14º, Räikkönen culpa falha de comunicação com Ferrari por eliminação no Q1: “Saímos muito tarde e eles não me avisaram”

Kimi Räikkönen teve outro dia ruim e vai largar do meio do grid. Mas a culpa não é só do finlandês, que reclamou da falta de tempo - e de comunicação - com a Ferrari no momento decisivo do Q1: “Perdemos uma volta inteira. Isso me custou muito”

 O treino classificatório de Kimi Räikkönen, neste sábado (20), não foi o ideal. Aliás, ficou bem longe disso. Sem tempo para acertar uma volta rápida, o finlandês não avançou nem para o Q2 e se classificou apenas em 18º – que virou um 14º por causa de punições aos adversários.
LEIA TAMBÉM

7 a 1: Hamilton bate Rosberg e larga na frente na ÁustriaHamilton empata com Vettel em poles. Só Schumacher e Senna têm maisHomem atropela e mata três em evento da F1 na Áustria


#GALERIA(5356)
 
Mas, segundo Kimi, a culpa pelo resultado ruim não é apenas do piloto. O finlandês fez questão de destacar a falha de comunicação da Ferrari como fator decisivo.
 
“Me disseram que tinha tempo para dar três voltas, e é óbvio que em algum momento eles perceberam que saímos muito tarde para isso, mas eles não me avisaram. Eu segui fazendo o que faria normalmente e óbvio que isso fez muita diferença”, reclamou Räikkönen.
 
“Isso foi errado. Eu estava fazendo o que tinha em mente quando saí dos boxes e nunca me disseram que o plano original não era possível, perdemos uma volta inteira. Isso me custou muito”, continuou.
 
A falha coloca Räikkönen em uma posição delicada para o GP da Áustria. 14º, o finlandês verá seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, saindo do terceiro posto. O resultado dá sequência a uma série de classificações ruins do #7.
Kimi Räikkönen só vai largar em 14º na Áustria (Foto: AP)
“Óbvio que não é o ideal. Nós deveríamos estar muito acima disso, poderíamos brigar pela ponta. Nós tentamos fazer nosso melhor, mas claro que não é a posição ideal”, disse.
 
Para reverter o resultado, a prova de Kimi deverá ser uma recuperação constante.
 
“Sim, há retas longas, mas também temos curvas complicadas quando se está no meio do grid. É muito fácil acontecer alguma coisa nas primeiras curvas, então você tenta se livrar de toda a merda da primeira volta. Só então vamos poder avançar, mas nunca sabemos o que pode acontecer na prova”, avaliou.
 
A largada para o GP da Áustria de F1 será dada às 9h (de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL a partir das 8h40.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.