Equipes norte-americanas se unem e pedem força da Fórmula E para incluir Califórnia no calendário

É um desejo dito abertamente pelas equipes norte-americanas Dragon e Andretti que a Fórmula E volte a organizar uma corrida na Califórnia. O estado é com sobras o maior mercado para carros elétricos nos Estados Unidos e já contou com duas edições do eP de Long Beach entre 2015 e 2016

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A primeira temporada da Fórmula E contou com duas etapas nos Estados Unidos: uma em Miami, no leste, e uma em Long Beach, no oeste. No ano seguinte, voltou a Long Beach. Nos dois últimos anos, no entanto, apenas uma corrida por ano e na Costa Leste, Nova York. Mas a categoria começa a sofrer uma pressão para um retorno à Costa Oeste do país. Para a Califórnia, se possível.

 
Após uma pesquisa conduzida por um grupo de trabalho da FE sobre praças onde a categoria deveria atuar. A China apareceu como a maior necessidade – e agora, além do eP de Hong Kong terá outro em Sanya -, enquanto uma prova na Califórnia, maior mercado para veículos elétricos nos Estados Unidos, também apareceu bem cotada. Em cima disso, as equipes entraram no jogo.
 
"Estamos animados de correr de novo em Nova York, mas acreditamos que é importante que encontremos um lugar para voltar à Costa Oeste dos Estados Unidos, talvez na Califórnia", disse um porta-voz da Dragon ao site inglês 'E-Racing365.com'.
 
"A Califórnia tem o maior mercado de carros elétricos dos Estados Unidos e, mais importante, a adoção a esse tipo de veículo continua a crescer mais rápido por lá que em qualquer outro lugar do país", seguiu.
Jérôme D'Ambrosio, da Dragon (Foto: Dalton Yamashita/Grande Prêmio)
Nos últimos tempos, cidades como San Francisco e San Jose chegaram a conversar com a FE, mas nada chegou a uma assinatura de contrato. De acordo com um estudo da Next 10, que advoga pela preservação ambiental, 4,5% de todos os veículos do estado são totalmente elétricos ou híbridos. No restou dos Estados Unidos, esse número cai para 1,2%; na China, 2%.
 
"O Estado da Califórnia, seus residentes e empresas privadas como a Dragon, que tem sede em Los Angeles, também mostram forte compromisso em combater as mudanças climáticas. Você vai encontrar sensações semelhantes em setores público e privados de estados como Oregon e Washington", falou.
 
"Dadas as políticas ambientais fortes da Costa Oeste, a densa concentração de trabalho em tecnologias e mobilidade limpa, acreditamos que o mercado deveria uma prioridade e teria papel importante no sucesso de longo prazo da FE nos Estados Unidos", afirmou.
António Félix da Costa, da Andretti (Foto: Andretti)
Presidente da Andretti FE, Roger Griffiths foi no caminho da Dragon e falou sobre a necessidade de um evento no oeste.
 
"Vai além de nós mesmo e da Dragon querendo uma corrida na Califórnia, porque é um mercado enorme. É muito atraente para fábricas e start-ups. Seria significativo ter uma corrida na Califórnia. Para o mercado norte-americano, creio que uma corrida na Costa Leste e uma na Califórnia seria o cenário perfeito", encerrou.
 
A decisão da temporada 2017/18 acontece neste fim de semana e em Nova York.
GP DA INGLATERRA EVIDENCIA DIVISÃO DA F1

COM ENORME DISPARIDADE DOS CARROS, PILOTOS FICAM DE MÃOS ATADAS

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.