Alonso choca mundo do esporte, abre mão do GP de Mônaco e anuncia estreia nas 500 Milhas de Indianápolis em 2017

A McLaren e Fernando Alonso chocaram o mundo do esporte na manhã desta quarta-feira, ao anunciar que o espanhol vai correr as 500 Milhas de Indianápolis no fim de maio, abrindo mão de disputar o GP de Mônaco de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A F1 amanheceu com uma bomba. Fernando Alonso vai trocar o GP de Mônaco pelas 500 Milhas de Indianápolis. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (12). O espanhol vai andar na Andretti, que é empurrada por motores Honda na categoria norte-americana. A McLaren concedeu a permissão ao bicampeão depois de semanas de negociações com a montadora japonesa, porque também vai se inscrever no grid.  

A McLaren, entretanto, ainda não confirmou quem será o substituto de Alonso na etapa de Monte Carlo, que acontece no mesmo dia das 500 Milhas de Indianápolis.

“Como um americano, ainda que eu seja um apaixonado pela F1 desde muito jovem, sempre considerei a Indy 500 como uma corrida fantástica. Por esta razão, estou particularmente feliz por conseguir levar à McLaren de volta à Indianápolis no meu primeiro ano como diretor-executivo da McLaren", disse Zak Brown.

"Michael [Andretti] é um velho amigo e um cara que respeito enormemente, e sua Andretti Autosport é uma das melhores nesse negócio. Michael é um vencedor, de fato. Sua equipe venceu as 500 Milhas de Indianápolis do ano passado com Alexander Rossi, que vai ser um dos companheiros de equipe de Alonso no mês que vem, e não poderia ficar mais feliz que Fernando vai fazer sua estreia na Indy em um dos carros de Michael”, emendou o diretor-executivo do time de Woking.

Fernando Alonso vai pilotar a Andretti na Indy 500 (Foto: Reprodução/Twitter)

O anúncio veio com grande surpresa contra um cenário de desolação em que vive a McLaren e o próprio Alonso na temporada 2017 da F1, que se revelou desde os testes coletivos de pré-temporada muito complicada, devido aos graves problemas de confiabilidade que o conjunto sofre. Fernando não completou nenhuma das duas provas deste ano.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
No entanto, apesar de Mônaco oferecer a melhor chance de um bom resultado à McLaren, especialmente devido às características únicas do traçado apertado do Principado, a possibilidade de disputar a icônica prova nos EUA provou ser uma grande oportunidade para o espanhol, que nunca escondeu o desejo de andar em Indianápolis, bem como nas 24 Horas de Le Mans. Além disso, a Honda tem feito bonito na Indy, com duas vitórias nas duas primeiras etapas do ano.

Após semanas de especulações secretas envolvendo a Honda, a McLaren e Alonso chegaram a um acordo para o piloto faça a estreia na Indy no mês de maio. Será a primeira vez que o bicampeão, considerado um dos melhores pilotos do grid atual, fará uma corrida em oval.

VERSTAPPEN É O MELHOR ESTREANTE DE TODOS OS TEMPOS? ASSISTA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

"A Indy 500 é uma das mais famosas corridas do calendário do esporte a motor no mundo, rivalizando apenas com as 24 Horas de Le mans e com o GP de Mônaco, que é, claro, um arrependimento não fazer neste ano. Mas Mônaco é o único GP de 2017 em vou estar ausente. Estarei de volta ao cockpit da McLaren para a etapa do Canadá, em junho", disse Alonso, em nota da McLaren.

"Nunca andei em um carro da Indy antes, e nunca também pilotei em um superspeedway antes, mas estou confiante de que vou conseguir me adaptar rapidamente a isso", completou. "Eu assisto a muitas corridas da Indy pela TV e online, e é claro que uma grande precisão será necessária para a estreia com carros que ultrapassam os 300 km/h", acrescentou.

Por fim, o diretor-executivo da McLaren agradeceu o apoio da Honda e também acha que Alonso não terá problemas em se adaptar ao carro da Indy. “Da mesma forma, este projeto não teria sido possível sem o apoio e o encorajamento da Honda. E nosso carro, o McLaren-Honda-Andretti, vai ser pintado com o famoso layout laranja-papaya que nosso fundador Bruce McLaren e Johnny Rutherford guiaram os carros da McLaren na Indy e venceram em 1974 e 1976. Será que Fernando vai poder vencer neste ano a Indy 500? Bem, eu seria besta de fazer uma revisão tão precipitada, mas espero que ele esteja ali no meio. A equipe pela qual ele vai competir ganhou no ano passado, usando o mesmo motor Honda, e ele é o melhor piloto no mundo. Essa é uma combinação muito atraente. Então, sim, como eu disse, ele vai estar ali no meio.”

 
“Ok, igualmente, ele vai ter seu trabalho para se aclimatar e acelerar nas velocidades dos superovais, mas, no fim das contas, a qualidade conta mais em todas as formas de esporte a motor, e Fernando é definitivamente muito qualificado. Ele é bravo e corajoso. Também, as diferenças entre os carros de F1 e da Indy são bem menores do que foram no assado. Os carros de F1 pesam o mesmo em relação aos da Indy nessa época, perto dos 700 kg, e os carros de F1 hoje em dia têm mais potência que os carros da Indy, e antigamente era o contrário. Eu estarei em Indianápolis ara ver a volta da McLaren ao Brickyard e vou ser um cara feliz nesse dia. Mas vou estar em contato constante com Éric Boullier, que vai liderar os trabalhos da McLaren em Mônaco, como de costume”, concluiu.

A edição 2017 da Indy 500, a 101ª da história da tradicional corrida, está marcada para o dia 28 de maio. Uma semana antes, acontece a classificação, que é o treino que define o grid de largada. Mas Alonso ainda terá uma semana adicional, após o GP da Espanha, no início de maio, para iniciar os testes visando a corrida. 

A Andretti é a atual vencedora das 500 Milhas de Indianápolis. Em 2016, o novato Alexander Rossi ganhou a prova andando na parceria com Bryan Herta. Agora, o carro inscrito será o McLaren-Honda-Andretti, o que coloca o nome da equipe britânica de volta à prova depois de uma ausência de 38 anos.

A Indy 500 fez parte do calendário da F1, entre os anos 1950 e 1960. Mais tarde, o circuito retornou ao Mundial, mas usando o traçado misto, entre 2000 e 2007. 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.