Abt controla ritmo e vence eP de Berlim com autoridade. Di Grassi completa dobradinha da Audi e Vergne vai ao pódio

O eP de Berlim de 2018 foi muito cedo para as mãos da Audi. Daniel Abt largou na ponta e escapou, enquanto Lucas Di Grassi partiu em quinto e foi escalando até chegar a segundo. A Audi ajudou a propagar a briga entre os dois, já que o pit-stop de Abt foi um pouco mais lento. E os dois disputaram até o final. Líder do campeonato, Jean-Éric Vergne foi o terceiro

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Daniel Abt deu uma aula de pilotagem neste sábado (19), durante todo o dia do eP de Berlim. Piloto alemão, Abt largou bem e só viu Lucas Di Grassi se aproximar perigosamente por um atraso que teve no pit-stop. Fora isso, saindo do primeiro grupo da classificação para a pole e a vitória inconteste, Abt mostrou novamente ser um piloto muito mais maduro. Perto de casa, Daniel fez do Tempelhof o seu Castelo de Windsor, das arquibancadas a sua corte e recebeu a quadriculada de mãos dadas com a vitória. A segunda dele na temporada.

Abt soube abrir vantagem duas vezes: no começo da prova e após o pit-stop. Desta forma, não restou dúvida sobre a atuação. Di Grassi fez mais uma boa corrida, segura, e completou o quarto P2 seguido na temporada. Não é segredo de ninguém que a Audi é quem manda na segunda metade da temporada.
 
Cada vez mais líder do campeonato, Jean-Éric Vergne completa o pódio na terceira colocação. E com algum drama, porque foi passado e precisou responder para cima de Sébastien Buemi por duas oportunidades. Os dois chegaram a tocar rodas, mas no fim deu tudo certo para Vergne.
 
Com Buemi em quarto, seguido por Oliver Turvey e Mitch Evans, Sam Bird teve um dia dos mais decepcionantes e terminou somente na sétima colocação. Tirar o título de Vergne parece cada vez mais um sonho distante para o inglês da DS Virgin.
Daniel Abt (Foto: Audi)
Maro Engel, André Lotterer e Nick Heidfeld fecharam o top-10, com Nelsinho Piquet na 12ª colocação em uma prova marcada pelo duelo com o ex-postulante ao título Felix Rosenqvist. Piquet acelerou no final e chegou a brigar pela oitava colocação, mas um toque entre ele e López tirou ambos da zona de pontos. A melhor volta da corrida também ficou com o vencedor Abt.

A FE volta em 10 de junho, direto de Zurique.

Confira como foi a corrida:

Daniel Abt – que teve um uso de energia acima do permitido no treino de classificação em Berlim, mas não foi punido -, largou com ganas de escapar. Partiu bem e imediatamente começou a escapar de Oliver Turvey. Jérôme D'Ambrosio aproveitou a parcimônia de Jean-Éric Vergne e tomou o terceiro lugar. Mais atrás, Felix Rosenqvist, partindo do sexto posto, tentou dar um pulo do gato e demorou demais a frear na primeira curva. Passou direto e foi para o fim do pelotão.
 
O terceiro posto de D'Ambrosio não durou nada, porque instantes depois Vergne retomou a posição. Na terceira volta, Lucas Di Grassi foi para cima e tirou o belga da Dragon da frente para tomar o quarto lugar. Em seguida, Sébastien Buemi também passou Jérôme. 
 
Lá atrás, Rosenqvist tentava limpar caminho. Passou Nelsinho Piquet pelo 14º lugar, mas tomou o contra-ataque do primeiro campeão da FE. À frente dos dois, Nick Heidfeld ia descontando a classificação ruim que fez. Em três voltas entre a quinta e a oitava, tirou Alex Lynn e José María López do caminho e alcançava o 11º lugar. E Piquet passou o lento Lynn para tomar o 13º posto.
 
Vice-líder do campeonato, Sam Bird tentou impor um ritmo forte nas primeiras voltas e ganhou posições de Rosenqvist e Engel. Ainda em oitavo na décima das 45 voltas, não conseguia se aproximar de Mitch Evans, que era mais rápido que ele com a Jaguar.
Em poucos instantes entre o fim da décima e o começo da 11º voltas, Di Grassi ultrapassou um Vergne mais lento com facilidade – e depois Buemi repetiu. Na 12ª, Lucas ultrapassou Turvey ao usar bem a zona de freada e assumiu o segundo posto. Neste momento, a Audi tinha uma dobradinha. Vergne, apesar da facilidade com que foi ultrapassado, continuava sem problemas na pista. Mas agora era o quinto colocado.
Oliver Turvey (Foto: NIO)
O suplício de ultrapassagens sofridas por D'Ambrosio continuava, agora com Evans ganhando dele a sexta colocação. O dia de bom moço de Vergne chegava ao fim ainda na volta 16, quando foi para cima de Buemi na tentativa de recuperar o quarto lugar. De começo, o suíço segurou muito bem e defendeu o posto. E na briga pelo 13º lugar, enfim Rosenqvist foi capaz de fazer a pressão surtir efeito e tirou Piquet da frente na curva 13 do circuito montado no Aeroporto de Tempelhof.
 
Antes da parada nos boxes, na volta 19, Vergne ultrapassou Buemi. Mas não foi sem drama: Vergne mergulhou no hairpin e tocou roda com roda de maneira não exatamente sutil com Buemi. Ninguém se deu mal por sorte, e Vergne ficou com a posição.
 
A janela de trocas abriu na volta 20. Turvey, com maior desgaste no carro da NIO, foi o primeiro a parar. O restante dos líderes entraram na volta seguinte, mas Abt teve um atraso com o cinto de segurança e perdeu a vantagem que tinha para Di Grassi. Buemi voltou a ganhar a posição de Vergne, agora com o trabalho da Renault nos boxes.

Daí em diante, no entanto, Abt passou a abrir mais e mais para um Di Grassi que claramente não teria ritmo para alcançar o companheiro. Vergne, sem se entregar, passou primeiro Turvey e depois voltou para cima de Buemi e abriu no terceiro posto.

A corrida ficou morna no trecho final. Quem esquentou mesmo foi Piquet, que voltou a ganhar a posição de Rosenqvist e arrancou. Foi limpando o caminho rapidamente e alcançou o nono lugar, atacando Pechito López pelo oitavo posto. Mas um movimento em falso do argentino foi o suficiente para os dois se encontrarem. Ambos seguiram na corrida, mas fora do top-10.

Abt, dono da corrida, venceu. Com Di Grassi e Vergne no pódio, além de Buemi, Turvey, Evans, Bird, Engel, Lotterer e Heidfeld no top-10. Agora Vergne tem 40 tentos na liderança do certame. 

FE, eP de Berlim, Resultado Final:

1 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 45 voltas
2 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +6.758
3 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +12.894
4 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT +17.282
5 OLIVER TURVEY ING NIO +19.620
6 MITCH EVANS NZL JAGUAR +24.586
7 SAM BIRD ING VIRGIN DS +34.610
8 MARO ENGEL ALE VENTURI +37.814
9 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH +44.359
10 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +45.931
11 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +46.381
12 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR +49.087
13 TOM DILLMANN FRA VENTURI +50.150
14 NICOLAS PROST FRA RENAULT +50.381
15 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +52.715
16 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +53.000
17 LUCA FILIPPI ITA NIO +53.302
18 JOSÉ MARÍA LOPEZ SUI DRAGON +53.611
19 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +54.289
20 STÉPHANE SARRAZIN FRA ANDRETTI +1:06.954

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.