Com futuro na F1 em xeque, circuito de Valência é abandonado e sofre até com inundação em túnel

Reportagem de jornal espanhol mostra descaso total com o circuito urbano de Valência, vítima de furtos, ‘casa’ para moradores de rua e até mesmo um ponto de alagamento no túnel que dá acesso às áreas internas do complexo

Em 24 de junho de 2012, Fernando Alonso venceu o GP da Europa de maneira esplêndida na melhor corrida já disputada no circuito urbano de Valência. A festa e o choro do ferrarista no pódio foram marcantes: Alonso estava emocionado por vencer diante de seus compatriotas de tal forma no delicado momento econômico que o país vive. Exatos sete meses depois, o mesmo circuito volta a ser símbolo da crise, mas de um modo completamente oposto.

Uma reportagem do jornal ‘Marca’ mostrou o estado de abandono do circuito que recebe a F1 desde 2008. Com futuro indefinido, a prova de Valência está fora do calendário de 2013 e ainda se estuda um revezamento com Barcelona no GP da Espanha – o que parece não agradar os catalães, dispostos a abrigar a F1 anualmente até 2016. Mas, a julgar pela condição atual da pista montada no porto valenciano, parece que os responsáveis já jogaram a toalha.

Placas de publicidade seguem jogadas nas dependências da pista (Foto: Reprodução/Marca)

A matéria revela que os quadros de luz e os cabos que eram usados nas instalações eletrônicas do GP foram roubados, bueiros estão sem tampa e uma ponte que custou € 2 mi (aproximadamente R$ 5,42 mi) hoje serve de abrigo para moradores de rua.

Mas o maior símbolo do descaso é um túnel que dá acesso à área interna do complexo em dias de competição, que está inundado.

Moradores do entorno do circuito entrevistados pelo ‘Marca’ pediram às autoridades que busquem alguma utilidade para o circuito para que, quem sabe um dia, a F1 possa voltar à cidade espanhola.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.