google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Sem muita ameaça de um líder do campeonato confortável em não danificar o carro e largar muitas posições à frente do único rival na disputa pelo título do campeonato, a dupla da Audi teve caminho livre para dominar o treino de classificação para o eP de Berlim, na manhã deste sábado (19), no Aeroporto de Tempelhof. Lucas Di Grassi foi bem e ponteou a fase de grupos, mas errou na Superpole. Daniel Abt foi quem deu as cartas e buscou a primeira pole-position dele na temporada.
Sem muita ameaça de um líder do campeonato confortável em não danificar o carro e largar muitas posições à frente do único rival na disputa pelo título do campeonato, a dupla da Audi teve caminho livre para dominar o treino de classificação para o eP de Berlim, na manhã deste sábado (19), no Aeroporto de Tempelhof.
Abt fez ótima volta ainda no sempre complicado primeiro grupo e foi ficando entre os ponteiros durante toda classificação. Conseguiu passar para a Superpole, onde foi o terceiro a andar. Suficiente. O alemão, correndo em casa e para o barulho das arquibancadas, anotou a melhor volta do dia: 1min09s472 e pulou para a frente quando ainda restavam Jean-Éric Vergne e Di Grassi na pista. Nenhum dos dois foi capaz de batê-lo.
O francês, líder da FE, apenas levou o carro da Techeetah para casa. Bastava não cometer grandes erros, visto que o rival pela disputa no campeonato, Sam Bird, cravou somente o décimo lugar. Vergne foi mais rápido que Jérôme D'Ambrosio, primeiro a andar na Superpole, mas ficou atrás de Abt e Oliver Turvey. Di Grassi, mais veloz da fase de grupos, fechou a atividade. No terceiro setor, tentando recuperar a parcial que era derrotada pelo companheiro, cometeu um deslize. Bastante para mandá-lo para o quinto posto.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Abt e Turvey formam, assim, a primeira fila enquanto Vergne e D'Ambrosio largam na segunda. Di Grassi se junta a Felix Rosenqvist, que dominou a etapa de Berlim no ano passado, na terceiro fila. Sébastien Buemi, Alex Lynn, Mitch Evans e Bird fecham o top-10. Nelsinho Piquet, muito mal, larga apenas no 15º posto.
A corrida está marcada para as 13h (de Brasília).
Confira como foi o treino de classificação:
Grupo 1 – Nelsinho Piquet, André Lotterer, Daniel Abt, Oliver Turvey e Mitch Evans
Lotterer se adiantou para tentar pegar o rosto para o vento na abertura do treino classificatório e cravou 1min10s598. Ainda cedo, mas já parecia que não seria suficiente para um bom resultado. Segundos depois, Piquet começou a mostrar que era verdade e tomou a liderança.
Bastante superior com a Audi, Abt passou por todos os setores da pista melhor que os rivais e passou mais de 0s8 abaixo de Lotterer. Ponta para ele, com 1min09s774. Turvey foi bem o bastante para o segundo posto e ainda na 1min09s.
Evans fechou o grupo sendo mais rápido que Piquet na comparação direta dos carros da Jaguar, ainda que nada muito animador.
Grupo 2 – Alex Lynn, José María López, António Félix da Costa, Nick Heidfeld e Maro Engel
Com um dos carros que briga pelo título do campeonato, embora apenas com seu companheiro, Lynn foi para a pista e andou bem: cravou 1min10s002 e pulou para o terceiro posto momentâneo. López, na sequência, também andou na casa de 1min10s0, mas atrás.
Heidfeld repetiu algo que ele vem fazendo nos treinos classificatórios: foi bem nos dois primeiros setores, despencou no terceiro. O resultado foi que ele caiu para o sétimo posto entre os dez primeiros a irem ao traçado. Engel foi ligeiramente melhor, mas Da Costa ficou atrás de Piquet e à frente somente de Lotterer.
Gripo 3 – Tom Dillmann, Stéphane Sarrazin, Jérôme D'Ambrosio, Luca Filippi e Nicolas Prost
Com D'Ambrosio e Sarrazin esperando espaço para sairem à pista, Prost foi primeiro e decepcionou novamente. O francês, com a vaga a perigo especialmente agora que seu pai está deixando as operações diárias, fez a pior volta entre todos que haviam andado: 1min10s618.
Dillmann retornou à categoria com uma volta decente na classificação: apesar de sem chances de Superpole fez o sétimo posto, um pouco melhor que o companheiro Engel. Filippi, após ficar fora do eP de Paris, fez somente o 14º posto.
O atraso em entrar na pista foi justificado para D'Ambrosio. O belga foi muito rápido com a Penske e pulou para o segundo lugar geral para aguardar apenas o grupo dos líderes do campeonato. Sarrazin ficou apenas com o 11º lugar.
Lucas Di Grassi (Foto: Audi)
Grupo 4 – Jean-Éric Vergne, Sam Bird, Felix Rosenqvist, Sébastien Buemi e Lucas Di Grassi
Os campeões Di Grassi e Buemi foram os primeiros a saírem do pit-lane no Grupo da Morte, mas foram para voltas bem diferentes. Buemi fez 1min09s9. Não foi um giro ruim, mas estava com o quinto lugar e com uma vaga na Superpole pendurada. Instantes depois disso, Di Grassi cravou 1min09s620 e o tempo mais rápido do dia.
Muito atrás, Bird colocou as chances de título a perigo. O inglês da DS Virgin foi mal demais e ficou com o que seria o décimo lugar na tabela de classificação. Rosenqvist se pôs logo à frente de Buemi, empurrando o suíço ao sexto lugar. Mas, além de Di Grassi, só mais um piloto do último grupo saiu para a Superpole: Vergne!. O líder do campeonato marcou a segunda volta mais rápida do treino.
Jean-Éric Vergne (Foto: Techeetah)
Superpole – Di Grassi, Vergne, Abt, D'Ambrosio e Turvey FE, eP de Berlim, Treino de Classificação, Resultado Final
1 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:09.472 |
|
2 |
OLIVER TURVEY |
ING |
NIO |
1:09.735 |
+0.263 |
3 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
TECHEETAH |
1:09.991 |
+0.519 |
4 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:10.054 |
+0.582 |
5 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:10.498 |
+1.026 |
6 |
FELIX ROSENQVIST |
SUE |
MAHINDRA |
1:09.951 |
+0.479 |
7 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
RENAULT |
1:09.994 |
+0.522 |
8 |
ALEX LYNN |
ING |
VIRGIN DS |
1:10.002 |
+0.530 |
9 |
MITCH EVANS |
NZL |
JAGUAR |
1:10.087 |
+0.615 |
10 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN DS |
1:10.087 |
+0.615 |
11 |
JOSÉ MARÍA LOPEZ |
SUI |
DRAGON |
1:10.105 |
+0.633 |
12 |
TOM DILLMANN |
FRA |
VENTURI |
1:10.214 |
+0.742 |
13 |
MARO ENGEL |
ALE |
VENTURI |
1:10.248 |
+0.776 |
14 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:10.264 |
+0.792 |
15 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
JAGUAR |
1:10.270 |
+0.798 |
16 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
ANDRETTI |
1:10.315 |
+0.843 |
17 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
ANDRETTI |
1:10.417 |
+0.945 |
18 |
ANDRE LOTTERER |
ALE |
TECHEETAH |
1:10.598 |
+1.126 |
19 |
LUCA FILIPPI |
ITA |
NIO |
1:10.601 |
+1.129 |
20 |
NICOLAS PROST |
FRA |
RENAULT |
1:10.618 |
+1.146 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.