Com vitória “de sonho” na Bélgica, Hamilton chega a 80 pódios na F1 e iguala marca de Senna

Quatro semanas depois de Sebastian Vettel igualar a marca de vitórias de Ayrton Senna ao alcançar seu 41º triunfo na F1. Neste domingo foi a vez de Lewis Hamilton empatar com o brasileiro tricampeão do mundo no quesito pódios. O piloto da Mercedes tem 80 top-3 na carreira

A grande vitória de Lewis Hamilton no GP da Bélgica, alcançada num domingo (23) de "sonho” em Spa-Francorchamps, como o próprio descreveu, resultou em outra conquista histórica para o britânico. Agora, o piloto da Mercedes tem nada menos que 80 pódios na carreira, igualando assim a marca estabelecida por Ayrton Senna entre 1984 e 1993, quando comemorou sua última vitória na carreira, na Austrália.

A diferença que separa Hamilton de Senna neste quesito está na média de pódios. Senna disputou 161 GPs na carreira e foi ao pódio em 49,69% das provas disputadas. Hamilton, por sua vez, tem duas provas a menos em relação ao brasileiro e, portanto, ostenta média ligeiramente superior, de 50,31% das suas corridas no pódio.

Lewis Hamilton comemora grande vitória neste domingo na Bélgica (Foto: AP)

Michael Schumacher reina soberano como o piloto com mais pódios na F1. O heptacampeão do mundo alcançou nada menos que 155 vezes o top-3. Em segundo lugar na lista aparece o ‘Professor’ Alain Prost. O tetracampeão, que encerrou sua carreira na F1 com o título da temporada de 1993, experimentou o gosto do champanhe na categoria em 106 oportunidades.

Dentre os pilotos em atividade, Fernando Alonso é o piloto que mais tem pódios na história da F1. O espanhol soma 97 e está em terceiro na estatística, seguido por Senna e Hamilton.

A lista mostra Kimi Räikkönen em sexto lugar, com 78 pódios, cinco a mais em relação ao seu companheiro de equipe na Ferrari, Sebastian Vettel, que perdeu a chance de terminar em terceiro devido a um pneu estourado na última volta do GP da Bélgica.

Rubens Barrichello, com 68 pódios, David Coulthard, com 62, e Nelson Piquet, com 60, completam a relação dos dez pilotos que mais vezes alcançaram o top-3 na F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.