Arquiteto responsável pela pista de Baku, Tilke diz que trânsito de veículos pesados pode ter causado danos nas zebras

Os fiscais da F1 ainda trabalham na pista de Baku para solucionar os problemas com as zebras soltas. Entende-se que os parafusos usados para fixar as zebras provocaram cortes nos pneus dos carros da categoria, daí a preocupação da FIA para a segunda sessão. De acordo com Hermann Tilke, veículos pesados, que transitaram pela pista ao longo da semana, podem ter agravado a situação

Os fiscais de pista da F1 seguem tentando corrigir os problemas das zebras soltas do circuito urbano de Baku, após uma série de cortes nos pneus ter sido verificada durante o primeiro treino livre desta sexta-feira (17) no Azerbaijão, que pela primeira vez recebe uma etapa do Mundial.
 
Na verdade, a FIA pediu para inspecionar o circuito logo depois do início da classificação da GP2, por conta dos contratempos apresentados com os carros da F1. O treino da categoria-escola tinha apenas 1 minuto quando a entidade solicitou a verificação da pista. Devido aos reparos nas zebras iniciados imediatamente após o pedido da federação, a GP2 decidiu adiar a sessão para depois do TL2 do campeonato principal.
Fiscais analisam problemas nas zebras (Foto: Reprodução/Twitter)
Entende-se que o problema foi causado pelos parafusos usados para fixar as zebras ao solo. Hermann Tilke, arquiteto que projetou o traçado azeri, também afirmou que os danos podem ter sido agravados pelo tráfego de veículos pesados pelo local ao longo da semana. 
 
"As zebras não são projetas para aguentar veículos pesados", disse Tilke ao site norte-americano 'Motorsport.com'. "Este projeto das zebras é o mesmo que temos em Cingapura e nunca tivemos problemas lá", completou.
 
O alemão, por fim, garantiu que sua empresa está trabalhando em uma solução, que pode ser a de soldar os parafusos como maneira de resolver mais rapidamente os problemas. A Pirelli informou, por sua vez, que os cortes nos pneus foram verificados na banda de rodagem do lado esquerdo.
O primeiro treino livre da F1, na verdade, viu poucas ocorrências. O incidente mais sério aconteceu com Daniel Ricciardo, que bateu na curva 15 na parte final da sessão. De resto, apenas rodadas e escapadas de pista, mas que foram menos danosas por conta das generosas áreas de escape.
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