Confira declarações dos pilotos após classificação para GP da Alemanha, 11ª etapa da temporada 2018 da F1

Com Sebastian Vettel na pole e Lewis Hamilton com o carro quebrado e apenas na 14ª colocação, o treino de classificação para o GP da Alemanha configurou um dos sábados mais movimentados do ano

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O treino classificatório deste sábado (21) para o GP da Alemanha terminou com o favorito Sebastian Vettel na pole-position e Valtteri Bottas conseguindo bater a carteira de Kimi Räikkönen pelo segundo lugar. Max Verstappen fecha a linha das duas primeiras filas.

 
O grande momento do treino classificatório foi Lewis Hamilton encostando e tentando empurrar o carro da Mercedes quando uma falha hidráulica impediu que ele fosse adiante no final do Q1. Daniel Ricciardo, punido, larga apenas no fim da fila.
 
O top-10 é completado por Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr, Charles Leclerc e Sergio Pérez.
Sebastian Vettel (Foto: Beto Issa)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Confira as declarações:

 
 
 
Kimi Räikkönen, terceiro: "Hoje o carro trabalhou bem, eu sabia que tinha muito a tirar. Desde o comço me senti bem, tudo parecia bom e então eu cometi um erro e saí de lado. Tínhamos a velocidade para fazer mais, mas não quis cometer erros loucos e arriscar perder tudo o que tínhamos. O terceiro lugar não é ideal, mas no fim das contas é uma boa posição para largar. É difícil dizer o que será a chave para a corrida. Nosso carro tem sido bom, e espero o mesmo amanhã, mas as condições podem mudar. Em cada corrida nós trazemos o máximo e vemos o que acontece no fim. Precisamos fazer o melhor que pudermos."

Max Verstappen, quarto: "Quarto foi o máximo que poderíamos fazer. Você tem que ser realista na classificação e se você não tem potência não pode esperar estar na frente. Fiquei muito feliz com a minha volta, sinto que extraímos o máximo possível do carro, então foi um dia satisfatório do meu ponto de vista. O plano era começar com pneus macios, mas a bandeira vermelha no Q2 mudou isso. Olhando para trás, acho que teríamos ficado bem, mas queríamos ter certeza de que iríamos progredir no Q3, então vamos começar a corrida de supermacios. Esse composto deve ser mais forte para a sequência de largada. Ainda não sabemos como os pneus vão se degradar devido a temperatura da pista ser diferente de sexta-feira, em comparação com a corrida. Nosso ritmo deve ser melhor amanhã do que na classificação, então, com uma boa largada, vou ver como posso progredir. Acho que vou largar do lado de dentro, o que não é o ideal, mas estar na segunda fila ajuda. Foi bom ver todos os fãs lá, não tenho certeza se eles estavam aplaudindo Sebastian, como eu estava logo atrás dele, ou a mim mesmo, mas de qualquer forma foi bom de ver."

 
Kevin Magnussen, quinto: “Tive uma volta legal no fim. Não tinha como superar a Red Bull porque eles ainda estão muito na frente, mas voltamos a ser o melhor do resto, e esse é nosso objetivo. Agora vamos focar na corrida de amanhã, que é o maior desafio. Amanhã eu espero que o pessoal da frente tenha uma boa largada para nos dar espaço e nos deixar fazer nossas coisas. Temos sorte, porque parece que as temperaturas vão ficar mais baixas. Com os problemas de superaquecimento que tivemos na sexta-feira, talvez a gente melhor. Espero que o carro se comporte tão bem quanto hoje”
 
Romain Grosjean, sexto: “Foi uma sessão muito boa. Nós só precisamos entender o que aconteceu na minha última volta. Eu escapei na curva 1, então precisamos analisar isso. Não conseguimos uma segunda volta rápida no Q3, infelizmente, mas foi uma classificação boa, como um todo. Estou muito feliz pela equipe. Estamos bem em uma pista em que não sabíamos se seríamos competitivos. Estamos lá em cima e isso é encorajador. Ainda veremos como será o clima no domingo porque isso está um pouco incerto, mas não vou me incomodar se esfriar um pouco. Estamos em uma boa posição para amanhã.”
 
Nico Hülkenberg, sétimo: "Eu adoraria ficar mais perto da frente, mas estou feliz com as voltas e o avanço que nós fizemos durante a classificação. Vou tentar perseguir os carros à frente. Foi ótimo ver a torcida de casa mostrando suporte nas arquibancadas cheias. Isso me deixa orgulhoso de ser alemão. Espero recompensá-los na corrida."
 
Carlos Sainz Jr., oitavo: "Estou agradecido por como as coisas aconteceram hoje. A classificação foi desafiadora no começo, mas avançamos muito. Fiz boa volta no Q3, e o oitavo lugar não é ruim. Não usei a nova asa dianteira no treino, mas sei que ela está fazendo efeito, então é uma boa notícia. Como sempre, queremos pontuar com ambos os carros. Nosso ritmo de corrida é promissor, mas temos que tomar cuidado com os pneus."
 
Charles Leclerc, nono: "É ótimo terminar no P9. Não apenas por mim, mas todo o time, porque chegamos a outro Q3. O dia começou com dificuldades, chuva forte que manteve todo mundo fora da pista por boa parte do TL3. COnseguimos acertar na classificação, o equilíbrio do carro está ótimo e as atualizações eram boas e funcionaram como esperado. Espero que´possamos marcar pontos para compensar o que perdemos em Silverstone. Melhoramos muito desde o início da temporada e quer aproveitar isso amanhã."
 
Sergio Pérez, décimo: "Estou feliz com o desempenho de hoje. Creio que o time fez um bom trabalho, especialmente levando em conta que perdemos o TL3 por causa da chuva. Foi um treino difícil, passei ao Q2 por pouco. Tive que fazer cada volta contar em todos os treinos. O P10 é bom para começar, mas acho que as condições serão muito mais quentes amanhã. Será um jogo diferente com o gerenciamento de pneus como fundamental. Podemos certamente mirar os pontos e quem sabe bater alguns carros à nossa frente."
 
Fernando Alonso, 11º: "Estou definitivamente feliz com o 11º lugar, porque é uma pequena pole do pelotão intermediário. Amanhã vamos lagrar com os pneus que quisermos, serão novos, então é uma grande oportunidade de pontuar. Vai ser uma disputa próxima, mas normalmente aos domingos nós temos mais ritmo. Tivemos o benefício dos problemas de Ricciardo e Hamilton, isso é evidente, mas ainda fizemos uma boa classificação. O carro está melhor, as novas partes estão funcionando, mas todo muno está dando alguns passos por corrida, então temos mais ou menos a mesma diferença para os rivais. De qualquer forma, estamos indo na direção certa e espero que possamos trazer mais melhoras nas próximas etapas. Precisamos das duas McLaren nos pontos, então temos que descobrir qual o problema no carro de Stoffel, porque é a segunda corrida que tem menos downforce. Há um problema."
Charles Leclerc (Foto: Sauber)
Sergey Sirotkin, 12º: “Tivemos um resultado muito bom hoje ao ir ao Q2 e ficar em 12º. Tivemos um cronograma extenso ontem em que fizemos muitas coisas. Não quero ser otimista demais, mas achamos coisas interessantes ontem. Colocamos essas descobertas em uso e foi uma boa decisão no fim. É um passo muito importante para a equipe e estávamos esperando por isso há muito tempo. É bom ver que estamos na direção certa. Estou orgulhoso de mim e de todos na equipe pelo trabalho.”
 
Marcus Ericsson, 13º: "Foi uma classificação com sensações misturadas. A meta era chegar ao Q2 e, depois disso, o potencial para melhorar continuava lá, mas minha rodada complicou as coisas. Fui capaz de completar outra volta, mas não muito limpa, o que é uma pena. Temos uma boa posição no grid para amanhã, começando fora do top-10. Outra vantagem é que podemos escolher os pneus. O carro parece bom e temos boa forma. Nossa meta é mercar pontos."

Lewis Hamilton, 14º: Hamilton nega ter causado problema e diz que empurrou carro porque “não queria desistir” no Q1

 
Esteban Ocon, 15º: "Não é uma sensação boa sair no Q1, mas cometi um erro que me custou a oportunidade de continuar no treino. Não conseguir me acertar com o carro e ajustá-lo como eu gostaria. A chuva de hoje durante o TL3 me atrapalhou muito, porque eu já tinha ficado fora e um dos treinos de ontem. Nada que pudéssemos fazer, mas significou que entramos na classificação meio cegos e com apenas um treino feito. Acho que Sergio mostrou o que o carro pode fazer aqui, e estou confiante de que o ritmo de corrida será bom. O pelotão intermediário está muito próximo como sempre, mas é uma boa pista para ultrapassar e creio que posso chegar aos pontos."
 
Pierre Gasly, 16º: "É uma pena sair tão cedo da classificação. Esperávamos ver chuva no treino, mas não aconteceu, infelizmente. Está difícil no momento porque outras equipes estão evoluindo e nós não demos o passo à frente que gostaríamos. Sei que o time está trabalhando diretamente, mas ainda estamos tendo dificuldades com o ritmo. Sabia que não seria fácil chegar ao Q2 hoje e, no final, ficamos fora por só 0s4. De qualquer fomra, considerando nossos tempos de ontem, o ritmo bruto parece competitivo, então espero que consigamos armar uma boa estratégia para amanhã. Tudo é possível, mas claro que precisamos de algumas sortes para avançar no pelotão e recuperar quantas posições for possível."
Lance Stroll (Foto: Williams)
Brendon Hartley, 17º: "Estou um pouco decepcionado com o Q2 hoje. Foi um treino relativamente tranquilo, minha primeira volta foi OK, então optei por uma volta no fim da sessão. Avaliando melhor, talvez duas voltas fosse o melhor com a pista melhorando daquele forma. Faltou ritmo com os ultramacios. Pensando nas partes positivas, o ritmo de corrida está competitivo. Fomos um dos mais rápidos do pelotão intermediário em simulações de corrida."
 
Lance Stroll, 18º: “É uma pena que a gente não tenha conseguido acertar tudo. Pensando na minha volta, teve algumas coisas que eu poderia fazer melhor, mas tentamos de tudo. Eu não acho que ajustamos bem a asa dianteira para a última volta, já que o carro saiu de frente, então o carro tinha mais para oferecer. Provavelmente poderíamos resolver isso com um bom TL3 e ter uma classificação muito melhor. Mas as coisas são assim e preciso focar na corrida”
 
Stoffel Vandoorne, 19º: "A situação foi a mesma de Silverstone. Desde que chegamos aqui temos o pior carro, foi a mesma coisa hoje. É decepcionante, porque mudamos muita coisa no carro para tentar resolver os problemas, mas não conseguimos encontrar uma solução ainda. Eu definitivamente não esqueci como guiar. Entre Fernando e eu dá para notar que as análises dos carros mostram coisas diferentes. A equipe está se esforçando em mudar partes, mas parece que nada está melhorando e o time está analisando outras opções para ver o que dá para ser feito. A prioridade agora é encontrar uma solução para o problema que temos. Amanhã eu não tenho nada a perder, então é daqui para cima."
 
Daniel Ricciardo, 20º: "Estamos começando em último amanhã, não importa o que aconteça. Então, por não participarmos do Q2, temos a escolha de qual pneu começar a corrida. Se tivéssemos feito Q2 teríamos que começar com o pneu da sessão. Esta decisão nos deu um pouco mais de liberdade e nós podemos decidir o que parece melhor para amanhã e economizar um pouco na rodagem no carro. Estou realmente feliz que a classificação foi no seco e os outros foram forçados a usar os pneus [slick], isso nos dá um pouco mais de autonomia para escolher a estratégia mais agressiva. É uma daquelas corridas tipo Silverstone, que fica entre uma ou duas paradas. Dependendo de quão rápido eu conseguir guiar, posso determinar se faço uma corrida de apenas uma parada. Acho que precisamos de um pouco de sorte para conseguir um pódio, é um tiro no escuro, mas nunca é impossível. Agora eu estou pensando apenas na emoção que vou ter começando do fundo amanhã. Obviamente, eu preferiria começar na frente, mas haverá alguma emoção com certeza. Provavelmente vai ser o dobro da diversão com Lewis começando na parte de trás também, então nós dois vindo pela pista deve fazer desta uma boa corrida. Lewis provavelmente não está tão feliz quanto eu agora, já que sabia que essa punição estava chegando e ele tinha uma chance de pole, mas amanhã vamos nos divertir bastante, tenho certeza"
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.