Comissão formada pela FIA para investigar acidente de Bianchi reúne Brawn, Fittipaldi e Domenicali

Jean Todt anunciou que um grupo de dez pessoas vai investigar com profundidade as causas que conduziram ao grave acidente do francês Jules Bianchi no GP do Japão

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta segunda-feira (20) a formação da comissão que vai investigar em detalhes o acidente sofrido por Jules Bianchi no GP do Japão. Destacam-se entre os dez nomes da lista o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e os ex-diretores da Ferrari Ross Brawn e Stefano Domenicali.

Fittipaldi é presidente da Comissão dos PIlotos e atua esporadicamente como comissário nas corridas. Brawn e Domenicali estão afastados do contato direto com a categoria desde que deixaram suas respectivas funções nas equipes Mercedes e Ferrari.

O grupo será comandado por Peter Wright, presidente da Comissão de Segurança da entidade máxima do automobilismo, e conta também com Alexander Wurz, presidente da GPDA (associação dos pilotos).

Disse o comunicado divulgado pela FIA: “O grupo vai realizar uma revisão completa do acidente para obter uma compreensão melhor do que aconteceu, e vai propor novas medidas para melhorar a segurança nos circuitos, com as recomendações sendo feitas ao presidente da FIA”.

O experiente Ross Brawn vai participar da investigação sobre o acidente de Bianchi (Foto: Getty Images)

Além dos integrantes já citados, os outros membros são: Gerd Ennser, chefe dos comissários; Eduardo de Freitas, diretor de provas do Mundial de Endurance; Roger Peart, presidente da comissão dos circuitos e da federação canadense; Antonio Rigozzi, juiz da Corte de Apelo da FIA; e Gérard Saillant, presidente do Instituto FIA e da Comissão Médica.

Os trabalhos vão começar nesta semana e terão seus resultados apresentados no dia 3 de dezembro em reunião do Conselho Mundial da FIA.

Bianchi continua internado em estado crítico no Hospital Geral de Mie, no Japão, com uma lesão axonal difusa.

 O acidente

 

Na volta 42 do GP do Japão, Jules Bianchi perdeu o controle do carro na curva 7 devido a aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas na volta anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.



O piloto foi atendido ainda na pista, encaminhado imediatamente para o centro médico da pista e, alguns minutos depois, para o hospital, na cidade de Yokkaichi, que fica a 10 km do circuito de Suzuka. Estava inconsciente, mas respirava sem ajuda de aparelhos. Rapidamente, foi submetido a uma cirurgia para minimizar um grave hematoma craniano, em operação que teve quatro horas de duração. Desde então, Jules permanece internado na UTI e seu estado é crítico.



Aos 25 anos de idade, Bianchi está em sua segunda temporada na F1, as duas pela Marussia, e é considerado o principal nome do programa de desenvolvimento de pilotos da Ferrari.
As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)

Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.