Com mesma pintura, Jaguar de Piquet e Evans lança novo carro para temporada 2018/19 da FE

A Jaguar manteve o layout primariamente cinza em sua terceira temporada na Fórmula E. O que mudou mesmo foi o resto: com a introdução do Gen2, a marca britânica aproveitou para começar a desenvolver novos componentes por si só

A Jaguar reservou a manhã de quarta-feira (19) para apresentar ao mundo o carro para a temporada 2018/19 da Fórmula E. O modelo, batizado de Jaguar I-Type 3, traz as linhas arrojadas do Gen2 combinadas com a pintura primariamente cinza escura de anos anteriores.
 
Uma das mudanças da Jaguar na transição para o novo carro é a decisão de desenvolver o maior número possível de peças próprias, abrindo mão de alguns componentes padrão. A equipe anuncia com orgulho que desenvolveu por si só peças como o MGU [Motor Generator Unit, um gerador de energia], o câmbio, o sistema de refrigeração, a suspensão e principalmente o trem de força. São as armas para seguir evoluindo na FE.
 
“Essa temporada vai ser uma questão de deixar de pontuar com frequência para ir ao pódio com frequência”, explicou James Barclay, chefe de equipe da Jaguar. “Acreditamos que somos a primeira equipe a desenvolver o trem de força totalmente na nossa fábrica, e isso nos deixa com controle total sobre design e desenvolvimento. Tomara que isso nos dê vantagem competitiva. A tecnologia está avançando rapidamente, e o novo Gen2 vai ser um importante teste para o desenvolvimento das nossas futuras baterias de carros elétricos”, seguiu.
As primeiras imagens do novo carro da Jaguar na Fórmula E (Foto: Divulgação/Jaguar)

Além da pintura, a Jaguar também optou por manter a dupla de pilotos. Nelson Piquet, contratação para 2017/18, segue ao lado de Mitch Evans, presente desde a estreia em 2016/17. Para o piloto brasileiro, a experiência com o novo carro da FE tem tudo para ser das mais legais.

 
“Estando no campeonato desde o primeiro dia, eu evoluí como piloto em relação às tecnologias e à evolução do carro de Fórmula”, comentou Piquet. “É incrível ver como as coisas mudaram rápido. O Jaguar I-Type 3 é um novo animal, com seus próprios desafios e complexidades. O novo chassi é maior e mais rápido do que os carros antigos, então vai ser muito interessante ver como isso impacta as corridas em circuitos de rua apertados”, seguiu.
 
A Jaguar é a segunda equipe a apresentar carro e pintura da FE para 2018/19. A primeira foi a BMW, que assume a operação antes comandada pela Andretti. A temporada começa em 15 de dezembro, data do eP de Ad Diriyah, na Arábia Saudita.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.