Com Massa em 4º e Nasr em 9º, Brasil tem dois pilotos no Q3 da F1 pela primeira vez após quase três anos

Desde 2012, quando Felipe Massa e Bruno Senna se colocaram na fase final do treino classificatório do GP da Hungria daquele ano, o país com oito títulos mundiais de F1 não colocava mais de um carro no chamado Q3

A presença do estreante Felipe Nasr na F1 levou Brasil a quebrar uma sequência que durava quase três anos. Na temporada de 2012, os representantes do país na categoria eram Felipe Massa, então na Ferrari, e Bruno Senna, na Williams. No GP da Hungria, 11ª etapa do campeonato daquele ano, a dupla tupiniquim conseguiu avançar à fase final do treino classificatório, o chamado Q3, que definiu o grid em Hungaroring: em 28 de julho, Massa garantiu o sétimo lugar, duas posições à frente de Senna, que deixou a categoria no fim da temporada. Neste sábado (11), na sessão classificatória do GP da China, Massa faturou um bom quarto lugar, enquanto o novato Nasr conquistou a nona posição do grid em Xangai.

Felipe Massa ficou bem perto de conquistar o terceiro lugar no grid do GP da China (Foto: AP)

Entre 2013 e 2014, Massa foi o único representante do Brasil na F1. Em 2013, o paulista concluiu sua última temporada como piloto da Ferrari e, no ano seguinte, assinou com a Williams, sendo um dos pilares do crescimento da escuderia britânica, um dos grandes destaques do campeonato. Em 2014, Massa era o titular, enquanto Nasr ocupava o posto de piloto reserva da Williams.

Depois de duas temporadas tendo apenas Massa na categoria, o Brasil passou a ter dois pilotos, já que Nasr foi contratado para ser titular da Sauber, equipe às voltas com dificuldades de orçamento, mas que tem às mãos um carro muito bem-nascido: o C34 equipado com motor Ferrari. E aproveitando o bom desempenho do carro azul e amarelo, o brasiliense Nasr consolidou uma jornada até então bem-sucedida em Xangai para cavar um lugar na fase final do treino, assim como seu companheiro de equipe, o sueco Marcus Ericsson.

No Q3, Nasr marcou 1min38s067. Tempo longe dos 1min35s782 de Lewis Hamilton, o pole-position do GP da China, porém suficiente para coloca-lo em nono lugar, sua melhor posição de largada na carreira até o momento. Massa, por sua vez, também fez uma classificação muito positiva. Por muito pouco, o piloto da Williams não obteve uma vaga no top-3, sendo destronado por Sebastian Vettel, da Ferrari, já na bandeirada final da sessão. Ainda assim, o Felipe mais velho vai largar em quarto, fechando a segunda fila em Xangai.

Na etapa de abertura do Mundial de F1 em 2015, Nasr obteve o 11º no grid de largada, ficando a uma posição de avançar ao Q3. Contudo, Felipe acabou sendo beneficiado pela ausência de Valtteri Bottas, que não correu em Melbourne devido a uma dor nas costas, e herdou o décimo lugar. Em Xangai, porém, o brasiliense garantiu na pista o direito de largar entre os dez primeiros em sua primeira temporada na categoria, mostrando boa evolução e também o bom desempenho do carro da Sauber.

A largada do GP da China está marcada para as 3h (horário de Brasília).

O HOMEM DA CHINA

Lewis Hamilton continua inexpugnável em sua jornada neste fim de semana em Xangai. Dono do retrospecto mais positivo da história do GP da China, com três vitórias, o bicampeão mundial de F1 deu mais uma amostra de sua superioridade e cravou, neste sábado (11) a pole-position para a terceira etapa da temporada 2015. De forma absolutamente dominante, o britânico não teve a menor dificuldade para registrar a volta mais rápida do treino classificatório e colocar a Mercedes novamente na posição de honra do grid. Muito acima do nível de performance do companheiro de equipe, Nico Rosberg, Lewis anotou 1min35s782, apenas 0s042 de frente para o alemão, e cravou a 41ª pole da sua carreira, a quinta apenas em Xangai

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.