Chefe da BMW vê alcance da FE longe do “automobilismo clássico” e faz pedido: “Temos que ser a nova escola”

Jens Marquadt, diretor-esportivo da BMW, rasgou elogios ao formato e ao que a Fórmula E tem feito nos últimos anos. Segundo ele, a categoria dos bólidos elétricos precisa ignorar o tradicionalismo e inaugurar uma nova escola no esporte

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Se nas origens da Fórmula E, quando a categoria apontava os primeiros indicativos de sucesso, a BMW foi a montadora que abertamente colocou pontos de interrogação sobre o que estava vendo, agora a fábrica alemã aponta numa direção oposta. Parceira técnica da Andretti e confirmada como construtor e equipe para a temporada que vem, aparece ao lado da FE a todo momento. 

 
O diretor-esportivo da marca, Jens Marquadt, afirmou que a FE representa uma "nova escola" do automobilismo e que não pode se render ao que há de mais antigo e tradicionalista. Segundo ele, é hora de explorar o novo, como tecnologia e levar o esporte aos centros urbanos. 
 
"Creio que a FE tem algo de muito bom, que é trazer mobilidade elétrica e tudo relacionado a ela às pessoas das cidades. Estamos atraindo uma audiência muito maior e, no momento, muito diferente daquela do automobilismo clássico. Precisamos ouvir essas pessoas em vez de fazer o que temos todos feito nos últimos 20 anos, a cada ano as voltas sobem 1s e blá, blá, blá, aerodinâmica lá e cá", falou em entrevista ao site inglês 'E-Racing365.com'.
 
"Creio que seja tudo muito diferente, então precisamos ser cuidadosos, escutar e temos que usar a plataforma da melhor forma possível", seguiu.
 
Marquadt, um engenheiro experiente no mundo do automobilismo mesmo antes de chegar ao atual posto na BMW, crê que o viés da FE de conexão com o público, seja de aproximação espacial nos grandes centros ou via tecnologia por conta dos simuladores, auxiliam a abrir uma nova trilha.
Shakedown da BMW com o Gen2 (Foto: BMW)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"Acho que as corridas de simuladores que vemos são muito bem recebidas pelos fãs e a audiência em geral, o FanBoost [também] e todo esse tipo de coisa. Na minha opinião, em vez de colocar o 'old school' na FE, temos que ser a nova escola e avançar nessas áreas porque há um enorme campo no qual podemos entrar", seguiu.

 
Na próxima temporada do campeonato, quando a BMW ingressa no grid, o formato das corridas será diferente. As trocas de carro não serão mais necessárias e a categoria fará um sistema bimodal de potência, aumentando a participação do jogo estratégico e mantendo um quê de imprevisibilidade. Marquadt gosta da ideia.
 
"O que temos agora com a troca de carros é um pouco de caos, algo que muita gente viu como algo bom. Fazer com que os carros completem uma corrida inteira é algo que eu creio que seja bom para mostrar as pessoas que distância não é um problema para carros elétricos – especialmente numa cidade", pontuou. 
 
"E aí colocar um pouco de desconhecido no formato das corridas é importante para o entretenimento. Sinto que algumas das áreas são muito boas e talvez esse sistema de impulsão [de troca de modos durante a corrida] é provavelmente boa ideia", disse.
 
É esperado que o modo de mais potência tenha "ganho de performance de aproximadamente 1s por volta", algo como 20 a 25 kw a mais de potência.

A BMW já foi à pista com o novo carro, o Gen2, nos testes da semana passada na pista de Calafat, na Catalunha.

MELHOR DA HISTÓRIA?

FORMA INCRÍVEL DE MÁRQUEZ LEVANTA DEBATE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.