Com motor antigo, Rosberg emenda sexta pole seguida em cima de Hamilton e larga na frente em Abu Dhabi
Mesmo contando com um motor antigo e com quilometragem muito maior em relação a Lewis Hamilton, Nico Rosberg adiou para 2016 o sonho do britânico chegar à pole-position 50. O alemão ampliou para seis a sua sequência de poles na temporada e vai largar na frente na última prova do ano na F1
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
Contra todas as previsões, inclusive a dele próprio, Nico Rosberg conquistou a pole-position do GP de Abu Dhabi, a última etapa da temporada 2015 da F1. Contando com um motor mais antigo e com quilometragem muito maior em relação ao rival e companheiro de Mercedes Lewis Hamilton, o alemão só faltou fazer chover e comprovou a melhor fase nesta reta final de campeonato. De quebra, Nico ampliou para seis a sequência de poles conquistadas neste ano e adiou para 2016 o sonho de Hamilton chegar a largar na frente pela 50ª vez.
No fim das contas, o melhor do resto acabou sendo novamente o carro da Ferrari. Mas não com Sebastian Vettel, como seria o esperado. O alemão sequer avançou para o Q2 devido a uma falha na estratégia da equipe italiana na fase final do Q1. Assim, quem vai largar em terceiro é Kimi Räikkönen, que vai dividir a segunda fila com o surpreendente Sergio Pérez, com a Force India que faz sua melhor temporada na história. Daniel Ricciardo completa o rol dos cinco primeiros. Felipe Massa sai em oitavo, enquanto Felipe Nasr parte em 14º.
Saiba como foi o treino classificatório do GP de Abu Dhabi
Vettel surpreende e cai no Q1; brasileiros avançam
O último treino classificatório da temporada 2015 do Mundial de F1 começou debaixo do pôr do sol da suntuosa Abu Dhabi. Em princípio, os pilotos deixaram os boxes com pneus macios, deixando os supermacios para a fase final do Q1 em Yas Marina, com exceção de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, já dispostos a fecharem cedo suas respectivas participações na primeira parte da sessão.
Na primeira tentativa, deu a lógica: uma vez que Rosberg conta com um motor que já disputou sete corridas e está muito desgastado e com a quilometragem bem acima em relação a Hamilton, o tricampeão se colocou na frente e marcou 1min40s974, contra 1min41s111 de Nico. O bastante, mais que suficiente para garantir a presença de ambos na segunda fase do treino.
Com pneus macios, Räikkönen superou os dois carros da Lotus, de Pastor Maldonado e Romain Grosjean, respectivamente, porém dotados de pneus supermacios. Em seguida, Vettel se colocou entre os dois carros aurinegros usando os macios, mas com tempo quase 2s mais lento em relação aos Mercedes. Pérez vinha em sétimo lugar, à frente de Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Max Verstappen. Com menos de quatro minutos para o fim da sessão, Massa aparecia em 12º, logo à frente de Felipe Nasr.
Foi aí que a Force India apareceu bem no treino: com pneus supermacios, a equipe que mais cresceu na F1 em 2015 colocou seus dois pilotos atrás apenas dos carros da Mercedes. Pérez subiu para terceiro, distante 1s009 do tempo de Hamilton, enquanto Hülkenberg avançou para quarto. Era mesmo muito boa a performance dos VJM08 em Abu Dhabi.
Na parte final do Q1, muitos pilotos foram à pista para as últimas tentativas com pneus supermacios. Aí Massa conseguiu avançar para um bom sexto lugar e se garantiu no Q2, assim como Nasr, em 13º. A grande surpresa foi a eliminação de Vettel, que foi à pista com os supermacios muito no fim do treino, mas um erro de estratégia acabou por fazê-lo obter apenas o 16º. Fernando Alonso sofreu com um furo no pneu traseiro esquerdo em sua volta rápida e também foi eliminado, assim como Marcus Ericsson, Will Stevens e Roberto Merhi. Jenson Button, com a outra McLaren, surpreendeu e obteve o nono melhor tempo do Q1.
Pérez brilha de novo e só fica atrás das Mercedes; Nasr é eliminado
A segunda parte da classificação começou com a presença de Massa na pista. Logo o brasileiro teve a companhia de Rosberg e Hamilton, todos com pneus supermacios, e pouco depois o treino teve todos os competidores para a busca dos primeiros tempos do Q2 em Abu Dhabi.
Massa anotou 1min42s362 como primeira volta, mas estabelecida com pneus supermacios usados. Por isso, Hamilton não teve o menor problema para marcar o melhor tempo com 1min40s758, pouco mais de 0s2 mais rápido que Rosberg. Com a Ferrari longe de um protagonismo em Abu Dhabi, Force India e Red Bull brigavam para ser a segunda força do fim de semana. Ricciardo se colocava em terceiro, à frente de Hülkenberg e Pérez, com Massa em sexto.
Em sua despedida da Lotus, Grosjean tinha de lidar com problemas no seu carro e foi chamado pela equipe de Enstone para recolher aos boxes quando sequer ainda tinha tempo marcado. Outro também que não tinha anotado ainda uma volta no Q2 era Räikkönen, que estava na pista. Em sua primeira tentativa, já no anoitecer de Abu Dhabi, o finlandês conseguiu pular para terceiro posto. Kimi ficou só atrás de Hamilton e Rosberg, mas bem longe do tempo do britânico: 0s854.
Na sequência, foi a vez de Bottas melhorar seu tempo e se colocar em quinto lugar, atrás de Räikkönen e Ricciardo. As Force India de Hülkenberg e Pérez apareciam em sexto e sétimo, respectivamente, enquanto Kvyat era o oitavo. Massa não teve o mesmo bom desempenho do parceiro de Williams e se garantiu momentaneamente em nono, portanto ameaçado de eliminação.
Enquanto Grosjean encostava numa área de escape definitivamente com problemas hidráulicos, pilotos como Button, Nasr e Maldonado fizeram as últimas tentativas, mas ficaram de fora do Q3. Massa se garantiu na fase final do treino em nono lugar, enquanto Max Verstappen, Button, Pastor Maldonado, Nasr e Grosjean ficaram pelo caminho. E para completar a sessão, mais uma vez Pérez fez brilhante volta e confirmou a boa forma do time de Silverstone, se colocando novamente em terceiro.
Nova disputa interna da Mercedes define Rosberg como último pole da temporada
A fase final da classificação em Abu Dhabi tinha claro favorito: Hamilton só dependia de si para garantir a pole-position porque contava com motor menos desgastado em relação ao rival, Rosberg. Assim, restava saber se Lewis conseguiria confirmar o favoritismo e ver também quem seria o melhor do resto. Pérez despontava com um grande desempenho, mas Ricciardo, Räikkönen e até mesmo Hülkenberg não poderiam ser descartados.
E foi justamente Pérez um dos primeiros a deixar os boxes em Abu Dhabi. O mexicano anotou 1min41s184 em sua primeira tentativa, Mas aí veio Hamilton para marcar 1min41s016. Um grande tempo, certamente, mas Rosberg foi além e cravou uma grande volta para as suas condições: o alemão anotou 1min40s738 e marcou a pole provisória.
O fim do treino foi emocionante. Hamilton bem que tentou, marcou um grande tempo ao notar 1min40s614. Mas Rosberg, contra todo o teórico favoritismo de Lewis, superou o rival e comemorou muito ao registrar 1min40s237, superando o rival por quase 0s4. Um grande resultado para coroar a grande fase do alemão nesta reta final da temporada.
Na luta pela terceira posição do grid, Räikkönen colocou a Ferrari à frente da Force India cada vez mais forte de Pérez, com Ricciardo terminando a classificação em quinto lugar.
F1, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, classificação:
1 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:40.237 | 12 | ||
2 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:40.614 | +0.377 | 12 | |
3 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:41.051 | +0.814 | 14 | |
4 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:41.184 | +0.947 | 18 | |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:41.444 | +1.207 | 17 | |
6 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:41.656 | +1.419 | 19 | |
7 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:41.686 | +1.449 | 15 | |
8 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:41.759 | +1.522 | 20 | |
9 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | RED BULL RENAULT | 1:41.933 | +1.696 | 22 | |
10 | 55 | CARLOS SAINZ JR | ESP | TORO ROSSO RENAULT | 1:42.708 | +2.471 | 17 | |
11 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:42.521 | +2.284 | 14 | |
12 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:42.668 | +2.431 | 12 | |
13 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:42.807 | +2.570 | 13 | |
14 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:43.614 | +3.377 | 14 | |
15 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS MERCEDES | 10 | |||
16 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:42.941 | +2.704 | 7 | |
17 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | McLAREN HONDA | 1:43.187 | +2.950 | 5 | |
18 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:43.838 | +3.601 | 7 | |
19 | 98 | ROBERTO MERHI | ESP | MANOR MARUSSIA | 1:47.434 | +7.197 | 8 | |
20 | 28 | WILL STEVENS | ING | MANOR MARUSSIA FERRARI | 1:46.297 | +6.060 | 7 | P +5 |
(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));
A que ponto chegamos: F-E cria Roborace, categoria em que os carros NÃO SÃO guiados por pilotosQue acham disso?…
Posted by Grande Prêmio on Sexta, 27 de novembro de 2015
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);