Circuito de Silverstone é vendido por R$ 115 milhões para pagar dívida da construção de novo paddock

A concessão da pista à empresa MEPC é válida pelos próximos 999 anos e servirá para quitar as dívidas assumidas pelo BRDC, há três anos, quando criou um novo paddock a pedido de Bernie Ecclestone

O circuito de Silverstone tem um novo dono. O Clube de Pilotos Britânicos (BRDC na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (11) que concluiu uma negociação de longo prazo com a empresa MEPC para a concessão da pista. O acordo vale pelos próximos 999 anos e envolveu a bagatela de £32 milhões (cerca de R$ 115 milhões).

Embora a negociação não permita que os novos donos possam administrar o funcionamento do circuito ou fazer novas obras, ela servirá para quitar as dívidas acumuladas pelo BRDC durante a construção do novo paddock, então uma exigência de Bernie Ecclestone para que o autódromo continuasse fazendo parte da F1.

O circuito de Silverstone foi vendido para pagar dívidas (Foto: Marc VDS)

Atual presidente do BRDC, Stuart Rolt explicou que a venda do circuito já havia sido definida em 2010, com a criação da nova área de boxes. “Após grandes melhorias em Silverstone, incluindo um investimento significativo no circuito para a F1 e a construção do paddock, o conselho do BRDC, há três anos, foi ordenado a atrair parceiros para investir na pista e explorar o potencial de toda a área”, disse.

O dirigente afirmou, ainda, que a proposta feita pela MEPC agradou a todos, não só pelo valor pago, mas também pela reputação da empresa. “Durante três anos, o conselho levou em consideração diversas ofertas e está animado em ter chegado a um acordo com a MEPC, que foi selecionada a partir da base financeira, reputação, qualidade do desenvolvimento e, claro, o preço que está disposta a pagar”, acrescentou.

Rolt, por fim, disse que a venda do circuito vai possibilitar que a região de Silverstone continue atraindo referências mundiais na indústria de carros e está confiante em ver a MEPC expandindo ainda mais a reputação da pista.

“Nós temos toda a confiança que a visão deles para o nosso terreno verá a realização de um desenvolvimento de alta qualidade, que vai adicionar ainda mais ao status de Silverstone como centro mundial de automobilismo e de engenharia mecânica. Também estamos confiantes que a MEPC terá um parceiro que aprecia totalmente o status de Silverstone como circuito, além da história, e da importância de fazer tudo para garantir essa reputação no futuro”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.