Coluna Rookie Text, por Douglas Borges: Corridas chatas, porém boas

Ainda que seja um campeonato de corridas pouco movimentadas — a corrida barenita foi um ponto fora da reta, convenhamos — os resultados são bem interessantes quando analisados de uma perspectiva macro. Ao amigo, deixo um conselho: será um campeonato de corridas chatas, porém boas

Temos um campeonato, sim. Não ‘O’ campeonato, mas sim ‘um’ campeonato. Porque ‘O campeonato’ já tem dono, mas existem muito mais disputas em uma corrida do que pode sonhar nossa vã filosofia. Se a temporada 2014 da F1 parece ter seus campeões nos campeonatos de pilotos e construtores bem definidos — Lewis Hamilton e Mercedes, respectivamente —, o ‘campeonato do resto’ como vem sendo chamada a briga das outras equipes está realmente muito bom.

Ainda que as corridas andem pouco movimentadas, eufemismo para ‘chatas’, os resultados andam sendo bem interessantes. O Mundial de Pilotos é dominado por Hamilton, apesar dele ainda não ser o líder. Como assim? Se não fosse pela quebra na Austrália, o inglês teria vencido todas as corridas até aqui. Como quebrou, soma apenas três vitórias em quatro corridas, ainda ficando quatro pontos atrás do companheiro Rosberg. Aí, então, a tabela começa a ficar legal.

A largada do GP da China (Foto: Getty Images)

Temos Fernando Alonso, que apesar de ter andado mais que o carro, aparece meio de surpresa na terceira posição, mais em função de azares da concorrência do que de méritos próprios. E, catando cadáveres, se coloca em uma boa posição no campeonato. Na sequência vem Nico Hülkenberg, talvez o único que tirou o máximo do carro e não sofreu com contratempos. Aí vemos a dupla rubro-taurina, com Vettel (quebra na Austrália) e Daniel Ricciardo (desclassificação em Melbourne e problemas externos na Malásia). São vários pilotos separados por pouquíssimos pontos e com desempenhos muito semelhantes. Isso sem contar Bottas, Button, Magnussen e Pérez, que estão na esteira dos primeiros e com muito espaço para crescimento, embolando ainda mais a classificação. E Felipe Massa, coitado, que precisa se benzer.

Se os nobres motoristas protagonizam um campeonato bastante equilibrado, as equipes proporcionam um show ainda maior. Mercedes é um caso a parte e não merece menção, por não saber brincar. Enquanto isso, as outras equipes prometem travar uma grande batalha para ver quem ficará com o segundo posto. Red Bull, Ferrari e Force India estão separadas por apenas cinco pontos. Logo atrás, McLaren – que começa a apresentar uma curva descendente de desempenho — e Williams estão prontas para dar o bote. Principalmente a equipe de Claire Williams, que sofre com a falta de sorte nesse começo de temporada. Serão cinco equipes brigando por qualquer mísero ponto, portanto.

Ainda que seja um campeonato de corridas pouco movimentadas — a corrida barenita foi um ponto fora da reta, convenhamos — os resultados são bem interessantes quando analisados de uma perspectiva macro. Ao amigo, deixo um conselho: será um campeonato de corridas chatas, porém boas. Se não estiver a fim de assistir a corrida completa, não faz mal. Acompanhar os resultados e fazer previsões furadas me parece mais atrativo que acompanhar uma hora e meia de carros em fila indiana.

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