Acidente entre dupla da Red Bull muda GP do Azerbaijão e faz Hamilton vencer pela primeira vez em 2018

A Red Bull planejava dar o pulo do gato com uma estratégia diferente, mas acabou colocando tudo a perder em um acidente entre seus dois pilotos. Aí todo mundo reagiu na estratégia, mas um furo de pneu de Valtteri Bottas acabou ajudando Lewis Hamilton a vencer pela primeira vez no ano

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A Red Bull criou uma sequência de eventos que culminou com a primeira vitória de Lewis Hamilton e da Mercedes em 2018. A equipe austríaca planejava dar o pulo do gato com uma estratégia diferente, mas acabou colocando tudo a perder em um acidente entre seus dois pilotos. Daniel Ricciardo tentou a ultrapassagem em cima de Max Verstappen, mas uma manobra polêmica do holandês acabou gerando uma batida que tirou ambos da prova. E foi neste momento, com dez voltas para o fim, que o GP do Azerbaijão mudou.

A Mercedes aproveitou a chance desta vez e chamou Valtteri Bottas, que vinha em um primeiro lugar circunstancial, aos boxes para a troca de pneus. O finlandês, então, figurou em primeiro, com Sebastian Vettel em segundo e Hamilton em terceiro. Kimi Räikkönen e Sergio Pérez no top-5. Na relargada, o #77 escapou na ponta, trazendo um Vettel, que errou na freada da curva 1 e foi perdendo posições para o companheiro de Ferrari e também para o mexicano da Force India.

Mas não tinha acabado ainda. A volta seguinte viu o pneu traseiro direito de Bottas estourar. O infortúnio colocou o inglês na ponta, que apenas conduziu o W09 #44 até a bandeirada. Räikkönen cruzou em segundo, à frente de um incrível Pérez. Vettel? Acabou apenas em quarto e acabou perdendo também a liderança do campeonato.

Carlos Sainz ainda levou a Renault até o quinto posto, com um ótimo Charles Leclerc em sexto. Fernando Alonso ainda terminou em sétimo, seguindo a sequência de provas na zona de pontuação. Lance Stroll, no melhor resultado da Williams na temporada, conseguiu o oitavo lugar, à frente de Stoffel Vandoorne e Brendon Hartley.

A F1 volta daqui a duas semanas com o GP da Espanha

Lewis Hamilton conquistou a primeira vitória do ano em Baku (Foto: Wolfgang Wilhelm/Mercedes)

Confira como foi o GP do Azerbaijão de F1

Em um domingo de ventos fortes e temperaturas baixas, a F1 largou para a quarta etapa da temporada 2018 em Baku. No grid, todos decidiram pelos supermacios, exceto Esteban Ocon, Sergio Pérez, Kimi Räikkönen, Nico Hülkenberg, Carlos Sainz e Pierre Gasly. Brendon Hartley e Romain Grosjean foram os únicos que optaram pelos macios.
 
E a partida viu o pole Sebastian Vettel saltar bem à frente e contornar a primeira curva sem drama. Segundo no grid, Lewis Hamilton também saiu com cuidado e assumiu logo sua posição atrás do ferrarista. Valtteri Bottas se colocou ali em terceiro. Aí veio o primeiro incidente: Kimi Räikkönen tentava ganhar posições e foi surpreendido por um Esteban Ocon pelo lado de fora da curva 3. O toque acabou sendo inevitável. Pior para o francês da Force India, que viu sua corrida acabar ali mesmo. Já o finlandês conseguiu ir aos boxes. A Ferrari, então, trocou o bico e mudou os pneus ultramacios para os macios.

A sequência da primeira da volta ainda viu uma batida entre Fernando Alonso e Sergey Sirotkin, que ficou espremido entre o espanhol e Carlos Sainz. O russo teve o mesmo destino de Ocon. Já o bicampeão danificou os pneus dianteiros e traseiros do lado direito e não teve alternativa a não ser voltar aos  boxes para a troca dos pneus.

 
Enquanto os fiscais tiravam os carros acidentados do traçado, o safety-car foi chamado para o liderar o pelotão. E a ordem era: Vettel, Hamilton, Bottas, Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Sainz, Lance Stroll, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly, Charles Leclerc, Stoffel Vandoorne, Räikkönen, Brendo Hartley, Romain Grosjean, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Alonso e Marcus Ericsson.
A largada do GP do Azerbaijão (Foto: AFP)
O carro de segurança deixou o circuito no fim da volta 5. Vettel saiu bem novamente e neutralizou qualquer ataque de Hamilton. Bottas seguiu em terceiro, enquanto Ricciardo perdeu posições para Verstappen e Sainz. O espanhol ainda superaria o holandês na sequência, mas o #3 respondeu e retomou a quarta posição. Hülkenberg, Gasly, Stroll e Leclerc completavam os dez primeiros. Mais atrás, Räikkönen começava a escalar o pelotão e figurava já em 11º.
 
Enquanto lá na frente Vettel tentava escapar de Hamilton – a diferença entre os dois tetracampeões vinha em 2s7 -, o pelotão intermediário acompanhava uma dura batalha que tinha Sainz já em quarto, depois de bater Verstappen de novo. Hülkenberg também foi capaz de ultrapassar Ricciardo para assumir o sexto posto. E não demorou nada para o alemão logo passar o holandês da Red Bull. Só que Hülk acabou exagerando em uma curva, perdeu a traseira e bateu no muro, deixando a prova. 
 
Então, os dois pilotos da Red Bull passaram a protagonizar uma disputa própria. E quem levou a melhor foi Ricciardo em um primeiro momento. O australiano ultrapassou o companheiro, mas a disputa foi marcada por um toque. Só que Max não desistiu e retomou o quinto posto. Além disso, os RB14 enfrentavam problemas com as baterias. 
Kimi Räikkönen e Esteban Ocon protagonizaram a primeira batida da corrida (Foto: Reprodução/TV)
Mais atrás, Räikkönen já ganhava a oitava posição de Stroll e vinha se aproximando de Leclerc – a ultrapassagem não tardou a acontecer. Tudo isso na volta 15 das 51 da corrida azeri. Lá na ponta, Vettel já tinha mais de 4s para Hamilton, que tinha 1s de diferença para Bottas. E foi nesta fase da prova – no fim do giro 16 -, Sainz deixou a briga pelo quarto lugar para visitar aos boxes. O espanhol da Renault trocou os ultramacios pelos macios. E voltou em 13º.
Aí Ericsson se viu em apuros com uma punição por bater em Magnussen ainda na primeira volta. E foi neste momento que Hamilton começou a andar mais veloz que Vettel, forçando uma queda de diferença entre ambos. De 5s, a vantagem do líder da corrida caiu para menos de 4s. Mas aí o inglês errou a freada da curva 1, escapou da trajetória, mas conseguiu voltar. Só que a diferença aí subiu para além de 8s. Além disso, a travada acabou danificando o pneu, o que forçou o britânico a parar na sequência. Lewis trocou os pneus supermacios pelos macios, e retornou em terceiro, 29s atrás do tetracampeão da Ferrari, que se manteve na pista e andando forte. 
 
Bottas vinha 13s atrás do ferrarista. Mais atrás, Verstappen seguia em quarto, à frente de Ricciardo, Räikkönen, Leclerc, Pérez, Stroll e Grosjean. Enquanto isso, a direção de prova avisava que o mexicano da Force India estava sob investigação por conta de uma ultrapassagem durante o período de safety-car. E não teve jeito: Pérez tomou uma punição de 5s.

Lá na frente, Vettel seguiu seu ritmo forte, andando, inclusive, mais rápido que Hamilton, que guiava em cima de pneus novos. Bottas surgia no meio, mas sem qualquer esboço de ataque. Mais atrás, Verstappen tentava pressionar Hamilton pelo terceiro lugar. Mas acabou tendo de lidar com Ricciardo. O australiano se mostrava mais rápido – até com a volta mais rápida da corrida – e chegou em Max, emparelhou com o carro do holandês, mas o #33 respondeu e anulou o ataque do companheiro de Red Bull.

Uma bela batalha entre Daniel Ricciardo e Max Verstappen (Foto: Reprodução/TV)

Enquanto isso, o líder Vettel decidiu que era hora de parar. O ferrarista foi aos boxes na 31ª passagem e mudou os supermacios pelos macios. Seb retornou à pista em segundo, 11s atrás de Bottas e 7s à frente de Hamilton – diferença, aliás, que já tinha antes do primeiro pit-stop do inglês. Verstappen, Ricciardo, Räikkönen, Pérez, Grosjean, Sainz e Leclerc completavam os dez primeiros.

Sistematicamente mais rápido, Ricciardo chegou em Verstappen novamente. Mas agora não teve jeito: o australiano chegou forte no fim da volta 34 e usou a longa reta para superar o companheiro de equipe. Max já vinha se queixando do desgaste dos pneus. Mais à frente, Bottas seguia na pista e sustentava 12s para Vettel, que tinha 7s para Hamilton, que esboçava uma reação.

Aí chegou enfim o momento da Red Bull chamar seus pilotos aos boxes. E Ricciardo foi o primeiro a ir. A estratégia foi trocar os supermacios pelos ultramacios para completar as 13 últimas voltas da corrida. Verstappen parou um giro depois, obedeceu à mesma tática e ainda retornou à frente do colega de equipe. 

A corrida, então, se colocou na expectativa de uma nova batalha entre a dupla dos energéticos. E Ricciardo, de fato, surgiu mais forte e chegou forte atrás de Verstappen. O embate foi inevitável. O australiano se colocou atrás de Max e tentou a ultrapassagem, mas aí o holandês tentou fechar a porta e mudou de trajetória, ainda que sutil, duas vezes, então a batida aconteceu, tirando ambos da corrida.
A dupla da Red Bull acabou fora por uma batida entre si (Foto: Reprodução/TV)

Por conta do incidente, o safety-car foi acionado na volta 39. A Mercedes tratou, então, de chamar Bottas e também Hamilton. A Ferrari fez o mesmo com seus dois pilotos. Todos mudaram para os ultramacios. E muita gente foi na mesma balada. Assim, a ordem atrás do SC era: Bottas, Vettel, Hamilton, Räikkönen, Pérez, Grosjean, Sainz, Leclerc, Stroll, Alonso, Magnussen, Gasly, Hartley, Vandoorne e Ericsson.

E foi ainda sob o comando do safety-car que a prova viu o acidente mais bizarro. Tentando ganhar temperatura dos pneus, Grosjean acabou exagerando na freada e rodou, batendo com força no muro. Por isso, o período com o carro de segurança foi maior.

Na relargada, na passagem 48, Bottas saltou bem e neutralizou o ataque de Vettel. Hamilton, por sua vez, tentou investir para cima do tetracampeão, mas o ferrarista acabou errando na freada, o que permitiu a passagem do inglês. Seb ainda perderia posições para Räikkönen e Pérez. 
 
O GP do Azerbaijão ainda reservaria mais uma reviravolta. Na abertura da penúltima volta, um estouro do pneu traseiro esquerdo do carro de Bottas, no meio da reta, acabou por tirá-lo da ponta. Assim, Hamilton assumiu a ponta e partiu para a primeira vitória em 2018.

F1, GP do Azerbaijão, Classificação final:

1   44 Lewis HAMILTON ING Mercedes 51 voltas  
2   7 Kimi RÄIKKÖNEN FIN Ferrari +2.460  
3   11 Sergio PÉREZ MEX Force India Mercedes +4.024  
4   5 Sebastian VETTEL ALE Ferrari +5.329  
5   55 Carlos SAINZ JR ESP Renault +7.515  
6   16 Charles LECLERC MCO Sauber Ferrari +9.158  
7   14 Fernando ALONSO ESP McLaren Renault +10.931  
8   18 Lance STROLL CAN Williams Mercedes +12.546  
9   2 Stoffel VANDOORNE BEL McLaren Renault +14.152  
10   28 Brendon HARTLEY NZL Toro Rosso Honda +18.030  
11   9 Marcus ERICSSON SUE Sauber Ferrari +18.512  
12   10 Pierre GASLY FRA Toro Rosso Honda +24.720  
13   20 Kevin MAGNUSSEN DIN Haas Ferrari +30.663  
14   77 Valtteri BOTTAS FIN Mercedes +3 voltas NC
15   8 Romain GROSJEAN FRA Haas Ferrari +8 voltas NC
16   33 Max VERSTAPPEN HOL Red Bull Tag Heuer +11 voltas NC
17   3 Daniel RICCIARDO AUS Red Bull Tag Heuer +11 voltas NC
18   27 Nico HÜLKENBERG ALE Renault +40 voltas NC
19   31 Esteban OCON FRA Force India Mercedes +50 voltas NC
20   35 Sergey Sirotkin RUS Williams Mercedes +50 voltas NC
               
               
Recorde Lewis HAMILTON ING Mercedes 1:40.593   24/06/2017
Melhor volta Sebastian VETTEL ALE Ferrari 1:43.441   25/06/2017

 

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