extrema, porque esperávamos mais chuva. O pneu começou a superaquecer e a pista secou, então tivemos que parar de novo para colocar ultramacios. Não ajudou, mas tínhamos que arriscar. Não funcionou hoje, então vamos apagar tudo e voltar semana que vem, em Budapeste."
 
Charles Leclerc, 15º: "Foi um fim decepcionante para mim hoje. Tinha um bom carro, consegui manter minha posição no pelotão durante o primeiro stint. O desempenho era bom e me senti confiante. Quando a chuva apareceu, fui chamado para trocar para os intermediários. Como a pista estava molhada apenas em algumas curvas, os pneus estavam destruídos depois de algumas voltas. Daí em diante, a corrida foi uma dificuldade. Perdi posições nesse período, e foi um desafio fazer os pneus funcionarem. É infeliz terminar as corridas assim, desta forma. De qualquer forma, progredimos de novo neste fim de semana. Estou focado na próxima corrida na Hungria, estou ansioso em voltar ao carro."
 
Lance Stroll, 17º: “Precisei abandonar porque perdi os freios. A classificação de ontem foi promissora, mas nosso ritmo hoje não foi bom, apesar de eu estar feliz com minha corrida. Em certo momento a gente estava em uma posição promissora, mas aí a chuva veio. O Hartley pontuou e nós estávamos na frente dele antes de colocar intermediários. É uma pena não poder capitalizar em cima de condições variáveis”
 
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.