Aos 93 anos, morre Tony Gaze, primeiro piloto da Austrália a participar oficialmente da F1

Ex-líder de um esquadrão da Força Aérea britânica durante a Segunda Guerra Mundial, australiano sugeriu a transformação de uma base aérea no circuito de Goodwood


Tony Gaze, primeiro australiano a competir oficialmente na F1, faleceu nesta segunda-feira (29), em Geelong, no estado de Victoria (Austrália).
 
Ex-líder de um esquadrão da Força Aérea britânica durante a Segunda Guerra Mundial, o ex-piloto se envolveu pela primeira vez com automobilismo em 1946, quando sugeriu ao então Conde de March a transformação da base aérea de Westhampnett em um circuito de corridas. O local é conhecido mundialmente, hoje, como Goodwood.
 
Ao retornar para a Austrália no pós-guerra, Gaze se tornou um bem-sucedido piloto local e retornou para a Europa em 1951, onde disputou provas de F2 com algum sucesso.
Tony Gaze e Sir Jack Brabham no GP da Austrália de 2011 (Foto: Clive Mason/Getty Images)
No ano seguinte, guiando um HWM Alta privado, o australiano se inscreveu em quatro etapas da temporada 1952 da F1: Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália. 
 
Na primeira tentativa, em Spa-Francorchamps, viu a bandeira quadriculada pela única vez na categoria ao cruzar a linha de chegada em 15º, após ter largado uma posição atrás. A vitória ficou com o lendário Alberto Ascari, da Ferrari. Já em Silverstone e Nürburgring, o australiano não completou as provas. Em Monza, Tony não conseguiu se classificar.
 
Na sequência, o ex-piloto desistiu da F1 e se dedicou a outras competições, como o rali e a própria F2, além de eventos extra-campeonato na Austrália e também na Nova Zelândia. Abandonou o automobilismo na década de 60 e se dedicou a outra paixão: as asa-deltas.
 
Nascido em 3 de fevereiro de 1920, Gaze tinha 93 anos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.