Após prévia em revista inglesa, Williams divulga novas imagens do carro da temporada 2015, o FW37

A Williams divulgou na manhã desta quarta-feira (21) novas imagens do FW37, carro de Felipe Massa e Valtteri Bottas para a temporada 2015. Primeira foto tinha sido divulgada por revista inglesa

Depois de a revista inglesa ‘F1 Racing’ ter divulgado a primeira imagem do FW37, chegou a vez da Williams mostrar seu mais novo bólido ao mundo. A manhã desta quarta-feira (21), o time de Grove divulgou mais imagens do carro que será utilizado por Felipe Massa e Valtteri Bottas na temporada 2015.
 
“A noção para o FW 37 era olhar de perto para o FW36 e sua performance”, explicou Pat Symonds, diretor de performance da Williams. “Aí fomos reconhecer o que tinha funcionado bem, identificar e resolver as áreas que sentimos que precisavam ser melhoradas”, continuou.
FW37 é o carro da Williams para a temporada 2015 (Foto: Williams)
“Apesar de a aerodinâmica do carro ter sido impressionante, sempre há espaço para melhora, particularmente já que lidamos com o novo regulamento dos bicos para 2015”, explicou.
De acordo com Symonds, a base do FW37 foi criada antes mesmo de o carro do ano passado ir à pista.
 
“O primeiro estágio conceitual do FW37 veio antes de o FW36 andar”, contou. “O principal elemento para isso é entender as mudanças do regulamento e como elas vão afetar o design do carro. A partir daí podemos ver se as nossas ideias vão se adaptar ao regulamento”, seguiu.
Depois de algumas temporadas de dificuldade, a Williams ressurgiu no ano passado e fechou 2014 com o terceiro posto no Mundial de Construtores, tendo conquistado nove pódios ao longo da temporada.
 
“O desejo de bater a Ferrari pelo terceiro lugar entre os construtores em 2014 significou que seguimos com o nosso desenvolvimento até o fim do outono, mas o tamanho do time está agora em um ponto onde podemos sustentar este desenvolvimento enquanto já trabalhamos no FW37”, justificou Symonds.
Ainda, Symonds explicou que o carro do ano passado carregava uma quantidade significativa de lastro, o que permitiu que a Williams fizesse modificações para o bólido deste ano sem se preocupar com o aumento do peso.
 
“Nós sentimos que nos deparamos com algumas barreiras de design com o FW36 e, por isso, aproveitamos a oportunidade para remover essas barreiras em benefício da performance”, destacou o dirigente. “O FW36 carregava uma quantidade razoável de lastro, então nós pudemos fazer alterações no design para melhorar a performance sem o medo de adicionar massa em excesso”, seguiu.
O diretor de performance da Williams também explicou que a fase de layout do carro foi concluída ainda na pausa de verão, em agosto, com o trabalho com o anteparo dianteiro sendo a prioridade dos designers e do pessoal de aerodinâmica.
FW37 é uma evolução do carro de 2014 (Foto: Williams)

“A mudança no regulamento nos deu uma pequena dor de cabeça”, revelou Symonds. “O novo anteparo dianteiro e a geometria do bico tinham muito mais impacto do que nós tínhamos antecipado inicialmente e o efeito na aerodinâmica era profundo. O time trabalhou duro em minimizar o impacto que essa nova regulamentação teve em nós."

Por fim, Symonds celebrou a estabilidade do regulamento e se mostrou confiante na capacidade da Williams de se aproximar da Mercedes, que dominou a temporada 2014 com extrema facilidade.

“Quanto mais estabilidade, mais próximo o pelotão fica”, ponderou. “Espero que, como um time, nós sejamos capazes de manter o momento para alcançar a Mercedes, mais do que os times que estão atrás de nós para nos alcançar. Não é só sobre um regulamento estável, mas também sobre o time e todo individuo que trabalha aqui seguindo em frente e melhorando”, concluiu.

#GALERIA(5187)
 

 CRISE E DESORGANIZAÇÃO

A F1 2015 está para começar para valer nesta quarta-feira, dia em que a Force India apresenta com certas pompas seu time. Logo ela, a equipe que evidenciou a crise econômica da categoria e que teve a ideia de até boicotar as últimas provas do ano passado. Até agora, não se sabe exatamente quantas equipes vão alinhar num campeonato em que do nada acharam uma brecha no regulamento para liberar o desenvolvimento nos motores, mas que não definiu onde será o GP da Alemanha

Leia a análise completa no GRANDE PRÊMIO

NO MEIO DA MADRUGADA

A FOM divulgou nesta segunda (19) um documento com os horários em que as 20 etapas da temporada 2015 da F1 terão suas largadas. Cinco das provas que terminam próximo ao anoitecer em seus horários locais, Austrália, Malásia, China, Japão e Russia, tiveram seu princípio adiantado em uma hora com relação ao que foi feito em 2014.

Para o público brasileiro, a mudança representa que os horários ficarão mais desfavoráveis — no meio da madrugada. Só a prova da Rússia começará mais tarde, às 7h (de Brasília).

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

TAL PAI, TAL FILHO
Fernando Barrichello, filho de Rubens Barrichello, venceu neste fim de semana a categoria Micro ROK da Florida Winter Tour, umas das mais tradicionais categorias do kartismo norte-americano.  'Fefo', como é chamado o jovem piloto, completou a prova em 12min47s889, pouco mais de 5s à frente de James Egozi e com Santi Tristini completando o top-3 da prova. É a primeira etapa de três do campeonato.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.