Comissários chamam Hamilton e investigam infração por voltar à pista na entrada dos boxes

Lewis Hamilton foi convocado pelos comissários da FIA para dar explicações sobre a manobra em que deixou os pits e foi para a pista a pedido da Mercedes. O piloto pode perder a vitória

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lewis Hamilton comemorou a vitória no GP da Alemanha deste domingo (22), mas um grande ponto de interrogação entrou em jogo pouco mais de uma hora depois da cerimônia de pódio. Hamilton foi colocado sob investigação pela manobra que fez para evitar a entrada no pit-lane após a batida de Sebastian Vettel.

Hamilton estava pronto para entrar nos boxes e colocar pneus intermediários no lugar dos slick conforme a chuva apertava e deixava a pista escorregadia. Só que Vettel errou, perdeu o controle da Ferrari a bateu. Com a informação, Hamilton, que estava próximo à entrada, chacoalhou o carro de forma a seguir na pista.

Lewis Hamilton corta caminho e deixa entrada dos pits a pedido da Mercedes (Foto: AFP)

A regra de entrada no pit-lane diz, segundo o livro oficial de regras da FIA, que "qualquer piloto com a intenção de deixar a pista ou entrar no pit-lane deve fazer isso com segurança" e que "exceto em casos de força maior [aceitada pelos comissários], o cruzamento, em qualquer direção, da linha que separa a entrada do pit da pista por um carro é proibida.

Como Hamilton cruzou pela grama para ficar na pista e assumiu os pontos deixados pelo caminho de Vettel, agora ele terá de lidar com as conclusões dos comissários.

No fim da corrida, já na última volta e com a vitória certa, Hamilton foi avisado para acelerar o passo e cravar voltas velozes. Provavelmente num movimento de quem já sabia que a punição era possível. No fim das contas, Hamilton terminou com 4s5 de vantagem para Valtteri Bottas, 6s7 para Kimi Räikkönen e 7s6 para Max Verstappen.
 
Dois anos atrás, no GP da Europa em Baku, Kimi Räikkönen cometeu um ato semelhante e acabou punido em 5s. Naquela ocasião, entretanto, havia uma indicação expressa para que não se cruzasse qualquer linha do pit-lane, o que acaba colocando em dúvida a situação do precedente.

Volte em instantes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.