Bird aparece no fim, supera Rosenqvist e Vergne e lidera primeiro treino livre em Santiago. Piquet é 10º

Sam Bird surgiu nos minutos finais para puxar a fila no primeiro treino livre da Fórmula E para o eP de Santiago. O inglês superou Felix Rosenqvist e Jean-Éric Vergne em sessão que teve Nelsinho Piquet em décimo, Lucas Di Grassi em 11º e acidente de Sébastien Buemi

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A Fórmula E teve um primeiro treino bem movimentado em Santiago. Com algumas batidas e movimento intenso na pista o tempo todo, a disputa pela dianteira durou até os minutos finais, com Sam Bird surgindo para cravar 1min19s439 e colocar a Virgin na frente.

Assim como a de Bird, a melhor marca por Felix Rosenqvist também veio no apagar das luzes. O sueco da Mahindra virou 0s2 acima do tempo do britânico, mas conseguiu se garantir em segundo, na frente de Jean-Éric Vergne, que dava pinta de que seria o líder do TL1.

Mitch Evans conseguiu ser bem rápido o tempo todo na primeira sessão e ficou em quarto, com André Lotterer na quinta posição. Alex Lynn, José María López, Edoardo Mortara e Oliver Turvey apareceram logo atrás, na frente dos brasileiros do grid.

Nelsinho Piquet foi o décimo colocado, virando quase 1s mais lento que Bird. Lucas Di Grassi veio logo atrás, 0s009 mais lento do que o compatriota. A sessão ainda teve pancadas consideráveis de Sébastien Buemi e de Maro Engel, que inclusive fez o treino acabar um pouquinho antes da hora.

Sam Bird foi o mais rápido do TL1 (Foto: DS Virgin)

Confira como foi o TL1 da FE em Santiago

Com apenas 45 minutos para se acostumarem com um circuito totalmente novo, os pilotos logo se lançaram à pista quando os relógios marcaram 9h (em Brasília). Foram cinco minutos de bastante ação com Felix Rosenqvist virando a marca mais veloz: 1min25s142.

 
Na sequência, uma pausa programada para a simulação do procedimento de bandeira amarela na pista toda, mas a amarela acabou se tornando real instantes depois com Luca Filippi parado com seu carro da NIO.
 
A bandeira verde voltou e, novamente, a pista estava completamente tomada pelos pilotos. Sem parar, os tempos seguiam caindo, com os sete primeiros já rodando abaixo de 1min23s, num grupo puxado por Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi.
 
Um dos bons nomes da temporada até agora, Mitch Evans acertou um grande giro em 1min20s848 e se estabeleceu como o único abaixo da casa de 1min21s nos primeiros 15 minutos. Atrás vinham Di Grassi, Nelsinho Piquet, Edoardo Mortara, Oliver Turvey e Buemi.
 
Chamava a atenção nos primeiros minutos de TL1 as ondulações da pista, que faziam os pilotos passarem bem perto do muro constantemente. A sessão chegava à metade e Evans alcançava 1min20s586, ainda na ponta. Daniel Abt, Di Grassi, Piquet, Jean-Éric Vergne, André Lotterer, Mortara, Maro Engel, Turvey e Jérôme D'Ambrosio também vinham no top-10.
 
Buemi, então, viveu seu primeiro drama no final de semana. O suíço perdeu a traseira e bateu no muro, parando o carro por ali mesmo, em uma área de escape. Era fim de TL1 para o campeão da segunda temporada, ao menos com aquele carro.
 
As marcas seguiam caindo na capital chilena. Quem rompeu a barreira de 1min20s foi Alex Lynn, que mostrou que a Virgin, mais uma vez, tem um carro bem veloz. O inglês rodava quase 0s3 abaixo do tempo do segundo colocado, José María López, que parecia evoluindo junto com a Dragon.
 
Buemi voltou para a pista com o segundo carro e não demorou muito para se recolocar próximo do top-10. Enquanto isso, acertando um giro voador, Vergne surpreendia Lynn e tomava o primeiro lugar do inglês, cravando 1min19s701.
 
Quando a sessão entrava em seus cinco minutos derradeiros, Sam Bird achou uma volta impressionante: 1min19s439 e o primeiro lugar basicamente garantido. Rosenqvist também subia, baixando 0s1 da marca anterior de Vergne. Evans e Lotterer também iam ao top-5.
 

Foi aí que a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no Chile. Na curva 1, Maro Engel perdeu o controle de seu carro e bateu com força, fazendo com que a sessão fosse parada.

Daquela vez, a pancada era definitiva. O acidente com o alemão da Venturi fez a direção de prova encerrar um pouco mais cedo o TL1, com Bird garantido em primeiro.

Fórmula E, eP de Santiago, TL1:

1 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:19.439   18
2 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:19.646 +0.207 23
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:19.701 +0.262 20
4 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:19.819 +0.380 20
5 ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH 1:19.824 +0.385 19
6 ALEX LYNN ING VIRGIN DS 1:19.907 +0.468 20
7 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON 1:20.176 +0.737 16
8 EDOARDO MORTARA SUI VENTURI 1:20.265 +0.826 23
9 OLIVER TURVEY ING NIO 1:20.309 +0.870 21
10 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:20.396 +0.957 20
11 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:20.405 +0.966 20
12 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:20.477 +1.038 21
13 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:20.585 +1.146 18
14 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:20.814 +1.375 19
15 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:20.952 +1.513 18
16 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:21.033 +1.594 17
17 LUCA FILIPPI ITA NIO 1:21.224 +1.785 16
18 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:21.870 +2.431 22
19 TOM BLOMQVIST ING ANDRETTI 1:23.380 +3.941 18
20 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:23.616 +4.177 13

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