Azerbaijão anuncia acordo para entrar no calendário da F1 como palco do GP da Europa em 2016

Nação transcontinental, o Azerbaijão vai sediar o GP da Europa a partir da temporada 2016 em um circuito de rua desenhado por Hermann Tilke na capital Baku

O Azerbaijão vai mesmo entrar na rota da F1. O governo do país anunciou, na manhã desta sexta-feira (25), que a nação será palco do GP da Europa a partir da temporada 2016 do Mundial. A prova será disputada em um circuito montado nas caóticas ruas da capital Baku. A duração do contrato não foi divulgada.

A revelação foi feita pelo Ministro da Juventude e do Esporte do país transcontinental, Azad Rahimov. “Estou muito feliz por anunciar oficialmente que assinamos um contrato para trazer a F1 para Baku em 2016. Nossa localização, no caminho da Europa Oriental para a Ásia Ocidental é uma nova fronteira para a F1”, afirmou o político.

País com nenhuma tradição no esporte, o Azerbaijão entrou no mapa das competições automobilísticas há alguns anos, quando preparou um circuito de rua para receber corridas com carros de GT. Em 2013, abrigou a rodada decisiva do Mundial de GT da FIA. Satisfeito com os resultados, decidiu investir para ingressar no calendário da F1.

Inicialmente, a intenção era debutar na categoria em 2015, mas a organização não conseguiu chegar a um acordo com Bernie Ecclestone para tal.

A cobertura completa do GP da Hungria no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Hungaroring
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Baku recebeu a etapa de encerramento do Mundial de GT em 2013 (Foto: Divulgação)

“O Azerbaijão é uma nação europeia moderna que estabeleceu uma reputação como um centro de excelência esportiva. O acordo para trazer a F1 para Baku é um novo e muito significativo capítulo em nosso crescente sucesso para atrair os maiores eventos esportivos para o nosso país”, acrescentou Rahimov.

Ecclestone comentou que o novo GP da Europa “vai satisfazer os critérios atuais da F1”.

“Estamos muito felizes que Baku tenha entrado para a família da F1. Essa será uma corrida de rua que vai passar por partes interessantes e irônicas de Baku”, disse o britânico de 83 anos.

A pista de rua de Baku foi desenhada pelo arquiteto Hermann Tilke e terá reta de largada e chegada na praça Azadliq, um dos pontos turísticos da cidade.

Em fevereiro, a REVISTA WARM UP publicou reportagem sobre a viagem dos pilotos da equipe brasileira do Mundial de GT ao Azerbaijão em novembro do ano passado. Cacá Bueno, Sérgio Jimenez e Ricardo Zonta se depararam com um país em construção, repleto de contrastes e com um trânsito maluco.

Pelas caóticas ruas de Baku…

 Nação transcontinental

De cara, a nomenclatura GP da Europa gerou surpresa nas redes sociais, mas é possível explicar: as montanhas do Cáucaso, onde fica o Azerbaijão, são consideradas o limite entre a Europa e a Ásia. Logo, o país possui terras em ambos os continentes.

A opção pelo nome GP da Europa tem a intenção de reforçar a imagem do Azerbaijão, que tenta desenvolver não apenas uma cultura esportiva, mas também sua economia, como uma nação europeia em ascensão.

Esse foi o segundo GP anunciado só nesta semana. Na quarta-feira, organizadores locais oficializaram o retorno do GP do México ao Mundial após mais de 20 anos de ausência. A corrida acontecerá já em 2015 no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Hungria, 11ª etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.