13º, Massa diz que pedaço de pneu de Hamilton preso no assoalho justifica desempenho: “Carro andava para trás”

Dia de Felipe Massa tinha tudo para ser positivo, mas um pedaço de pneu perdido acabou entrando no caminho. Segundo piloto da Williams, o incidente acabou afetando drasticamente seu desempenho

A cobertura completa do GP da Bélgica no GRANDE PRÊMIO
As imagens do domingo da F1 em Spa-Francorchamps
O passo a passo da 12ª etapa do Mundial de F1
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

O GP da Bélgica tinha tudo para ser de recuperação para Felipe Massa, nesse domingo (24). Largando na nona colocação após uma classificação na chuva, o piloto saía rodeado por carros com capacidade de rendimento pior que o seu. No entanto, um fator inesperado acabou contribuindo para o desempenho ruim, que terminou fora da zona de pontuação: um pedaço de pneu perdido.

 
A lasca de pneu, fruto provavelmente da batida entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, acabou se alojando no assoalho da Williams #19 e afetando dramaticamente o equilíbrio do carro. Enquanto isso, Massa não chegava nas McLaren e era ultrapassado pelas Force India.
Felipe Massa e seus azares (Foto: Beto Issa)
"O pedaço de pneu ficou no assoalho do carro enrolado no carro. O carro andava para trás. Não tinha como manter. Eu percebi que tinha alguma coisa errada. Eu fui para os boxes, mas eles não tiraram", disse à TV Globo.
 
"Eu falei que tinha alguma coisa errada. O carro saía de frente, não conseguia guiar, era muito lento. Parei no boxe, a equipe me deu mais asa dianteira, mas não tirou o que tinha no carro", seguiu. 
 
"Foi, sem dúvida, um grande problema, porque depois foram mais 14, 15 voltas nesse ritmo, que era 1s5, 2s mais lentos que o ritmo que maioria estava virando. Aí, parei, tirei a peça do carro, saí e virava 2s, 2s5 mais rápido do que eu estava virando com pneu novo, antes. Então, é uma pena o que aconteceu", encerrou.
 
O 13º não cai bem, de qualquer forma. Especialmente, tendo em vista o terceiro posto e mais um pódio do companheiro Valtteri Bottas na temporada. Cerca de 47s separaram os dois na classificação final. 
 
Com a contagem de pontos pós-Bélgica, Massa cai para a décima colocação no Mundial de Pilotos, agora, atrás do novato Kevin Magnussen. A F1 volta no Dia da Independência, 7 de setembro, em Monza.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.