google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Uma trinca de pilotos que possuiam carros dos mais velozes da Fórmula E neste sábado (3), na pista do Hermanos Rodríguez, no México, estavam punidos com dez posições no grid de largada. A sensação é de que isso faria com que a tabela de tempos do treino classificatório fosse brutalmente repaginada para a corrida. Não foi o que aconteceu, pois. Com Lucas Di Grassi e Sam Bird longe das primeiras colocações, apenas Alex Lynn entre os punidos representou uma ameaça na Superpole. O inglês da DS Virgin, porém, não foi capaz de se igualar ao pole-position da quarta etapa da temporada 2017/18: Felix Rosenqvist.
É a segunda pole de Rosenqvist na temporada 2017/18, a primeira sendo na etapa final da rodada dupla de Hong Kong. António Félix da Costa tirou um coelho da cartola e colocou a ainda deficitária Andretti na segunda colocação. O citado Lynn fez o terceiro tempo, mas sai apenas no 13º lugar. Os outros punidos, Bird e Di Grassi, dividem a última fila após marcarem respectivamente nono e 12º tempo.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Desta forma, Oliver Turvey e Sébastien Buemi farão a divisão da segunda fila, enquanto Daniel Abt, o líder do campeonato Jean-Éric Vergne, Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld, André Lotterer e Maro Engel fecham o top-10.
Com Vergne em sexto e Bird em 19º, a chance é de ouro para Rosenqvist assumir a ponta do campeonato e abrir boa margem. No momento, enquanto o francês ponteia com 71 tentos, Felix tem 69 e Bird ainda marca 61.
A largada está marcada para 19h (de Brasília).
Felix Rosenqvist (Foto: Reprodução/Twitter)
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1 – Lucas Di Grassi, Maro Engel, Tom Blomqvist, Jérôme D'Ambrosio e Luca Filippi
Primeiro a sair para a pista no treino classificatório, Blomqvist terminou ainda sem conseguir fazer um tempo suficientemente forte para entrar na Superpole – o jovem britânico ainda não conseguiu nas três etapas que disputou com a Andretti. E por pouco não foi bem pior, visto que uma traseirada deixou Blomqvist a um dedo de encher a parte da trás do bólido no muro. Em seguida, Filippi passou ligeiramente ainda mais lento que ele.
D'Ambrosio pulou para a ponta ao fechar volta, mas por pouco tempo. Di Grassi, grande favorito da classificação após liderar os dois treinos livres, cravou 1min02s079 e ficou com a liderança por 0s281. Engel colou em Di Grassi para terminar o grupo com alguma expectativa.
Lucas Di Grassi (Foto: Reprodução/Twitter)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Grupo 2 – Felix Rosenqvist, Jean-Éric Vergne, Nelsinho Piquet, Sam Bird e Séabstien Buemi
No grupo mais pegado da sessão, Rosenqvist abriu andando forte e explorando as curvas. De cara, superou Di Grassi por mais de 0s4. Vergne fez o melhor setor inicial dele segundos depois, mas não superou Rosenqvist.
Uma chuva de Superpole foi aparecendo: Piquet e Bird foram mais lentos que que Vergne, mas mais velozes que Di Grassi. E Buemi, sim, surgiu para superar Rosenqvist por 0s008. Desta forma, os cinco membros do grupo 2 pularam para o top-5. Di Grassi, dono dos treinos livres, sobrou.
Sébastien Buemi (Foto: Renault)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Grupo 3 – Oliver Turvey, António Félix da Costa, Alex Lynn, José María López e Nicolas Prost
Mesmo no circuito permanente, era evidente que a pista melhorava a cada instante. Depois do domínio completo do segundo grupo, o terceiro não deixou por menos. Félix da Costa foi quem brilhou e colocou a Andretti no terceiro posto geral.
Turvey e Lynn, logo em seguida, não foram tão rápidos quanto o português, é verdade, mas superaram Piquet e Vergne. Desta forma, o terceiro grupo empurrou três pilotos para a zona da Superpole. Por outro lado, López e Prost pularam para a 11ª e a 13ª posiçõs simultâneas.
António Felix da Costa (Foto: BMW Motorsports)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Grupo 4 – Edoardo Mortara, Andre Lotterer, Mitch Evans, Nick Heidfeld e Daniel Abt
O alemão Abt saiu na frente do resto do grupo para tentar se valer da melhora da pista e arrancar a fórceps um espaço na Superpole. Mesmo com o carro da Audi ajustado para a pista, não foi possível — ficou cerca de 0s05 atrás de Lynn.
Evans ficou longe após começar bem o dia, terminando somente com o 13º posto momentâneo – antes dos três pilotos da chave que ainda marcariam volta rápida. Lotterer, por sua vez, iniciou muito bem e deu a impressão de que subiria para a briga pela pole. Foi muito mal no último setor e ficou somente com o décimo posto.
Muito mal, Mortara ficou para o fundão. Restava apenas Heidfeld, que também começou forte e terminou longe do ideal. Será apenas o décimo, jogando Lotterer um posto para trás.
A Superpole ficou com Buemi, Rosenqvist, Da Costa, Turvey e Lynn.
Superpole
Quinto mais rápido na fase de grupos – e carregando uma punição de dez posições por trocar a caixa de câmbio do carro da DS Virgin -, Lynn forçou a mão pnuma situação em que pouco tinha a perder. Mesmo assim, cravou 1min02s e ficou com poucas chances de ser o pole. Turvey foi o segundo a andar, mas exagerou na busca pela pole, precisou travar demais os pneus e ficou atrás de Lynn.
Da Costa aproveitou as voltas não mais que mediana para saltar sem problemas para a ponta. Rosenqvist tinha trabalho a fazer para superar o 1min01s8 do português. E conseguiu. Num giro excelente, o piloto da Mahindra anotou 1min01s645 e foi direto para a liderança. Buemi, por fim, errou na volta que deveria ser a vencedora e ficou com o pior tempo da Superpole.
Assim, pole para Rosenqvist, com Da Costa completando e segunda fila. O terceiro mais rápido foi Lynn, mas com a punição será apenas o 13º. Turvey, Buemi, Abt, Vergne, Piquet, Heidfeld, Lotterer e Engel fecharam o top-10.
FE 2017/18, eP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, treino classificatório, final:
1 |
|
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:01.645 |
|
2 |
|
ANTONIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:01.852 |
+0.207 |
3 |
|
OLIVER TURVEY |
ING |
NIO |
1:02.172 |
+0.527 |
4 |
|
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
1:02.510 |
+0.865 |
5 |
|
DANIEL ABT |
EUA |
AUDI ABT |
1:01.885 |
+0.240 |
6 |
|
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:01.962 |
+0.317 |
7 |
|
NELSON PIQUET |
ING |
JAGUAR |
1:01.964 |
+0.319 |
8 |
|
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:02.023 |
+0.378 |
9 |
|
ANDRÉ LOTTERER |
ALE |
TECHEETAH |
1:02.057 |
+0.412 |
10 |
|
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:02.091 |
+0.446 |
11 |
|
MITCH EVANS |
NZE |
JAGUAR |
1:02.135 |
+0.490 |
12 |
|
JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
ARG |
DRAGON |
1:02.264 |
+0.619 |
13 |
P +10 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
1:02.014 |
+0.369 |
14 |
|
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:02.360 |
+0.715 |
15 |
|
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:02.377 |
+0.732 |
16 |
|
TOM BLOMQVIST |
ING |
ANDRETTI |
1:02.443 |
+0.798 |
17 |
|
LUCA FILIPPI |
ITA |
NIO |
1:02.508 |
+0.863 |
18 |
|
EDOARDO MORTARA |
SUI |
VENTURI |
1:03.416 |
+1.771 |
19 |
P +10 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:02.007 |
+0.362 |
20 |
P +10 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:02.079 |
+0.434 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.