Stop & Go — Alejandro Agag: "Bernie é um gênio. Ele criou um espetáculo incrível"

“Bernie criou um espetáculo incrível com a F1. Mas nós acreditamos muito nas mídias sociais. Nós acreditamos fortemente no Twitter, no Facebook, no YouTube. E também queremos o público jovem”

(Arte: Bruno Mantovani)

Não, ele não é e nem quer ser visto como o “gênio” Bernie Ecclestone da F-E. Mas não deixa de ser impressionante que, a partir do momento em que o campeonato dos carros elétricos foi pensado, há dois anos, Alejandro Agag tenha sido tão bem sucedido a ponto de ver o público mais empolgado com suas corridas de que as da principal categoria do mundo. E o espanhol tem suas diferenças ideológicas. Mais adaptado aos tempos modernos, vê na internet a grande base de seus fãs.

 
A F-E é uma realidade. Ainda que os fãs tenham de se acostumar melhor com o barulho dos carros, as corridas empolgam – as de Punta del Este e Buenos Aires foram de se aplaudir. E ainda sem estar na metade da temporada, Agag já pensa na próxima. Quer pelo menos outras três montadoras no meio – e a Red Bull anda pousando por perto. Também estuda correr à noite. E não vai sossegar enquanto não trouxer seu grupo para o Brasil
 
GRANDE PRÊMIO: A F-E tinha colocado inicialmente uma corrida nas ruas do Rio de Janeiro. Na sequência, a etapa foi retirada, recolocada e, por fim, novamente eliminada. O que ocorreu?
 
Alejandro Agag: A princípio, nós iríamos correr no Rio. Mas a cidade estava complicada e atrapalhada para sediar os jogos da Copa do Mundo e se preparando para as Olimpíadas. Foi difícil encontrar espaço para fazer a corrida sem causar problema demais. Então decidimos adiar a opção de realizá-la no Brasil.
 
É um fato consumado? E não havia opção de tentar outras grandes cidades? 
 
Sim, pode ser em outra cidade ou lá, depende. Estamos em conversas com outras cidades no Brasil também porque a ideia é correr no país. Nós queremos muito, até porque temos pelo menos três pilotos muitos bons disputando o campeonato. As negociações estão em andamento.
 
Pode dizer quais são estas cidades?
 
Hum, melhor não… prefiro não dizer para que não haja uma ‘guerra’ entre elas.
 
Você havia dito que o campeonato vai ter uma nova cara no ano que vem, que vai deixar de ser monomarca. Como é que vai ser exatamente, algo como na F1 em que podem ser equipes/montadoras ou parceiras dos times?
 
A ideia é ser como na F1 antiga, quando tinha a Williams com a BMW ou a McLaren com a Mercedes, por exemplo. Nós queremos que as grandes fabricantes se aliem com as equipes para que haja um desenvolvimento da tecnologia.
 
A Mercedes, recentemente, disse que tem interesse e que vale a pena prestar atenção na F-E. Já há conversas para a próxima temporada?
 
Sim, não com a gente, mas diretamente com as equipes. Sei que há conversas distintas com várias partes e li as declarações dos dirigentes da Mercedes. Acho que isso é muito positivo e torço para que outras marcas se interessem em nosso campeonato.
 
O que seria um bom campeonato em 2015/2016 em relação ao número de marcas?
 
Acho que no ano que vem vamos ter pelo menos quatro ou cinco montadoras. 
Alejandro Agag, dirigente da F-E (Foto: Reuters)
 De certa forma, pode-se concluir que sua figura não é como a de Bernie Ecclestone, que é o centro da F1 e tudo se passa por ele. Você seria o comandante…
 
As equipes é que são o centro. 
 
E como você se compara a Ecclestone? O que você faz e evita fazer vendo nele o homem que comanda a F1? Ele de alguma forma é um exemplo?
 
Sim, sim, é um exemplo muito bom. Bernie é um gênio. Ele criou um espetáculo incrível com a F1. Talvez a única diferença que a gente tenha para ele e seu negócio é que acreditamos muito nas mídias sociais. Nós acreditamos fortemente no Twitter, no Facebook, no YouTube. E também queremos o público jovem aqui. 
 
Desde a primeira corrida, você tem dito que tem de observar os erros para consertá-los. Das últimas para cá, estes erros foram menores? O que se deve mudar na F-E pelo que você observou?
 
Temos que melhorar muitas coisas. A transmissão de como fazemos os pit-stops e da corrida em geral pela televisão é uma delas. Também devemos prestar atenção nos desenhos dos circuitos e como colocar as publicidades em torno dele. Sempre tem coisas para melhorar, a cada corrida. Sempre.
 
Em relação aos lugares, já há outras cidades ou planos para a próxima temporada?
 
Estamos já pensando em corridas noturnas, mas a questão é verificar como produzir eletricidade para iluminar as ruas. 
 
 Helmut Marko, olheiro da Red Bull, esteve em Punta del Este para acompanhar o fim de semana da F-E. 
 
Ele é muito bem-vindo, muito bem-vindo. (risos) É que eu gosto muito de beber Red Bull…
 
Aliás, o antigo piloto deles, Sebastian Vettel, não é muito fã da F-E…
 
Eu admiro muito Vettel. Espero que um dia consiga convencê-lo a correr aqui. Eu respeito o que ele pensa, mas também respeito o que pensa Alain Prost, que está aqui com a gente e conhece toda a operação.
10+ LANÇAMENTOS NA F1
Carros colocados diante das garagens com capas, fotos divulgadas pela internet, convocação para coletiva de imprensa na sede da equipe. Tudo gera ansiedade enorme no verdadeiro fã de F1, mas já houve um tempo em que os lançamentos de carros no início de cada ano eram muito mais do que isso — tratavam-se, na realidade, de mega eventos que às vezes contavam até mesmo com aviões Airbus e shows das Spice Girls. Aproveitando que a F1 vive uma época de lançamentos, o GRANDE PRÊMIO relembra alguns eventos que ficaram marcados ou por sua suntuosidade, ou por sua excentricidade.

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 BOTTAS ANTES
O finlandês Valtteri Bottas será o primeiro a sentir o gostinho de pilotar pela primeira vez o novo carro da Williams, o FW37, nos testes coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Williams confirmou que o quarto colocado do Mundial de F1 de 2014 será o responsável por guiar o carro nos dois primeiros dias de atividades de pista da pré-temporada. Desta forma, Bottas andará nos dias 1 e 2 de fevereiro com a nova máquina. Já o brasileiro Felipe Massa, que fechou o último campeonato em sétimo lugar, trabalhará pela primeira vez com o FW37 nos dias 3 e 4.

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