Com quadro de concussão, Alonso fica fora do GP da Austrália e adia reestreia pela McLaren. Magnussen substitui

A McLaren anunciou nesta terça-feira (3) que Fernando Alonso não vai disputar o GP da Austrália, abertura do Mundial de F1, por recomendação dos médicos. Kevin Magnussen o substituirá, reeditando a parceria com Jenson Button

Fernando Alonso não disputará o GP da Austrália, abertura da temporada 2015 do Mundial de F1, no próximo dia 15 de março, por recomendação médica. O anúncio foi feito pela McLaren na manhã desta terça-feira (3), e o substituto será o dinamarquês Kevin Magnussen.

Em um comunicado, a McLaren pela primeira vez admitiu uma lesão do piloto espanhol após o acidente sofrido no dia 22 de fevereiro durante os testes de pré-temporada na Espanha. Alonso sofreu uma concussão e, devido às recomendações dos médicos, não viajará para Melbourne para aquela que seria sua reestreia na equipe inglesa — ele defendeu o time na temporada 2007, quando foi terceiro no Mundial de Pilotos e venceu quatro GPs.

#GALERIA(5223)

Na última quinta-feira, em uma coletiva no Circuito da Catalunha, Ron Dennis havia assegurado que os sucessivos exames realizados em Alonso não haviam detectado lesões, "nem mesmo uma pequena concussão". Segundo ele, a demora para receber alta se dera devido a um cuidado excessivo dos médicos. Não era verdade.
 
No comunicado divulgado nesta terça, a McLaren reitera que os médicos “informaram que não veem evidência de qualquer lesão e que o consideram plenamente saudável do ponto de vista neurológico e cardíaco”.
 
Entretanto, o time enfim usou o termo “concussão” para descrever o que aconteceu com Alonso após o acidente e disse que, ao deixá-lo fora do GP da Austrália, procura minimizar os riscos de novas lesões.
 
“Os médicos recomendaram a ele que, depois da concussão, ele deveria procurar ficar o mais longe possível de qualquer fator de risco que possa potencialmente resultar em outra concussão em um espaço de tempo tão próximo da outra, minimizando as chances de um segundo impacto, um procedimento médico normal no tratamento de atletas depois de concussões”, diz a nota enviada pelo time.
 
“Fernando entendeu e aceitou este conselho, e os dois carros da McLaren serão pilotados na Austrália pelo companheiro de Fernando, Jenson Button, e o piloto de testes e reserva Kevin Magnussen”, segue.
IO SONO ALONZZO,
DI MARANELLO

O acidente de Fernando Alonso no fim da segunda semana de treinos coletivos da F1 em Barcelona continua rendendo. Ainda não muito bem explicado, algumas informações começaram a vazar sobre as consequências. E a forte batida na cabeça, que provocou uma concussão no espanhol da McLaren e o deixou três dias no hospital, gerou uma amnésia que o fez falar italiano ao acordar e pensar que ainda era piloto da Ferrari.

Ainda de acordo com a McLaren, os médicos reconhecem que Alonso se sente bem e saudável e que se considera “pronto para correr”, e estão confortáveis pelo fato de que ele já recomeçou seus treinamentos físicos “com a intenção de preparar o retorno ao cockpit da McLaren Honda para o GP da Malásia, nos dias 27, 28 e 29 de março.

O time encerra o comunicado afirmando que "todos na McLaren Honda apoiam completamente a decisão de Fernando em respeito ao conselho dos médicos".

Kevin Magnussen (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Escolhido para substituir o bicampeão, Magnussen testou com o MP4-30 no último sábado em Barcelona. Na ocasião, o piloto deu somente 39 voltas até que um vazamento de óleo fez a McLaren encerrar mais cedo o dia de treinos.

Em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO no circuito, o dinamarquês comentou que seria difícil entrar no carro para ocupar o lugar de Alonso devido ao fato de que não teve uma preparação ideal. Contudo, disse que ficaria muito feliz se recebesse a chance.

“Vai ser difícil, pois não será um time de mecânicos e engenheiros com o qual conversei durante todo o inverno. Fiquei um pouco de lado. Fui acompanhando tudo, mantendo-me atualizado, mas é diferente quando você tem o próprio time e pode trabalhar com eles todos os dias. Vai ser difícil, mas vou ficar muito feliz se tiver que fazer isso”, disse.

Magnussen foi o titular da McLaren na temporada passada e perdeu a vaga justamente por causa da chegada de Alonso. Coincidentemente, obteve seu melhor resultado justamente no Albert Park: foi segundo, conquistando assim primeiro e único pódio.

Vítima de um acidente semelhante ao de Alonso na temporada 2011, o mexicano Sergio Pérez perdeu duas corridas devido à concussão que sofreu. Ele só voltou a competir um mês depois.

UM NOVO DOMÍNIO VEM AÍ

Todos esperavam que a Mercedes se mostrasse rápida nos testes coletivos da pré-temporada, e talvez o time esteja mais rápido do que se acreditava. Quanto mais rápido, só mesmo esperando duas semanas até o GP da Austrália, em Melbourne, quando terá início a grande batalha: ‘Lewis vs. Nico — parte 2’. A F1 pode se preparar para mais um ano de domínio das Flechas Prateadas. A Mercedes tem tudo para vencer a maior parte das corridas com sobras e faturar, assim, os campeonatos de Pilotos e Construtores.

COMO CADA UM CHEGA

A pré-temporada da F1 terminou. Foram 12 dias de pista em que as equipes se concentraram em diferentes programas para avaliar os carros com os quais vão disputar a temporada 2015. Agora, restam poucos dias para que tudo seja preparado na fábrica e despachado para Melbourne, na Austrália. O GRANDE PRÊMIO traz um análise equipe por equipe, com as escuderias ordenadas pela quilometragem percorrida, do trabalho realizado na pré-temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.