Chefe da Lotus mostra confiança no E21 e avalia performance da Mercedes na pré-temporada

Éric Boullier considerou a Mercedes o carro mais rápido da pré-temporada, mas disse que “a história é diferente” em ritmo de corrida. O dirigente também se mostrou muito confiante no potencial da Lotus, assim como também foi em 2012

Faltando duas semanas para o começo da temporada 2013 do Mundial de F1, a Lotus está cheia de confiança para repetir a performance do ano passado e conquistar bons resultados, pódios e vitórias. E, a julgar pelo bom desempenho do E21, Éric Boullier aposta em outro campeonato bastante competitivo para o time aurinegro, que novamente terá Kimi Räikkönen e Romain Grosjean como pilotos.

Mas o grande destaque da pré-temporada para o dirigente francês é prateado: a Mercedes sobrou em ritmo de classificação nos treinos em Barcelona, tanto com Lewis Hamilton, no último sábado, quanto com Nico Rosberg, na manhã deste domingo (3). Contudo, Boullier, embora tenha apontado o W04 como o melhor carro desde início de 2013, disse que é preciso cautela para avaliar o desempenho dos rivais, já que todos só ficarão em pé de igualdade no fim de semana do GP da Austrália, entre 15 e 17 de março, em Melbourne.

Boullier acredita que o E21 dará muitas alegrias à Lotus em 2013 (Foto: Getty Images)

Mas ao falar do que espera do seu time, Boullier mostrou muito otimismo. “Temos uma confiança semelhante [a 2012] de que vamos conseguir ter bons resultados nas corridas que virão”, comentou o comandante da Lotus em entrevista concedida ao site da revista britânica ‘Autosport’. Porém, o francês previu que 2013 será tão ou até mais equilibrado do que foi o ano passado. “Contudo, você pode perceber que muitas equipes conseguem corresponder hoje, então será muito complicado.”

“Particularmente, acredito que nós estamos muito próximos do que nós queremos alcançar. Precisamos ver em condições reais, numa temperatura adequada e com boas condições climáticas para os pneus assim como para o desempenho do carro, e isso parece que será muito apertado”, avaliou.

“Todas as equipes estão definitivamente mais próximas, e existe esta dúvida sobre essa ordem de performance entre uma volta de classificação e a corrida”, acrescentou Boullier, ao citar que nesta fase que antecede o início do Mundial é impossível saber o nível de cada uma das equipes.

Ainda assim, o chefe da Lotus destacou o desgaste de pneus e a maneira como alguns dos novos carros estão lidando com este desafio. “Hoje, acho que há um pouco de desafio para entender o que está acontecendo. Você pode ver o desempenho em uma volta [rápida] de algumas equipes, e aqui a Mercedes é a equipe mais rápida, definitivamente”, considerou.

Entretanto, Boullier fez uma ressalva a respeito do W04 de Nico e Lewis. “Mas a história é diferente quando você coloca combustível e faz uma simulação de corrida. A ordem que você pode ver em classificação é diferente da ordem que você vê em corrida, por isso é que vai ser interessante”, opinou o gaulês. “Além disso, ainda há a questão sobre os pneus. Obviamente, as condições são um pouco diferentes, assim, a alta temperatura das próximas corridas oferecerá a eles um comportamento distinto”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.