Após reunião de emergência na Austrália, F1 rejeita novo treino classificatório e volta ao formato antigo já no Bahrein

Foi uma experiência para nunca mais: o formato 'dança da cadeira' do treino classificatório que previa o caos transformou-se em desastre sem ter o efeito pretendido em Melbourne. Em um encontro na manhã de domingo na cidade australiana, sacramentou-se o fim do sistema e o retorno do treino anterior

Durou um miserável dia e uma única experiência, o novo treino classificatório da F1, que vai entrar para a história como um dos maiores micos produzidos pela categoria. Reunidos na Austrália na manhã deste domingo (20) — ainda noite de sábado no horário brasileiro —, os dirigentes e as equipes resolveram abolir com o formato 'dança da cadeira', com um tempo X inicial e depois eliminação a cada 90 s.

O sistema que vinha sendo empregado até então, com as três fases e eliminação sumária dos piores, volta a ser aplicado na próxima etapa, o GP do Bahrein.

Se parecia interessante no Q1, quando os nomes iam caindo aos poucos e gerando emoção, já a partir do Q2 a fórmula demonstrou que não era cabível. No Q3, então, o tal mata-mata sequer foi cogitado, já que Lewis Hamilton havia feito um tempo suficiente para a pole e os demais se contentaram com o que tinham.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg durante a classificação para o GP da Austrália (Foto: Getty Images)

A F1, que é tão dispersa em suas opiniões, conseguiu unânime rejeição ao sistema. Incomodados com a falta de ação na pista, visto que os pilotos optaram por poupar carros para a corrida, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, Toto Wolff e Niki Lauda, principais dirigentes da Mercedes, detonaram o novo formato. Em entrevista coletiva, Horner foi além e disse que a F1 precisa pedir desculpas aos fãs da categoria.

“Antes de tudo, devemos pedir desculpas. As intenções foram boas, mas deu tudo errado. Precisamos resolver isso imediatamente. O que vimos hoje não foi bom para a F1.”, bradou o britânico, que foi endossado por um irritado Toto Wolff, diretor-esportivo da Mercedes.

“Sou o primeiro a falar que não devemos ficar criticando a F1 na TV, mas foi um lixo”. Se os fãs não estavam pedindo isso, por quê? Precisamos ouvi-los”, declarou o austríaco.

No rol dos dirigentes mais influentes e polêmicos da F1, Lauda também detonou o formato de classificação adotado em Melbourne. “A pior decisão na F1. Era óbvio que, quando nós tomamos a decisão, ninguém sabia de todos os detalhes. Nós precisamos mudar isso rapidamente, ter uma rápida decisão e mudar isso para o Bahrein. Tenho certeza que Bernie também não gostou”, comentara.

O GP da Austrália, que abre a temporada 2016, começa às 2h (de Brasília), com transmissão em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.

 

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Os 10 primeiros no grid de largada para o GP da Austrália de F1.A prova começa nesta madrugada, a partir das 2h00

Publicado por Grande Prêmio em Sábado, 19 de março de 2016

VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.