Coluna Rookie Text, por Gabriel Curty: De olho no futuro

Resta saber como Ricciardo se enquadrará no perfil de piloto de uma equipe de ponta, se nas pistas será rival de todos, inclusive de Vettel, ou se será apenas um segundo piloto, fazendo alguns pontinhos para a equipe no Campeonato de Construtores e ajudando o, até aqui, tricampeão Vettel a ampliar sua hegemonia

Após meses de intenso falatório e de muitas especulações, a Red Bull finalmente anunciou o nome do piloto que substituirá o australiano Mark Webber em 2014. Em um programa de esportes austríaco, a escuderia confirmou o nome do também australiano Daniel Ricciardo, de 24 anos, que atualmente está na Toro Rosso.

Muito se especulou sobre a ida de nomes de peso para o preenchimento do posto de companheiro de Vettel, como Alonso e Räikkönen, porém, até pela pouca idade, a escolha de Ricciardo pode ser bem interessante. Vale a pena conferir como será o relacionamento entre os dois pilotos, visto que com o tempo, a convivência entre Vettel e Webber foi se tornando insustentável, com a equipe por vezes tendo de agir para controlá-los.

Ricciardo será escudeiro ou rival de Vettel na Red Bull? (Foto: Red Bull/Getty Images)

Embora tenha apenas um sétimo lugar na China como seu melhor resultado, Ricciardo já mostrou ter muito potencial. É muito rápido, agressivo quando é preciso e ótimo nos treinos. Considerando que o jovem chega após pilotar uma Toro Rosso e uma Hispania, não há muitas condições de analisar seu ritmo de corrida.

Apesar de a equipe garantir que o australiano vai brigar sempre por vitórias, sabemos que nem sempre os dois pilotos recebem o mesmo tratamento e as mesmas condições ao longo do campeonato, para uma eventual disputa. Resta saber ainda, como Ricciardo se enquadrará no perfil de piloto de uma equipe de ponta, se nas pistas será rival de todos, inclusive de Vettel, ou se será apenas um segundo piloto, fazendo alguns pontinhos para a equipe no Campeonato de Construtores e ajudando o, até aqui, tricampeão Vettel a ampliar sua hegemonia.

O ano de 2014 deve ser de adaptação para Daniel, já que poucos são os que rapidamente se adequam a um carro tão veloz. A longo prazo, porém, as expectativas são as melhores possíveis e, no futuro, provavelmente veremos Ricciardo como um dos melhores da F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.