Abt aproveita abandono de Rosenqvist na Cidade do México e conquista primeira vitória na FE. Piquet é 4º

O grande azarado do dia foi também o pole-position. Felix Rosenqvist dominava completamente a corrida e ia sumindo para não ser incomodado até que a Mahindra parou. Oliver Turvey teve a ponta por alguns minutos, mas quando Daniel Abt assumiu a dianteira dele no pit-stop estava claro que não perderia mais. E não perdeu, conquistando a primeira vitória da Audi na temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Esqueça aquelas corridas da Fórmula E em que não se sabe o que esperar e onde a respiração fica irregular até a bandeira quadriculada final. O eP da Cidade do México deste sábado (3) não foi dessa forma. É verdade que não teve vitória de ponta a ponta, mas apenas porque Felix Rosenqvist, que desfilava na capital mexicana, abandonou com problemas. Oliver Turvey herdou a frente, mas estava evidente que Daniel Abt era mais rápido e em alguns minutos ganharia a posição. E assim foi. Após assumir a ponta na metade da corrida, o alemão abriu e levou a Audi para a primeira vitória da temporada 2017/18.

Abt era desde o começo o único piloto que podia competir com Rosenqvist em termos de ritmo, mas o sueco liderava e começava a se desgarrar com seguidas melhores voltas enquanto o piloto da Audi brigava para tirar António Félix da Costa e Sébastien Buemi do caminho – e ainda tinha Oliver Turvey na frente. Mas Rosenqvist parou na pista sem explicações. E continuou parando nos minutos seguintes, abandonando a luta pela vitória. 
 
Abt aproveitou. Passou Buemi, encostou rapidamente e ultrapassou Turvey durante o pit-stop. Depois que saiu na liderança, não tinha mais jeito. Abt disparou e venceu sem que tivesse sido ameaçado.
A disputa pela segunda colocação foi até o final. Turvey e Buemi disputaram, quase se tocaram nas últimas voltas, e ficaram com as vagas no pódio – a NIO em segundo, a Renault em terceiro. Nelsinho Piquet e Jean-Éric Vergne entraram na dança do pódio, inverteram posições algumas vezes e terminaram em quarto e quinto, respectivamente. Mitch Evans, em sexto, também ficou perto.
 
Afastado do pelotão dos seis primeiros, Da Costa ficou quase que sozinho na pista, porque Edoardo Mortara, o oitavo colocado, também terminou bem atrás. Lucas Di Grassi e Alex Lynn, dois dos punidos, fecharam nos pontos. Além dos dois pontos do nono posto, Di Grassi levou mais um pela volta mais rápida.
Daniel Abt (Foto: Audi)

Na classificação do campeonato, agora Vergne lidera com 81 pontos contra 69 de Rosenqvist, 61 de Bird e 52 de Buemi. A temporada continua em duas semanas, no dia 17 de março, com o eP de Punta del Este. Após a prova uruguaia, a Europa é quem passa a receber a categoria.

Confira como foi o eP da Cidade do México:

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Antes da prova começar, duas surpresas: António Félix da Costa teve a volta da Superpole cancelada por conta do peso abaixo do limite com o qual apresentou o carro para a inspeção. Desta forma, largou na quarta posição. Lucas Di Grassi, como fez o 12º tempo e tinha uma punição de dez posições – não poderia cair dez, portanto – também recebeu mais 5s que teria de cumprir no pit-stop.

 
A largada foi uma das mais tranquilas da história da Fórmula E, sem qualquer grande problema. Felix Rosenqvist partiu muito bem para as 47 voltas do eP da Cidade do México. A primeira mudança de posições entre os ponteiros foi com Daniel Abt deixando Da Costa para trás. Pouco depois, Jean-Éric Vergne e Nelsinho Piquet também passaram o piloto da Andretti.
 
Entre os últimos colocados, Lucas Di Grassi largou bem. Rapidamente deixou Sam Bird e Tom Blomqvist para trás e fez o mesmo com Luca Filippi e Maro Engel na sequência. Bird começou a se recuperar, deixou Blomqvist em último e passou Filippi quando o italiano contornou a chicane por fora da pista.
 
Oliver Turvey não recebera muito crédito e ganhou duas colocações de bandeja no grid de largada após punições de Da Costa e Lynn, mas, de qualquer forma, não deixava Buemi se aproximar para brigar pela segunda colocação. O suíço Buemi, por outro lado, começava a ser ameaçado por Abt a partir da sétima volta. Um pouco atrás, Piquet caçava Vergne para negociar a quinta colocação.
Nelson Piquet (Foto: Jaguar)

Durante a nona volta, a FE anunciou Di Grassi, Buemi e Rosenqvist como vencedores do Fanboost.

Rosenqvist desfilava na capital mexicana. Na 14ª volta, reforçou o melhor giro da corrida, que já era dele. Mas, na volta seguinte, tudo mudou. Sem qualquer explicação, Rosenqvist parou na pista. Instantes depois, o carro pegou novamente, mas durou apenas alguns segundos antes de parar de novo. Era o fim da corrida daquele que era o provável vencedor. E assim, como que num passe de mágica, a briga pela vitória estava viva.

 

Na chegada à vigésima volta, Turvey liderava com uma vantagem de mais que 3s. Buemi, Abt, Vergne, Piquet, Evans, Da Costa, Lotterer, Lynn e José María López completavam o top-10 – enquanto isso, Rosenqvist chegava para trocar o carro já dias voltas atrás do líder. No 21º giro, a mudança que se apresentava questão de tempo para o segundo posto: Abt deixou Buemi para trás após o piloto da Renault errar no na curva um. 
 
Sem aliviar na energia gasta – até porque tinha 12º disponível contra 10% de Turvey -, Abt tirou 0s9 em uma volta relação ao líder. A disputa pela vitória começava a se tornar real.
 
As paradas para troca de carro começaram a acontecer na 24ª volta, embora os dois primeiros colocados tenham entrado na 25ª. Apenas Piquet e Di Grassi ficaram para mais uma volta além disso. 
 
No retorno da pista, mudanças. Abt ganhou no pit-lane a ponta que era de Turvey, enquanto Vergne tomou a posição de Buemi. Piquet perdeu um posto para o companheiro Evans. E Di Grassi voltou a ser 16º.
Oliver Turvey (Foto: Nio)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Dotado do FanBoost, Buemi não demorou a largar mão da potência extra para tomar a terceira colocação de Vergne. Pouco depois, quando brigavam pela 15ª posição, Di Grassi e López se tocaram. O atual campeão era quem tentava passar e se deu mal. O toque fez com que Lucas rodasse e ainda perdesse o posto para Jérôme D'Ambrosio.

 
Enquanto Abt abria na frente, Turvey, Buemi, Vergne, Piquet e Evans – o brasileiro passou o companheiro na 33ª volta – faziam uma fila que disputava o segundo posto.
 
Após Rosenqvist ter problemas, Nick Heidfeld sofreu aparentemente a mesma questão com o segundo carro. A Mahindra, que começou o dia com altas expectativas, abandonava a corrida por completo. E Nicolas Prost recebeu uma punição por cortar a chicane.
 
Na frente, Piquet tomava a quarta colocação das mãos do líder do campeonato. O piloto da Jaguar tentava encostar em Buemi e Turvey, no que era uma disputa real pela segunda colocação. Mais na frente, Abt disparava mais e mais.
Daniel Abt (Foto: Audi)
Di Grassi voltava a ganhar posições atrás após o toque com Pechito López. O argentino, D'Ambrosio, Heifeld, o punido Prost, Lotterer e Lynn ficaram todos para trás. Na última volta, o atual campeão estava na nona colocação e tinha a melhor volta da corrida. Enfim, três pontos no campeonato.
 
Buemi tentou da forma que deu tirar Turvey da frente dele, mas não conseguiu. Vitória para Abt, com Turvey e Buemi completando o pódio. Piquet ficou em mais uma quarta colocação, que ainda parece o máximo que a Jaguar oferece. Vergne, agora mais líder do campeonato que antes, Evans, Da Costa, Mortara, Di Grassi e Lynn encerraram o top-10.
 
Em duas semanas, Punta del Este volta a receber a Fórmula E.

FE 2017/18, eP da Cidade do México, Hermanos Rodríguez, corrida, final:

1 DANIEL ABT EUA AUDI ABT 47 voltas  
2 OLIVER TURVEY ING NIO +6.398  
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI RENAULT +6.615  
4 NELSON PIQUET ING JAGUAR +7.015  
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH +7.546  
6 MITCH EVANS NZE JAGUAR +9.050  
7 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR ANDRETTI +17.157  
8 EDOARDO MORTARA SUI VENTURI +26.511  
9 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT +29.208  
10 ALEX LYNN ING VIRGIN DS +29.515  
11 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON +30.418  
12 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON +31.859  
13 ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH +36.206  
14 LUCA FILIPPI ITA NIO +38.336  
15 TOM BLOMQVIST ING ANDRETTI +38.592  
16 SAM BIRD ING VIRGIN DS +44.689  
17 MARO ENGEL ALE VENTURI +44.982  
18 NICOLAS PROST FRA RENAULT +11 voltas NC
19 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA +13 voltas NC
20 NICK HEIDFELD ALE MAHINDRA +20 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.