Abt domina classificação e anota primeira pole-position da temporada em Berlim. Vergne é 3º e Di Grassi e 5º

Daniel Abt dominou o treino de classificação para o eP de Berlim neste sábado (19). Com Jean-Éric Vergne contente em ficar muito à frente de Sam Bird e Lucas Di Grassi cometendo um erro na volta da Superpole, o alemão levou a melhor volta do dia para ficar com a posição de honra

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Sem muita ameaça de um líder do campeonato confortável em não danificar o carro e largar muitas posições à frente do único rival na disputa pelo título do campeonato, a dupla da Audi teve caminho livre para dominar o treino de classificação para o eP de Berlim, na manhã deste sábado (19), no Aeroporto de Tempelhof. Lucas Di Grassi foi bem e ponteou a fase de grupos, mas errou na Superpole. Daniel Abt foi quem deu as cartas e buscou a primeira pole-position dele na temporada.

Sem muita ameaça de um líder do campeonato confortável em não danificar o carro e largar muitas posições à frente do único rival na disputa pelo título do campeonato, a dupla da Audi teve caminho livre para dominar o treino de classificação para o eP de Berlim, na manhã deste sábado (19), no Aeroporto de Tempelhof. 
 
Abt fez ótima volta ainda no sempre complicado primeiro grupo e foi ficando entre os ponteiros durante toda classificação. Conseguiu passar para a Superpole, onde foi o terceiro a andar. Suficiente. O alemão, correndo em casa e para o barulho das arquibancadas, anotou a melhor volta do dia: 1min09s472 e pulou para a frente quando ainda restavam Jean-Éric Vergne e Di Grassi na pista. Nenhum dos dois foi capaz de batê-lo.
 
O francês, líder da FE, apenas levou o carro da Techeetah para casa. Bastava não cometer grandes erros, visto que o rival pela disputa no campeonato, Sam Bird, cravou somente o décimo lugar. Vergne foi mais rápido que Jérôme D'Ambrosio, primeiro a andar na Superpole, mas ficou atrás de Abt e Oliver Turvey. Di Grassi, mais veloz da fase de grupos, fechou a atividade. No terceiro setor, tentando recuperar a parcial que era derrotada pelo companheiro, cometeu um deslize. Bastante para mandá-lo para o quinto posto.
Abt é pole (Foto: FE)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Abt e Turvey formam, assim, a primeira fila enquanto Vergne e D'Ambrosio largam na segunda. Di Grassi se junta a Felix Rosenqvist, que dominou a etapa de Berlim no ano passado, na terceiro fila. Sébastien Buemi, Alex Lynn, Mitch Evans e Bird fecham o top-10. Nelsinho Piquet, muito mal, larga apenas no 15º posto.

 

A corrida está marcada para as 13h (de Brasília).

Confira como foi o treino de classificação: 

Grupo 1 – Nelsinho Piquet, André Lotterer, Daniel Abt, Oliver Turvey e Mitch Evans
 
Lotterer se adiantou para tentar pegar o rosto para o vento na abertura do treino classificatório e cravou 1min10s598. Ainda cedo, mas já parecia que não seria suficiente para um bom resultado. Segundos depois, Piquet começou a mostrar que era verdade e tomou a liderança.
 
Bastante superior com a Audi, Abt passou por todos os setores da pista melhor que os rivais e passou mais de 0s8 abaixo de Lotterer. Ponta para ele, com 1min09s774. Turvey foi bem o bastante para o segundo posto e ainda na 1min09s. 
 
Evans fechou o grupo sendo mais rápido que Piquet na comparação direta dos carros da Jaguar, ainda que nada muito animador.
Daniel Abt (Foto: Audi)
Grupo 2 – Alex Lynn, José María López, António Félix da Costa, Nick Heidfeld e Maro Engel
 
Com um dos carros que briga pelo título do campeonato, embora apenas com seu companheiro, Lynn foi para a pista e andou bem: cravou 1min10s002 e pulou para o terceiro posto momentâneo. López, na sequência, também andou na casa de 1min10s0, mas atrás.
 
Heidfeld repetiu algo que ele vem fazendo nos treinos classificatórios: foi bem nos dois primeiros setores, despencou no terceiro. O resultado foi que ele caiu para o sétimo posto entre os dez primeiros a irem ao traçado. Engel foi ligeiramente melhor, mas Da Costa ficou atrás de Piquet e à frente somente de Lotterer.
 
Gripo 3 – Tom Dillmann, Stéphane Sarrazin, Jérôme D'Ambrosio, Luca Filippi e Nicolas Prost
 
Com D'Ambrosio e Sarrazin esperando espaço para sairem à pista, Prost foi primeiro e decepcionou novamente. O francês, com a vaga a perigo especialmente agora que seu pai está deixando as operações diárias, fez a pior volta entre todos que haviam andado: 1min10s618.
 
Dillmann retornou à categoria com uma volta decente na classificação: apesar de sem chances de Superpole fez o sétimo posto, um pouco melhor que o companheiro Engel. Filippi, após ficar fora do eP de Paris, fez somente o 14º posto.
 
O atraso em entrar na pista foi justificado para D'Ambrosio. O belga foi muito rápido com a Penske e pulou para o segundo lugar geral para aguardar apenas o grupo dos líderes do campeonato. Sarrazin ficou apenas com o 11º lugar.
Lucas Di Grassi (Foto: Audi)
Grupo 4 – Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Felix Rosenqvist, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi
 
Os campeões Di Grassi e Buemi foram os primeiros a saírem do pit-lane no Grupo da Morte, mas foram para voltas bem diferentes. Buemi fez 1min09s9. Não foi um giro ruim, mas estava com o quinto lugar e com uma vaga na Superpole pendurada. Instantes depois disso, Di Grassi cravou 1min09s620 e o tempo mais rápido do dia.
 
Muito atrás, Bird colocou as chances de título a perigo. O inglês da DS Virgin foi mal demais e ficou com o que seria o décimo lugar na tabela de classificação. Rosenqvist se pôs logo à frente de Buemi, empurrando o suíço ao sexto lugar. Mas, além de Di Grassi, só mais um piloto do último grupo saiu para a Superpole: Vergne!. O líder do campeonato marcou a segunda volta mais rápida do treino. 
Jean-Éric Vergne (Foto: Techeetah)
Superpole – Di Grassi, Vergne, Abt, D'Ambrosio e Turvey

FE, eP de Berlim, Treino de Classificação, Resultado Final

1 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1:09.472  
2 OLIVER TURVEY ING NIO 1:09.735 +0.263
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH 1:09.991 +0.519
4 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1:10.054 +0.582
5 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1:10.498 +1.026
6 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:09.951 +0.479
7 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT 1:09.994 +0.522
8 ALEX LYNN ING VIRGIN DS 1:10.002 +0.530
9 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:10.087 +0.615
10 SAM BIRD ING VIRGIN DS 1:10.087 +0.615
11 JOSÉ MARÍA LOPEZ SUI DRAGON 1:10.105 +0.633
12 TOM DILLMANN FRA VENTURI 1:10.214 +0.742
13 MARO ENGEL ALE VENTURI 1:10.248 +0.776
14 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA 1:10.264 +0.792
15 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:10.270 +0.798
16 STÉPHANE SARRAZIN FRA ANDRETTI 1:10.315 +0.843
17 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI 1:10.417 +0.945
18 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH 1:10.598 +1.126
19 LUCA FILIPPI ITA NIO 1:10.601 +1.129
20 NICOLAS PROST FRA RENAULT 1:10.618 +1.146

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.