Após primeira audiência na Alemanha, Ecclestone volta a alegar inocência: “O suposto suborno nunca aconteceu”

No primeiro dia de julgamento na Alta Corte de Munique, na Alemanha, Bernie Ecclestone voltou a alegar inocência e afirmou, através de seus advogados, que as acusações de Gerhard Gribkowsky, ex-banqueiro do BayernLB condenado à prisão, são afirmações "enganosas, incorretas e incoerentes"

Nesta quinta-feira (24), durante a abertura de seu julgamento, Bernie Ecclestone compareceu à Alta Corte de Munique, na Alemanha, para mais uma audiência acerca do caso de suposto suborno durante transações comerciais de ações da F1.
 
O veterano dirigente britânico é acusado de pagar propina de US$ 44 milhões de dólares (cerca de R$ 106 milhões) para o ex-banqueiro Gerhard Gribkowsky, ex-membro do banco BayernLB, para que este facilitasse a venda do Formula One Group a um comprador atrelado aos negócios de Bernie, a empresa CVC.
 
Gribkowsky já foi julgado pela justiça alemã e considerado culpado por corrupção, evasão fiscal e abuso de confiança, já cumprindo pena de oito anos e meio de prisão.
Bernie Ecclestone em Silverstone (Foto: Getty Images)

Ecclestone, contudo, reiterou sua inocência. Seus advogados leram longa declaração pessoal durante a audiência na qual o dirigente volta a manifestar seu ponto de vista sobre o tema e explica por qual motivo efetuou o pagamento: chantagem.


Mais tarde, os mesmos advogados emitiram um comunicado alegando que as declarações de Gribkowsky não eram confiáveis. “O senhor Ecclestone se defende contra as acusações dos promotores e as nega”, diz o texto.
 
“O suposto suborno nunca aconteceu. As acusações são baseadas em declarações do Dr. Gribkowsky que são incorretas, enganosas e incoerentes.”
 
Se o britânico for considerado culpado, pode pegar até dez anos de prisão, além da exclusão completa de seu papel na F1. Bernie, inclusive, já abriu mão de parte de suas funções na organização da categoria enquanto o caso está em curso.
 
A próxima audiência será no dia 2 de maio.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.