Buemi resiste a leve pressão e vence eP de Mônaco. Di Grassi e Piquet protagonizam disputa forte e vão ao pódio

Sébastien Buemi venceu o eP de Mônaco com certo controle, apesar de ter de se livrar de Lucas Di Grassi em dado momento da prova, e se tornou o primeiro vencedor de duas provas na história da categoria. Lucas Di Grassi e Nelsinho Piquet protagonizaram grande batalha e ficaram no pódio

Sébastien Buemi até sofreu um ataque forte de Lucas Di Grassi assim que voltou dos boxes, mas na maior parte do tempo controlou a corrida sem grandes sustos. O suíço, assim, venceu a primeira etapa da F-E na Europa, em Mônaco, neste sábado (9), e se tornou único vencedor de duas etapas até aqui na categoria.

Depois da troca de farpas entre entre Nelsinho Piquet e Di Grassi após a classificação, os dois protagonizaram a melhor disputa da corrida, com Nelsinho passando Jérôme D'Ambrosio logo no início e atacando Lucas nas provas finais. Mesmo com um leve toque e Piquet usando o fanboost, Di Grassi se manteve à frente e segue líder do campeonato da F-E.

A prova foi marcada por um grande acidente na largada, quando Nicolas Prost espremeu Daniel Abt, que deixou Bruno Senna sem saída. O piloto da Mahindra foi catapultado ao ar, onde quase capotou. Por sorte, nada mais sério. Outros pilotos sofreram com danos colaterais. Jaime Alguersuari também abandonou, enquanto Loïc Duval e Abt ainda duraram algumas voltas. Vitantonio Liuzzi, Salvador Durán e Jean-Éric Vergne ficaram bem para trás. Vergne ainda coletou os dois pontos da melhor volta.

VIU ESSA? SENNA DECOLA EM ACIDENTE DA F-E EM MÔNACO

determinarTipoPlayer(“15467520”, “2”, “0”);

No quarto lugar, Sam Bird até tentou a sorte para cima de Piquet na volta final, após a China do brasileiro ficar um pouco para trás. D'Ambrosio, regular, foi quinto. Nicolas Prost foi sexto, enquanto Stéphane Sarrazin, Scott Speed, Charles Pic e António Félix da Costa encerraram o top-10.

A F-E volta rapidamente, em dois sábados (23), para o eP da Alemanha.

Confira como foi o eP de Mônaco:

A corrida começou mais que elétrica – explosiva. Sébastien Buemi segurou a ponta, assim como Lucas Di Grassi, Jérôme D'Ambrosio e Nelsinho Piquet. Mas a explosão foi atrás. Uma série de toques terminou com Bruno Senna decolando.
 
Nicolas Prost tentou forçar para cima de Daniel Abt, que chegou em Senna e o catapultou para o alto. O carro chegou a ficar de lado e quase capotou. O efeito colateral também pegou Jean-Éric Vergne e Jaime Alguersuari, que tantavam fugir da confusão. Mas apenas Senna e Alguersuari deixaram a corrida de vez.
 
A relargada se deu na terceira volta, após limpeza rápida na pista. E Piquet se apressou em ir à caça de D'Ambrosio. Na primeira tentativa, o belga se segurou. Mas em seguida, Piquet fez uso do fanboost com o qual foi agraciado e tomou a terceira colocação.
Mostrando que há possibilidade de ultrapassagem, Félix da Costa passou fácil por Scott Speed pela 11ª posição e tentando chegar à zona de pontuação.
No alto da tabela, Di Grassi se mantinha próximo a Buemi, conseguindo ter um certo controle sobre as atitudes que poderia tomar para atacar o suíço da e.dams.
 
Após 15 das 47 voltas, era bem possível notar os danos que o acidente da largda teve em boa parte do pelotão. Loïc Duval, Vergne, Salvador Durán e Abt estavam na pista voltas atrás da liderança. Com 19 voltas, Abt e Duval resolveram abandonar.
 
Também na 19, um pedaço do carro de Heidfeld se soltou sem motivo aparente, forçando mais uma bandeira amarela. 
 
Com 20 voltas, o eP monegasco era de longe o mais parado desde a abertura da temporada, na China.

Mas Di Grassi resolveu que era hora de atacar Buemi antes de parar e trocar os carros. O brasileiro foi aos boxes com 25 voltas, quando tinha apenas 10% de bateria. Prost, Sarrazin, Félix da Costa e Heidfeld foram junto.

 
Mesmo com apenas 6% de bateria, Buemi e Piquet optaram por não ir aos boxes na 26. Foram apenas na 27%, quando a bateria estava virtualmente inútil.
 
Buemi conseguiu voltar na frente, com Di Grassi e Piquet se aproximando muito depois de tudo o que aconteceu. O piloto da Audi ABT chegou no suíço, tentou passar por fora, mas Buemi segurou a liderança.
 
Quem se deu bem na volta dos boxes foi Bird, que conseguiu tomar o quarto lugar de D'Ambrosio. E com uma Virgin bem veloz, atacando Piquet. Na volta 30, os dois quase atropelaram o lento carro de Duval durante a disputa na St. Devote. Nelsinho guardou o posto.
Enquanto os dois brigavam, D'Ambrosio também chegou para a baila e bem de perto.
 
Na caça da liderança, Di Grassi reclamou com Trulli, retardatário, que ficou tempo demais na frente no segundo colocado. O brasileiro ainda usava bem mais energia em comparação a Buemi.
 
Capengando desde voltar dos boxes com o segundo carro logo no começo da pista, Vergne resolveu que era hora de dar o bote na possibilidade dos dois pontos. Despejou a potência, usou o fanboost que tinha guardado e anotou a volta mais rápida.
 
Atrás, na briga pelo fim da zona de pontuação, Pic levava uma passada dupla de Speed e Félix da Costa.
 
Só que Nelsinho começou a impor ritmo e foi para cima de Di Grassi. Na volta 39, Piquet, ainda com um fanboost a ser usado, chegou de vez.  Bem no início da 42, Piquet usou o fanboost, mas não conseguiu passar. Não apenas pelas farpas do começo do dia, mas também porque valia a liderança do campeonato essa briga era importante. E de novo na 43, Nelsinho tentou, tocou levemente e deixou Di Grassi respirar um pouco.

Depois disso, não conseguiu atacar de novo. Na frente, e com boa vantagem, Buemi recebeu a bandeirada com o primeiro vencedor de múltiplos ePs. Di Grassi foi segundo; Nelsinho resistiu a um ataque de Bird e foi terceiro. D'Ambrosio, Prost, Sarrazin, Speed, Pic e Félix
da Costa fecharam o top-10.

F-E, eP de Mônaco, Classificação Final:

1 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 47 voltas  
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +2.154  
3 NELSINHO PIQUET BRA CHINA +4.634  
4 SAM BIRD ING VIRGIN +4.801  
5 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +5.881  
6 NICOLAS PROST FRA E.DAMS +11.032  
7 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI +26.472  
8 CHARLES PIC FRA CHINA +49.538  
9 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI +52.658  
10 NICK HEIDFELD ALE VENTURI +52.936  
11 JARNO TRULLI ITA TRULLI +58.984  
12 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI +1:14.138  
13 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA +1 volta  
14 VITANTONIO LIUZZI ITA TRULLI +11 voltas NC
15 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI +14 voltas NC
16 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI +19 voltas NC
17 LOÏC DUVAL FRA DRAGON +23 voltas NC
18 DANIEL ABT EUA AUDI ABT +33 voltas NC
19 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA +47 voltas NC
20 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN +47 voltas NC
REAÇÃO ALEMÃ

Nico Rosberg finalmente quebrou a invencibilidade de Lewis Hamilton e, neste sábado (9), assegurou a pole-position do GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2015 do Mundial de F1. O alemão, faminto por reação depois de um começo de campeonato bastante difícil, mostrou bom trabalho e conseguiu uma grande marca. Com 1min24s681, Nico superou Hamilton em pouco mais de 0s2 para sair na pole-position em Barcelona. Sebastian Vettel completa o rol dos três primeiros colocados, mas longe, muito longe de colocar a Ferrari em posição real de ameçar a supremacia da Mercedes

TRETA DO ANO

Não dá para dizer que foi um treino de classificação comum neste sábado (9), em Mônaco. Ao contrário, foi peculiar até mesmo para as surpresas que a F-E vem insistindo em mostrar — a maioria, positivamente. Os dois pilotos que lideraram os treinos livres por exemlo, nem passaram perto da pole. Quem a tomou de assalto foi Sébastien Buemi, com volta perfeita e tudo, mas que acabou ficando apenas como pano de fundo para a intensa troca de farpas entre os dois líderes do campeonato

HELIO 300

Este é um fim de semana bastante especial para Helio Castroneves. Não só por causa de seu 40º aniversário, celebrado neste domingo, ou pelo fato de disputar uma prova no autódromo onde venceu três vezes a prova mais importante do automobilismo norte-americano. Neste sábado (9), a corrida em Indianápolis será a 300ª do brasileiro na categoria. E o próprio Castroneves elegeu suas dez vitórias favoritas na Indy

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.