Rosenqvist supera Da Costa e garante pole-position do eP da Cidade do México. Di Grassi larga em último

Com tantas punições distribuídas nos últimos dias para esta etapa da capital mexicana, o grid poderia ser bem diferente daquele acertado no treino de classificação. Mas até que não foi. Quem largará na pole, Felix Rosenqvist, é quem realmente largará na primeira colocação

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Uma trinca de pilotos que possuiam carros dos mais velozes da Fórmula E neste sábado (3), na pista do Hermanos Rodríguez, no México, estavam punidos com dez posições no grid de largada. A sensação é de que isso faria com que a tabela de tempos do treino classificatório fosse brutalmente repaginada para a corrida. Não foi o que aconteceu, pois. Com Lucas Di Grassi e Sam Bird longe das primeiras colocações, apenas Alex Lynn entre os punidos representou uma ameaça na Superpole. O inglês da DS Virgin, porém, não foi capaz de se igualar ao pole-position da quarta etapa da temporada 2017/18: Felix Rosenqvist.

É a segunda pole de Rosenqvist na temporada 2017/18, a primeira sendo na etapa final da rodada dupla de Hong Kong. António Félix da Costa tirou um coelho da cartola e colocou a ainda deficitária Andretti na segunda colocação. O citado Lynn fez o terceiro tempo, mas sai apenas no 13º lugar. Os outros punidos, Bird e Di Grassi, dividem a última fila após marcarem respectivamente nono e 12º tempo.
 

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Desta forma, Oliver Turvey e Sébastien Buemi farão a divisão da segunda fila, enquanto Daniel Abt, o líder do campeonato Jean-Éric Vergne, Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld, André Lotterer e Maro Engel fecham o top-10.
 
Com Vergne em sexto e Bird em 19º, a chance é de ouro para Rosenqvist assumir a ponta do campeonato e abrir boa margem. No momento, enquanto o francês ponteia com 71 tentos, Felix tem 69 e Bird ainda marca 61.
 
A largada está marcada para 19h (de Brasília).
Felix Rosenqvist (Foto: Reprodução/Twitter)

Confira como foi o treino de classificação:

Grupo 1 – Lucas Di Grassi, Maro Engel, Tom Blomqvist, Jérôme D'Ambrosio e Luca Filippi
 
Primeiro a sair para a pista no treino classificatório, Blomqvist terminou ainda sem conseguir fazer um tempo suficientemente forte para entrar na Superpole – o jovem britânico ainda não conseguiu nas três etapas que disputou com a Andretti. E por pouco não foi bem pior, visto que uma traseirada deixou Blomqvist a um dedo de encher a parte da trás do bólido no muro. Em seguida, Filippi passou ligeiramente ainda mais lento que ele.
 
D'Ambrosio pulou para a ponta ao fechar volta, mas por pouco tempo. Di Grassi, grande favorito da classificação após liderar os dois treinos livres, cravou 1min02s079 e ficou com a liderança por 0s281. Engel colou em Di Grassi para terminar o grupo com alguma expectativa.
Lucas Di Grassi (Foto: Reprodução/Twitter)

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Grupo 2 – Felix Rosenqvist, Jean-Éric Vergne, Nelsinho Piquet, Sam Bird e Séabstien Buemi

 
No grupo mais pegado da sessão, Rosenqvist abriu andando forte e explorando as curvas. De cara, superou Di Grassi por mais de 0s4. Vergne fez o melhor setor inicial dele segundos depois, mas não superou Rosenqvist. 
 
Uma chuva de Superpole foi aparecendo: Piquet e Bird foram mais lentos que que Vergne, mas mais velozes que Di Grassi. E Buemi, sim, surgiu para superar Rosenqvist por 0s008. Desta forma, os cinco membros do grupo 2 pularam para o top-5. Di Grassi, dono dos treinos livres, sobrou.
Sébastien Buemi (Foto: Renault)

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Grupo 3 – Oliver Turvey, António Félix da Costa, Alex Lynn, José María López e Nicolas Prost

 
Mesmo no circuito permanente, era evidente que a pista melhorava a cada instante. Depois do domínio completo do segundo grupo, o terceiro não deixou por menos. Félix da Costa foi quem brilhou e colocou a Andretti no terceiro posto geral.
 
Turvey e Lynn, logo em seguida, não foram tão rápidos quanto o português, é verdade, mas superaram Piquet e Vergne. Desta forma, o terceiro grupo empurrou três pilotos para a zona da Superpole. Por outro lado, López e Prost pularam para a 11ª e a 13ª posiçõs simultâneas.
António Felix da Costa (Foto: BMW Motorsports)

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Grupo 4 – Edoardo Mortara, Andre Lotterer, Mitch Evans, Nick Heidfeld e Daniel Abt

 
O alemão Abt saiu na frente do resto do grupo para tentar se valer da melhora da pista e arrancar a fórceps um espaço na Superpole. Mesmo com o carro da Audi ajustado para a pista, não foi possível — ficou cerca de 0s05 atrás de Lynn.
 
Evans ficou longe após começar bem o dia, terminando somente com o 13º posto momentâneo – antes dos três pilotos da chave que ainda marcariam volta rápida. Lotterer, por sua vez, iniciou muito bem e deu a impressão de que subiria para a briga pela pole. Foi muito mal no último setor e ficou somente com o décimo posto.
 
Muito mal, Mortara ficou para o fundão. Restava apenas Heidfeld, que também começou forte e terminou longe do ideal. Será apenas o décimo, jogando Lotterer um posto para trás.
 
A Superpole ficou com Buemi, Rosenqvist, Da Costa, Turvey e Lynn.
Daniel Abt (Foto: Audi)
Superpole
 
Quinto mais rápido na fase de grupos – e carregando uma punição de dez posições por trocar a caixa de câmbio do carro da DS Virgin -, Lynn forçou a mão pnuma situação em que pouco tinha a perder. Mesmo assim, cravou 1min02s e ficou com poucas chances de ser o pole. Turvey foi o segundo a andar, mas exagerou na busca pela pole, precisou travar demais os pneus e ficou atrás de Lynn.
 
Da Costa aproveitou as voltas não mais que mediana para saltar sem problemas para a ponta. Rosenqvist tinha trabalho a fazer para superar o 1min01s8 do português. E conseguiu. Num giro excelente, o piloto da Mahindra anotou 1min01s645 e foi direto para a liderança. Buemi, por fim, errou na volta que deveria ser a vencedora e ficou com o pior tempo da Superpole. 
 
Assim, pole para Rosenqvist, com Da Costa completando e segunda fila. O terceiro mais rápido foi Lynn, mas com a punição será apenas o 13º. Turvey, Buemi, Abt, Vergne, Piquet, Heidfeld, Lotterer e Engel fecharam o top-10.

FE 2017/18, eP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, treino classificatório, final:

1   FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:01.645  
2   ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:01.852 +0.207
3   OLIVER TURVEY ING NIO 1:02.172 +0.527
4   SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:02.510 +0.865
5   DANIEL ABT EUA AUDI ABT 1:01.885 +0.240
6   JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:01.962 +0.317
7   NELSON PIQUET ING JAGUAR 1:01.964 +0.319
8   NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:02.023 +0.378
9   ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH 1:02.057 +0.412
10   MARO ENGEL ALE VENTURI 1:02.091 +0.446
11   MITCH EVANS NZE JAGUAR 1:02.135 +0.490
12   JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON 1:02.264 +0.619
13 P +10 ALEX LYNN ING VIRGIN DS 1:02.014 +0.369
14   JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:02.360 +0.715
15   NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:02.377 +0.732
16   TOM BLOMQVIST ING ANDRETTI 1:02.443 +0.798
17   LUCA FILIPPI ITA NIO 1:02.508 +0.863
18   EDOARDO MORTARA SUI VENTURI 1:03.416 +1.771
19 P +10 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:02.007 +0.362
20 P +10 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:02.079 +0.434

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